Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231 |
Resumo: | The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles. |
id |
UFLA-6_6a2784d63ac19867f7c1cf95ad3c1172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/231 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literaturaAprendizagemTecnologia EducacionalEducação a DistânciaEnsino SuperiorPesquisa Bibliográfica The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.O artigo apresenta estudo de natureza teórica com base em revisão da literatura que objetivou reunir fatores preditivos para a permanência ou a evasão de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. A identificação de tais preditores contribui para que, a partir dos fatores que geram evasão e/ou que favorecem a permanência dos estudantes nos cursos, seja possível planejar ações para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos. Os resultados apontaram que mesmo conhecendo os preditores estes não são totalmente eficazes para responder previamente à permanência ou evasão do estudante, mas podem oferecer indicadores para que seja feito um acompanhamento constante destes estudantes. Assim, verificou-se que é relevante conhecer os estudantes, suas características e suas motivações, o ambiente que o cerca e oferecer metodologias de aprendizagem que favoreçam seus estilos de aprender.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/23110.30905/ded.v0i0.231Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-2462526-849X10.30905/ded.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231/138Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila Cristina de Souza Paternoster, LuannaRonei Ximenes MartinsAparecida Oliveira Vieira, Estela2023-12-31T14:00:52Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/231Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:00:52Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
spellingShingle |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila Aprendizagem Tecnologia Educacional Educação a Distância Ensino Superior Pesquisa Bibliográfica |
title_short |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_full |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_fullStr |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_sort |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
author |
de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila |
author_facet |
de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila Cristina de Souza Paternoster, Luanna Ronei Ximenes Martins Aparecida Oliveira Vieira, Estela |
author_role |
author |
author2 |
Cristina de Souza Paternoster, Luanna Ronei Ximenes Martins Aparecida Oliveira Vieira, Estela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila Cristina de Souza Paternoster, Luanna Ronei Ximenes Martins Aparecida Oliveira Vieira, Estela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Tecnologia Educacional Educação a Distância Ensino Superior Pesquisa Bibliográfica |
topic |
Aprendizagem Tecnologia Educacional Educação a Distância Ensino Superior Pesquisa Bibliográfica |
description |
The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231 10.30905/ded.v0i0.231 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v0i0.231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231/138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246 Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246 Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246 Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246 2526-849X 10.30905/ded.v0i0 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374606082048 |