História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jocyléia Santana dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: José Damião Trindade, Silva, Gleyton de Moura Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/495
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender, a partir do método da História Oral, como o ensino remoto emergencial impactou a vida docente nos anos de 2020 e 2021 no município Guaraí - TO. A pesquisa está estruturada em duas etapas: a primeira, de revisão bibliográfica e a segunda, na qual foram conduzidas as entrevistas temáticas com quatro entrevistados a partir de questões semiestruturadas que foram elaboradas pensando em incentivar a fala e a subjetividade, bem como servindo como um guia para o desenvolvimento e condução das entrevistas. Na seção de revisão bibliográfica pesquisamos sobre os conceitos de Ensino Remoto, Ensino Remoto Emergencial, além dos obstáculos e a formação de professores em relação ao uso de tecnologias. Ao todo foram conduzidas quatro entrevistas realizadas com profissionais da educação em atividade. Por último realizamos reflexões a cerda das entrevistas. Palavras chave: História Oral; Ensino Remoto; Ensino Remoto Emergencial; Formação de Professores.
id UFLA-6_26b3ab2ed930306dbea9b04c691cf979
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/495
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professoresO objetivo deste trabalho é compreender, a partir do método da História Oral, como o ensino remoto emergencial impactou a vida docente nos anos de 2020 e 2021 no município Guaraí - TO. A pesquisa está estruturada em duas etapas: a primeira, de revisão bibliográfica e a segunda, na qual foram conduzidas as entrevistas temáticas com quatro entrevistados a partir de questões semiestruturadas que foram elaboradas pensando em incentivar a fala e a subjetividade, bem como servindo como um guia para o desenvolvimento e condução das entrevistas. Na seção de revisão bibliográfica pesquisamos sobre os conceitos de Ensino Remoto, Ensino Remoto Emergencial, além dos obstáculos e a formação de professores em relação ao uso de tecnologias. Ao todo foram conduzidas quatro entrevistas realizadas com profissionais da educação em atividade. Por último realizamos reflexões a cerda das entrevistas. Palavras chave: História Oral; Ensino Remoto; Ensino Remoto Emergencial; Formação de Professores.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2021-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/49510.30905/rde.v5i2.495Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 249-266Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 249-266Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 249-266Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 249-2662526-849X10.30905/rde.v5i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/495/310https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/495/313Copyright (c) 2021 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Jocyléia Santana dos José Damião Trindade Silva, Gleyton de Moura Ferreira2023-12-31T13:56:06Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/495Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:56:06Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
title História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
spellingShingle História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
Santos, Jocyléia Santana dos
title_short História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
title_full História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
title_fullStr História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
title_full_unstemmed História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
title_sort História oral: consequências do ensino remoto na atuação de professores
author Santos, Jocyléia Santana dos
author_facet Santos, Jocyléia Santana dos
José Damião Trindade
Silva, Gleyton de Moura Ferreira
author_role author
author2 José Damião Trindade
Silva, Gleyton de Moura Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jocyléia Santana dos
José Damião Trindade
Silva, Gleyton de Moura Ferreira
description O objetivo deste trabalho é compreender, a partir do método da História Oral, como o ensino remoto emergencial impactou a vida docente nos anos de 2020 e 2021 no município Guaraí - TO. A pesquisa está estruturada em duas etapas: a primeira, de revisão bibliográfica e a segunda, na qual foram conduzidas as entrevistas temáticas com quatro entrevistados a partir de questões semiestruturadas que foram elaboradas pensando em incentivar a fala e a subjetividade, bem como servindo como um guia para o desenvolvimento e condução das entrevistas. Na seção de revisão bibliográfica pesquisamos sobre os conceitos de Ensino Remoto, Ensino Remoto Emergencial, além dos obstáculos e a formação de professores em relação ao uso de tecnologias. Ao todo foram conduzidas quatro entrevistas realizadas com profissionais da educação em atividade. Por último realizamos reflexões a cerda das entrevistas. Palavras chave: História Oral; Ensino Remoto; Ensino Remoto Emergencial; Formação de Professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/495
10.30905/rde.v5i2.495
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/495
identifier_str_mv 10.30905/rde.v5i2.495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/495/310
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/495/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 5 Nr. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 249-266
Devir Educação; Vol. 5 No. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 249-266
Devir Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2021): Dossiê Perspectivas teóricas e metodológicas de formação de professores nos contextos dos MPE; 249-266
Devir Educação; v. 5 n. 2 (2021): DEVIR EDUCAÇÃO; 249-266
2526-849X
10.30905/rde.v5i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375176507392