Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pôrto,Mônica Lima
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Alves,Jailson do Carmo, Diniz,Adriana Araújo, Souza,Adailson Pereira de, Santos,Djail
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência e Agrotecnologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000400010
Resumo: A avaliação da qualidade do solo é uma ferramenta importante para monitorar a sua degradação, bem como planejar a implantação de práticas sustentáveis de manejo. Neste trabalho, objetivou-se avaliar indicadores biológicos de qualidade do solo em um Latossolo Amarelo distrófico, submetido a diferentes sistemas de uso em Areia-PB. Foram utilizadas amostras de solo coletadas na camada arável (0-20 cm) em áreas de mata nativa, fruticultura, cana-de-açúcar, sucessão de cultivos, pastagem e consórcio de culturas. Foram avaliados o carbono orgânico total (COT), carbono da biomassa microbiana (CBM), quociente microbiano (qMic), respiração basal (RB) e quociente metabólico (qCO2). Os resultados obtidos indicaram que as áreas sob gramíneas apresentaram uma tendência de manutenção do COT e menores reduções no CBM, entretanto, apresentaram elevados valores de qCO2, indicando a ocorrência de um processo degradativo. A área sob fruticultura apresentou leves reduções no COT e CBM e baixos valores de qCO2, indicando que esse sistema pode estar se ajustando a um novo estado de equilíbrio. As áreas sob sucessão de cultivos e consórcio de culturas apresentaram as maiores reduções no COT e CBM e elevados valores de qCO2, demonstrando um elevado estágio de degradação desses sistemas. Pode-se concluir que todos os sistemas agrícolas estudados promoveram perda de qualidade do solo, sendo esse fato mais pronunciado nas áreas sob manejo mais intensivo. O CBM e qCO2 mostraram-se bastantes sensíveis às alterações decorrentes do uso agrícola do solo, apresentando grande potencial para estudos de sua qualidade.
id UFLA-2_9f9327fcb7d1761a029e932e96c66162
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-70542009000400010
network_acronym_str UFLA-2
network_name_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibanoAgroecossistemabiomassa microbianaatividade microbianaquociente microbianoquociente metabólicoA avaliação da qualidade do solo é uma ferramenta importante para monitorar a sua degradação, bem como planejar a implantação de práticas sustentáveis de manejo. Neste trabalho, objetivou-se avaliar indicadores biológicos de qualidade do solo em um Latossolo Amarelo distrófico, submetido a diferentes sistemas de uso em Areia-PB. Foram utilizadas amostras de solo coletadas na camada arável (0-20 cm) em áreas de mata nativa, fruticultura, cana-de-açúcar, sucessão de cultivos, pastagem e consórcio de culturas. Foram avaliados o carbono orgânico total (COT), carbono da biomassa microbiana (CBM), quociente microbiano (qMic), respiração basal (RB) e quociente metabólico (qCO2). Os resultados obtidos indicaram que as áreas sob gramíneas apresentaram uma tendência de manutenção do COT e menores reduções no CBM, entretanto, apresentaram elevados valores de qCO2, indicando a ocorrência de um processo degradativo. A área sob fruticultura apresentou leves reduções no COT e CBM e baixos valores de qCO2, indicando que esse sistema pode estar se ajustando a um novo estado de equilíbrio. As áreas sob sucessão de cultivos e consórcio de culturas apresentaram as maiores reduções no COT e CBM e elevados valores de qCO2, demonstrando um elevado estágio de degradação desses sistemas. Pode-se concluir que todos os sistemas agrícolas estudados promoveram perda de qualidade do solo, sendo esse fato mais pronunciado nas áreas sob manejo mais intensivo. O CBM e qCO2 mostraram-se bastantes sensíveis às alterações decorrentes do uso agrícola do solo, apresentando grande potencial para estudos de sua qualidade.Editora da UFLA2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000400010Ciência e Agrotecnologia v.33 n.4 2009reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA10.1590/S1413-70542009000400010info:eu-repo/semantics/openAccessPôrto,Mônica LimaAlves,Jailson do CarmoDiniz,Adriana AraújoSouza,Adailson Pereira deSantos,Djailpor2009-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-70542009000400010Revistahttp://www.scielo.br/cagroPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br1981-18291413-7054opendoar:2022-11-22T16:30:40.628501Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)true
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
title Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
spellingShingle Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
Pôrto,Mônica Lima
Agroecossistema
biomassa microbiana
atividade microbiana
quociente microbiano
quociente metabólico
title_short Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
title_full Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
title_fullStr Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
title_full_unstemmed Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
title_sort Indicadores biológicos de qualidade do solo em diferentes sistemas de uso no brejo paraibano
author Pôrto,Mônica Lima
author_facet Pôrto,Mônica Lima
Alves,Jailson do Carmo
Diniz,Adriana Araújo
Souza,Adailson Pereira de
Santos,Djail
author_role author
author2 Alves,Jailson do Carmo
Diniz,Adriana Araújo
Souza,Adailson Pereira de
Santos,Djail
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pôrto,Mônica Lima
Alves,Jailson do Carmo
Diniz,Adriana Araújo
Souza,Adailson Pereira de
Santos,Djail
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecossistema
biomassa microbiana
atividade microbiana
quociente microbiano
quociente metabólico
topic Agroecossistema
biomassa microbiana
atividade microbiana
quociente microbiano
quociente metabólico
description A avaliação da qualidade do solo é uma ferramenta importante para monitorar a sua degradação, bem como planejar a implantação de práticas sustentáveis de manejo. Neste trabalho, objetivou-se avaliar indicadores biológicos de qualidade do solo em um Latossolo Amarelo distrófico, submetido a diferentes sistemas de uso em Areia-PB. Foram utilizadas amostras de solo coletadas na camada arável (0-20 cm) em áreas de mata nativa, fruticultura, cana-de-açúcar, sucessão de cultivos, pastagem e consórcio de culturas. Foram avaliados o carbono orgânico total (COT), carbono da biomassa microbiana (CBM), quociente microbiano (qMic), respiração basal (RB) e quociente metabólico (qCO2). Os resultados obtidos indicaram que as áreas sob gramíneas apresentaram uma tendência de manutenção do COT e menores reduções no CBM, entretanto, apresentaram elevados valores de qCO2, indicando a ocorrência de um processo degradativo. A área sob fruticultura apresentou leves reduções no COT e CBM e baixos valores de qCO2, indicando que esse sistema pode estar se ajustando a um novo estado de equilíbrio. As áreas sob sucessão de cultivos e consórcio de culturas apresentaram as maiores reduções no COT e CBM e elevados valores de qCO2, demonstrando um elevado estágio de degradação desses sistemas. Pode-se concluir que todos os sistemas agrícolas estudados promoveram perda de qualidade do solo, sendo esse fato mais pronunciado nas áreas sob manejo mais intensivo. O CBM e qCO2 mostraram-se bastantes sensíveis às alterações decorrentes do uso agrícola do solo, apresentando grande potencial para estudos de sua qualidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542009000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-70542009000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFLA
dc.source.none.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia v.33 n.4 2009
reponame:Ciência e Agrotecnologia (Online)
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Ciência e Agrotecnologia (Online)
collection Ciência e Agrotecnologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência e Agrotecnologia (Online) - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv ||renpaiva@dbi.ufla.br|| editora@editora.ufla.br
_version_ 1799874966375628800