Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406 |
Resumo: | Investigar como professores minimizam suas dificuldades formativas no período inicial da docência tem-se consistido em tendências de pesquisas interessantes que vêm crescendo na última década. Associar, às buscas dos dados, experiências e iniciativas em projetos e propostas sobre o desenvolvimento profissional desses professores iniciantes tem-se revelado como uma atividade importante, posto que visa atender aos dilemas, traumas e desafios de tais docentes quando de sua inserção na escola, na maioria das vezes, desassistidos pela gestão e pelos seus pares. O presente artigo aborda a atividade proposta no projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, desenvolvido no PPGEdu/UFMT no grupo de pesquisa InvestigAção de 2013/2017 que associou, às ações de ingresso do iniciante nas escolas municipais, o acompanhamento de um professor experiente para subsidiar, apoiar, orientar e assessorá-lo na fase iniciática. O texto resulta de pesquisa de mestrado, que teve como indagações provocadoras: como o professor iniciante concebe o trabalho do professor experiente no acompanhamento da sua prática, após ter-se inserido no projeto OBEDUC/UFMT/CUR? De que forma o professor experiente se percebe neste processo de acompanhar o professor iniciante a partir da participação na formação oferecida pelo projeto OBEDUC/UFMT/CUR? Os resultados do projeto desenvolvido em quatro anos apontaram que o acompanhamento aos iniciantes diminuiu seus conflitos, fortaleceu suas ações e propiciou o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante, quanto do professor experiente que trabalhou no acompanhamento. |
id |
UFLA-6_5e4201f1c8b92515943d695506fdeba0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/406 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteDesenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteDesenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteDesenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experienteProfessores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento.Investigar como professores minimizam suas dificuldades formativas no período inicial da docência tem-se consistido em tendências de pesquisas interessantes que vêm crescendo na última década. Associar, às buscas dos dados, experiências e iniciativas em projetos e propostas sobre o desenvolvimento profissional desses professores iniciantes tem-se revelado como uma atividade importante, posto que visa atender aos dilemas, traumas e desafios de tais docentes quando de sua inserção na escola, na maioria das vezes, desassistidos pela gestão e pelos seus pares. O presente artigo aborda a atividade proposta no projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, desenvolvido no PPGEdu/UFMT no grupo de pesquisa InvestigAção de 2013/2017 que associou, às ações de ingresso do iniciante nas escolas municipais, o acompanhamento de um professor experiente para subsidiar, apoiar, orientar e assessorá-lo na fase iniciática. O texto resulta de pesquisa de mestrado, que teve como indagações provocadoras: como o professor iniciante concebe o trabalho do professor experiente no acompanhamento da sua prática, após ter-se inserido no projeto OBEDUC/UFMT/CUR? De que forma o professor experiente se percebe neste processo de acompanhar o professor iniciante a partir da participação na formação oferecida pelo projeto OBEDUC/UFMT/CUR? Os resultados do projeto desenvolvido em quatro anos apontaram que o acompanhamento aos iniciantes diminuiu seus conflitos, fortaleceu suas ações e propiciou o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante, quanto do professor experiente que trabalhou no acompanhamento.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2022-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/40610.30905/rde.v6i1.406Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-4062526-849X10.30905/rde.v6i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406/385Copyright (c) 2022 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar de Oliveira , ElizabeteAlbuquerque da Rocha, Simone2023-12-31T13:52:31Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/406Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:52:31Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente |
title |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente Gaspar de Oliveira , Elizabete Professores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento. |
title_short |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente |
title_full |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente |
title_sort |
Desenvolvimento profissional de professores iniciantes na educação infantil e a ação de acompanhamento do professor experiente |
author |
Gaspar de Oliveira , Elizabete |
author_facet |
Gaspar de Oliveira , Elizabete Albuquerque da Rocha, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque da Rocha, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaspar de Oliveira , Elizabete Albuquerque da Rocha, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento. |
topic |
Professores Iniciantes; Professores Experientes; Desenvolvimento profissional docente; Acompanhamento. |
description |
Investigar como professores minimizam suas dificuldades formativas no período inicial da docência tem-se consistido em tendências de pesquisas interessantes que vêm crescendo na última década. Associar, às buscas dos dados, experiências e iniciativas em projetos e propostas sobre o desenvolvimento profissional desses professores iniciantes tem-se revelado como uma atividade importante, posto que visa atender aos dilemas, traumas e desafios de tais docentes quando de sua inserção na escola, na maioria das vezes, desassistidos pela gestão e pelos seus pares. O presente artigo aborda a atividade proposta no projeto OBEDUC/CAPES/INEP/SECADI, desenvolvido no PPGEdu/UFMT no grupo de pesquisa InvestigAção de 2013/2017 que associou, às ações de ingresso do iniciante nas escolas municipais, o acompanhamento de um professor experiente para subsidiar, apoiar, orientar e assessorá-lo na fase iniciática. O texto resulta de pesquisa de mestrado, que teve como indagações provocadoras: como o professor iniciante concebe o trabalho do professor experiente no acompanhamento da sua prática, após ter-se inserido no projeto OBEDUC/UFMT/CUR? De que forma o professor experiente se percebe neste processo de acompanhar o professor iniciante a partir da participação na formação oferecida pelo projeto OBEDUC/UFMT/CUR? Os resultados do projeto desenvolvido em quatro anos apontaram que o acompanhamento aos iniciantes diminuiu seus conflitos, fortaleceu suas ações e propiciou o desenvolvimento profissional, tanto do iniciante, quanto do professor experiente que trabalhou no acompanhamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406 10.30905/rde.v6i1.406 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v6i1.406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/406/385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 6 Nr. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406 Devir Educação; Vol. 6 No. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406 Devir Educação; Vol. 6 Núm. 1 (2022): PUBLICAÇÃO CONTÍNUA; e-406 Devir Educação; v. 6 n. 1 (2022): DEVIR EDUCAÇÃO; e-406 2526-849X 10.30905/rde.v6i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375103107072 |