Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar de Oliveira , Elizabete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Albuquerque da Rocha, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406
Resumo: Investigar como professores minimizam suas dificuldades formativas no período inicial da docência tem-se consistido em tendências de pesquisas interessantes que vêm crescendo na última década. Associar, às buscas dos dados, experiências e iniciativas em projetos e propostas sobre o desenvolvimento profissional desses professores iniciantes tem-se revelado como uma atividade importante, posto que visa atender aos dilemas, traumas e desafios de tais docentes quando de sua inserção na escola, na maioria das vezes, desassistidos pela gestão e pelos seus pares. O presente artigo aborda a atividade proposta no projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, desenvolvido no PPGEdu/UFMT no grupo de pesquisa InvestigAção de 2013/2017 que associou, às ações de ingresso do iniciante nas escolas municipais, o acompanhamento de um professor experiente para subsidiar, apoiar, orientar e assessorá-lo na fase iniciática. O texto resulta de pesquisa de mestrado, que teve como indagações provocadoras: como o professor iniciante concebe o trabalho do professor experiente no acompanhamento da sua prática, após ter-se inserido no projeto OBEDUC/UFMT/CUR? De que forma o professor experiente se percebe neste processo de acompanhar o professor iniciante a partir da participação na formação oferecida pelo projeto OBEDUC/UFMT/CUR? Os resultados do projeto desenvolvido em quatro anos apontaram que o acompanhamento aos iniciantes diminuiu seus conflitos, fortaleceu suas ações e propiciou o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante, quanto do professor experiente que trabalhou no acompanhamento.
id UFLA-6_5e4201f1c8b92515943d695506fdeba0
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/406
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteDesenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteDesenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteDesenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteProfessores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento.Investigar como professores minimizam suas dificuldades formativas no período inicial da docência tem-se consistido em tendências de pesquisas interessantes que vêm crescendo na última década. Associar, às buscas dos dados, experiências e iniciativas em projetos e propostas sobre o desenvolvimento profissional desses professores iniciantes tem-se revelado como uma atividade importante, posto que visa atender aos dilemas, traumas e desafios de tais docentes quando de sua inserção na escola, na maioria das vezes, desassistidos pela gestão e pelos seus pares. O presente artigo aborda a atividade proposta no projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, desenvolvido no PPGEdu/UFMT no grupo de pesquisa InvestigAção de 2013/2017 que associou, às ações de ingresso do iniciante nas escolas municipais, o acompanhamento de um professor experiente para subsidiar, apoiar, orientar e assessorá-lo na fase iniciática. O texto resulta de pesquisa de mestrado, que teve como indagações provocadoras: como o professor iniciante concebe o trabalho do professor experiente no acompanhamento da sua prática, após ter-se inserido no projeto OBEDUC/UFMT/CUR? De que forma o professor experiente se percebe neste processo de acompanhar o professor iniciante a partir da participação na formação oferecida pelo projeto OBEDUC/UFMT/CUR? Os resultados do projeto desenvolvido em quatro anos apontaram que o acompanhamento aos iniciantes diminuiu seus conflitos, fortaleceu suas ações e propiciou o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante, quanto do professor experiente que trabalhou no acompanhamento.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/40610.30905/rde.v6i1.406Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-4062526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406/385Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar de Oliveira , ElizabeteAlbuquerque da Rocha, Simone2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/406Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
title Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
Gaspar de Oliveira , Elizabete
Professores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento.
title_short Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
title_full Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
title_sort Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
author Gaspar de Oliveira , Elizabete
author_facet Gaspar de Oliveira , Elizabete
Albuquerque da Rocha, Simone
author_role author
author2 Albuquerque da Rocha, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar de Oliveira , Elizabete
Albuquerque da Rocha, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Professores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento.
topic Professores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento.
description Investigar como professores minimizam suas dificuldades formativas no período inicial da docência tem-se consistido em tendências de pesquisas interessantes que vêm crescendo na última década. Associar, às buscas dos dados, experiências e iniciativas em projetos e propostas sobre o desenvolvimento profissional desses professores iniciantes tem-se revelado como uma atividade importante, posto que visa atender aos dilemas, traumas e desafios de tais docentes quando de sua inserção na escola, na maioria das vezes, desassistidos pela gestão e pelos seus pares. O presente artigo aborda a atividade proposta no projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, desenvolvido no PPGEdu/UFMT no grupo de pesquisa InvestigAção de 2013/2017 que associou, às ações de ingresso do iniciante nas escolas municipais, o acompanhamento de um professor experiente para subsidiar, apoiar, orientar e assessorá-lo na fase iniciática. O texto resulta de pesquisa de mestrado, que teve como indagações provocadoras: como o professor iniciante concebe o trabalho do professor experiente no acompanhamento da sua prática, após ter-se inserido no projeto OBEDUC/UFMT/CUR? De que forma o professor experiente se percebe neste processo de acompanhar o professor iniciante a partir da participação na formação oferecida pelo projeto OBEDUC/UFMT/CUR? Os resultados do projeto desenvolvido em quatro anos apontaram que o acompanhamento aos iniciantes diminuiu seus conflitos, fortaleceu suas ações e propiciou o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante, quanto do professor experiente que trabalhou no acompanhamento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406
10.30905/rde.v6i1.406
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406
identifier_str_mv 10.30905/rde.v6i1.406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406/385
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Devir Educação
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406
Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406
Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406
Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-406
2526-849X
10.30905/rde.v6i1
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375103107072