Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cristina de Souza Paternoster, Luanna, Ronei Ximenes Martins, Aparecida Oliveira Vieira, Estela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231
Resumo:   The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.
id UFLA-6_6a2784d63ac19867f7c1cf95ad3c1172
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/231
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literaturaAprendizagemTecnologia EducacionalEducação a DistânciaEnsino SuperiorPesquisa Bibliográfica  The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.O artigo apresenta estudo de natureza teórica com base em revisão da literatura que objetivou reunir fatores preditivos para a permanência ou a evasão de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. A identificação de tais preditores contribui para que, a partir dos fatores que geram evasão e/ou que favorecem a permanência dos estudantes nos cursos, seja possível planejar ações para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos. Os resultados apontaram que mesmo conhecendo os preditores estes não são totalmente eficazes para responder previamente à permanência ou evasão do estudante, mas podem oferecer indicadores para que seja feito um acompanhamento constante destes estudantes. Assim, verificou-se que é  relevante conhecer os estudantes, suas características e suas motivações, o ambiente que o cerca e oferecer metodologias de aprendizagem que favoreçam seus estilos de aprender.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/23110.30905/ded.v0i0.231Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-2462526-849X10.30905/ded.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231/138Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila Cristina de Souza Paternoster, LuannaRonei Ximenes MartinsAparecida Oliveira Vieira, Estela2023-12-31T14:00:52Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/231Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:00:52Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
spellingShingle Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila
Aprendizagem
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
Ensino Superior
Pesquisa Bibliográfica
title_short Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_full Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_fullStr Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_full_unstemmed Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_sort Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
author de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila
author_facet de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila
Cristina de Souza Paternoster, Luanna
Ronei Ximenes Martins
Aparecida Oliveira Vieira, Estela
author_role author
author2 Cristina de Souza Paternoster, Luanna
Ronei Ximenes Martins
Aparecida Oliveira Vieira, Estela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Amaral Ferreira, Ludmila
Cristina de Souza Paternoster, Luanna
Ronei Ximenes Martins
Aparecida Oliveira Vieira, Estela
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
Ensino Superior
Pesquisa Bibliográfica
topic Aprendizagem
Tecnologia Educacional
Educação a Distância
Ensino Superior
Pesquisa Bibliográfica
description   The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231
10.30905/ded.v0i0.231
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231
identifier_str_mv 10.30905/ded.v0i0.231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/231/138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 225-246
2526-849X
10.30905/ded.v0i0
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374606082048