Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prados, Rosália Maria Netto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandez, Senira Anie Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104
Resumo: A educação profissional brasileira na contemporaneidade contempla discursos que refletem sistemas de valores socioculturais e econômicos. O presente artigo discute o discurso que subjaz às políticas educacionais de modo a possibilitar algumas reflexões sobre Currículo e Formação Técnica. São objetivos, considerar concepções teóricas sobre educação profissional técnica, currículo, competências e habilidades, assim como descrever as relações interdiscursivas que perpassam práticas sociais e pedagógicas. A metodologia que orienta esta discussão, de abordagem qualitativa, é de estudos da linguagem na análise do discurso, enquanto percurso de produção de sentido, além de uma pesquisa descritiva que se baseia na reflexão teórica no âmbito da educação profissional. As discussões sobre o tema, qual seja, discurso político-educacional sobre o ensino profissional de nível médio, tomaram por universo empírico um currículo de Artes, de instituição pública de educação tecnológica. Os subsídios oferecidos pela semiótica tornaram possível a compreensão do processo discursivo político-educacional e das relações de linguagem pertinentes no que se refere à educação profissional e tecnológica.
id UFLA-6_0e4d451fecd7a15445bfc5206b55668f
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/104
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnicaA educação profissional brasileira na contemporaneidade contempla discursos que refletem sistemas de valores socioculturais e econômicos. O presente artigo discute o discurso que subjaz às políticas educacionais de modo a possibilitar algumas reflexões sobre Currículo e Formação Técnica. São objetivos, considerar concepções teóricas sobre educação profissional técnica, currículo, competências e habilidades, assim como descrever as relações interdiscursivas que perpassam práticas sociais e pedagógicas. A metodologia que orienta esta discussão, de abordagem qualitativa, é de estudos da linguagem na análise do discurso, enquanto percurso de produção de sentido, além de uma pesquisa descritiva que se baseia na reflexão teórica no âmbito da educação profissional. As discussões sobre o tema, qual seja, discurso político-educacional sobre o ensino profissional de nível médio, tomaram por universo empírico um currículo de Artes, de instituição pública de educação tecnológica. Os subsídios oferecidos pela semiótica tornaram possível a compreensão do processo discursivo político-educacional e das relações de linguagem pertinentes no que se refere à educação profissional e tecnológica.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/10410.30905/ded.v2i2.104Devir Educação; Bd. 2 Nr. 2 (2018): Devir Educação; 90-100Devir Educação; Vol. 2 No. 2 (2018): Devir Educação; 90-100Devir Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Devir Educação; 90-100Devir Educação; v. 2 n. 2 (2018): Devir Educação; 90-1002526-849X10.30905/ded.v2i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104/69Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrados, Rosália Maria NettoFernandez, Senira Anie Ferraz2019-04-17T16:12:26Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/104Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-17T16:12:26Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
title Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
spellingShingle Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
Prados, Rosália Maria Netto
title_short Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
title_full Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
title_fullStr Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
title_full_unstemmed Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
title_sort Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
author Prados, Rosália Maria Netto
author_facet Prados, Rosália Maria Netto
Fernandez, Senira Anie Ferraz
author_role author
author2 Fernandez, Senira Anie Ferraz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prados, Rosália Maria Netto
Fernandez, Senira Anie Ferraz
description A educação profissional brasileira na contemporaneidade contempla discursos que refletem sistemas de valores socioculturais e econômicos. O presente artigo discute o discurso que subjaz às políticas educacionais de modo a possibilitar algumas reflexões sobre Currículo e Formação Técnica. São objetivos, considerar concepções teóricas sobre educação profissional técnica, currículo, competências e habilidades, assim como descrever as relações interdiscursivas que perpassam práticas sociais e pedagógicas. A metodologia que orienta esta discussão, de abordagem qualitativa, é de estudos da linguagem na análise do discurso, enquanto percurso de produção de sentido, além de uma pesquisa descritiva que se baseia na reflexão teórica no âmbito da educação profissional. As discussões sobre o tema, qual seja, discurso político-educacional sobre o ensino profissional de nível médio, tomaram por universo empírico um currículo de Artes, de instituição pública de educação tecnológica. Os subsídios oferecidos pela semiótica tornaram possível a compreensão do processo discursivo político-educacional e das relações de linguagem pertinentes no que se refere à educação profissional e tecnológica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104
10.30905/ded.v2i2.104
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104
identifier_str_mv 10.30905/ded.v2i2.104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104/69
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 2 Nr. 2 (2018): Devir Educação; 90-100
Devir Educação; Vol. 2 No. 2 (2018): Devir Educação; 90-100
Devir Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Devir Educação; 90-100
Devir Educação; v. 2 n. 2 (2018): Devir Educação; 90-100
2526-849X
10.30905/ded.v2i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374492835840