Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104 |
Resumo: | A educação profissional brasileira na contemporaneidade contempla discursos que refletem sistemas de valores socioculturais e econômicos. O presente artigo discute o discurso que subjaz às políticas educacionais de modo a possibilitar algumas reflexões sobre Currículo e Formação Técnica. São objetivos, considerar concepções teóricas sobre educação profissional técnica, currículo, competências e habilidades, assim como descrever as relações interdiscursivas que perpassam práticas sociais e pedagógicas. A metodologia que orienta esta discussão, de abordagem qualitativa, é de estudos da linguagem na análise do discurso, enquanto percurso de produção de sentido, além de uma pesquisa descritiva que se baseia na reflexão teórica no âmbito da educação profissional. As discussões sobre o tema, qual seja, discurso político-educacional sobre o ensino profissional de nível médio, tomaram por universo empírico um currículo de Artes, de instituição pública de educação tecnológica. Os subsídios oferecidos pela semiótica tornaram possível a compreensão do processo discursivo político-educacional e das relações de linguagem pertinentes no que se refere à educação profissional e tecnológica. |
id |
UFLA-6_0e4d451fecd7a15445bfc5206b55668f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/104 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnicaA educação profissional brasileira na contemporaneidade contempla discursos que refletem sistemas de valores socioculturais e econômicos. O presente artigo discute o discurso que subjaz às políticas educacionais de modo a possibilitar algumas reflexões sobre Currículo e Formação Técnica. São objetivos, considerar concepções teóricas sobre educação profissional técnica, currículo, competências e habilidades, assim como descrever as relações interdiscursivas que perpassam práticas sociais e pedagógicas. A metodologia que orienta esta discussão, de abordagem qualitativa, é de estudos da linguagem na análise do discurso, enquanto percurso de produção de sentido, além de uma pesquisa descritiva que se baseia na reflexão teórica no âmbito da educação profissional. As discussões sobre o tema, qual seja, discurso político-educacional sobre o ensino profissional de nível médio, tomaram por universo empírico um currículo de Artes, de instituição pública de educação tecnológica. Os subsídios oferecidos pela semiótica tornaram possível a compreensão do processo discursivo político-educacional e das relações de linguagem pertinentes no que se refere à educação profissional e tecnológica.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2018-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/10410.30905/ded.v2i2.104Devir Educação; Bd. 2 Nr. 2 (2018): Devir Educação; 90-100Devir Educação; Vol. 2 No. 2 (2018): Devir Educação; 90-100Devir Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Devir Educação; 90-100Devir Educação; v. 2 n. 2 (2018): Devir Educação; 90-1002526-849X10.30905/ded.v2i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104/69Copyright (c) 2018 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrados, Rosália Maria NettoFernandez, Senira Anie Ferraz2019-04-17T16:12:26Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/104Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-17T16:12:26Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica |
title |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica |
spellingShingle |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica Prados, Rosália Maria Netto |
title_short |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica |
title_full |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica |
title_fullStr |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica |
title_full_unstemmed |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica |
title_sort |
Educação profissional no Brasil: reflexões sobre discurso político-educacional, currículo e formação técnica |
author |
Prados, Rosália Maria Netto |
author_facet |
Prados, Rosália Maria Netto Fernandez, Senira Anie Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Fernandez, Senira Anie Ferraz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prados, Rosália Maria Netto Fernandez, Senira Anie Ferraz |
description |
A educação profissional brasileira na contemporaneidade contempla discursos que refletem sistemas de valores socioculturais e econômicos. O presente artigo discute o discurso que subjaz às políticas educacionais de modo a possibilitar algumas reflexões sobre Currículo e Formação Técnica. São objetivos, considerar concepções teóricas sobre educação profissional técnica, currículo, competências e habilidades, assim como descrever as relações interdiscursivas que perpassam práticas sociais e pedagógicas. A metodologia que orienta esta discussão, de abordagem qualitativa, é de estudos da linguagem na análise do discurso, enquanto percurso de produção de sentido, além de uma pesquisa descritiva que se baseia na reflexão teórica no âmbito da educação profissional. As discussões sobre o tema, qual seja, discurso político-educacional sobre o ensino profissional de nível médio, tomaram por universo empírico um currículo de Artes, de instituição pública de educação tecnológica. Os subsídios oferecidos pela semiótica tornaram possível a compreensão do processo discursivo político-educacional e das relações de linguagem pertinentes no que se refere à educação profissional e tecnológica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104 10.30905/ded.v2i2.104 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v2i2.104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/104/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 2 Nr. 2 (2018): Devir Educação; 90-100 Devir Educação; Vol. 2 No. 2 (2018): Devir Educação; 90-100 Devir Educação; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Devir Educação; 90-100 Devir Educação; v. 2 n. 2 (2018): Devir Educação; 90-100 2526-849X 10.30905/ded.v2i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374492835840 |