A legitimação da venda de arte contemporânea pela Web: uma análise semiolinguística da comunicação da Saatchi online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Wolseley Henrique de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88696
Resumo: No presente trabalho, buscamos o entendimento de quais estratégias discursivas dos e-mails marketing da galeria virtual Saatchi Online buscam legitimar a venda de arte contemporânea pela web. Realiza-se uma retomada histórica do mercado de arte, resgatando sua gênese e as transformações sofridas nos últimos séculos; são delineados os papéis sociais de diversos atores do mercado de arte e faz-se um diagnóstico do comércio de arte na contemporaneidade a partir da produção intelectual de autores como Moulin (2007) e Veiga (2005, 2010). Explora-se o tema do e-commerce, conceituando-o e apresentando o cenário da venda de obras de arte pela web. Para atingirmos o objetivo proposto, utilizamos, como eixo de nossa investigação, a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1999, 2004, 2005, 2010): aplicamos, assim, uma linha de pesquisa que trata o discurso enquanto troca comunicativa entre parceiros e a linguagem como comportamento sociocultural. Após a análise, observamos que, no corpus estudado, a Saatchi Online evoca atores clássicos do mercado de arte para legitimar seu discurso. O projeto de influência da galeria virtual empresta de célebres personagens suas identidades, características e modos de organização do discurso. Foram identificados três eixos de construções discursivas, a partir de suas intenções: construção de proximidade com o artista; construção de proximidade com o curador; e convite ao colecionismo.
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