Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paternoster, Luanna Cristina de Souza, Martins, Ronei Ximenes, Vieira, Estela Aparecida Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775
Resumo: The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.
id UFLA_048795f4c5781f9dc87f2836f6f3d01d
oai_identifier_str oai:localhost:1/46775
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literaturaPredictors of permanence and dropout in distance higher education: literature reviewAprendizagemTecnologia educacionalEducação a distânciaEnsino superiorPesquisa bibliográficaLearningEducational technologyDistance educationHigher educationBibliographical researchThe article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.O artigo apresenta estudo de natureza teórica com base em revisão da literatura que objetivou reunir fatores preditivos para a permanência ou a evasão de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. A identificação de tais preditores contribui para que, a partir dos fatores que geram evasão e/ou que favorecem a permanência dos estudantes nos cursos, seja possível planejar ações para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos. Os resultados apontaram que mesmo conhecendo os preditores estes não são totalmente eficazes para responder previamente à permanência ou evasão do estudante, mas podem oferecer indicadores para que seja feito um acompanhamento constante destes estudantes. Assim, verificou-se que é relevante conhecer os estudantes, suas características e suas motivações, o ambiente que o cerca e oferecer metodologias de aprendizagem que favoreçam seus estilos de aprender.Universidade Federal de Lavras2021-07-19T17:25:09Z2021-07-19T17:25:09Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, L. de O. A. et al. Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, Lavras, p. 225-246, ago. 2020. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775Revista Devir Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ludmila de Oliveira AmaralPaternoster, Luanna Cristina de SouzaMartins, Ronei XimenesVieira, Estela Aparecida Oliveirapor2023-05-08T13:12:17Zoai:localhost:1/46775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:17Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
Predictors of permanence and dropout in distance higher education: literature review
title Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
spellingShingle Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educação a distância
Ensino superior
Pesquisa bibliográfica
Learning
Educational technology
Distance education
Higher education
Bibliographical research
title_short Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_full Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_fullStr Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_full_unstemmed Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
title_sort Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
author Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral
author_facet Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral
Paternoster, Luanna Cristina de Souza
Martins, Ronei Ximenes
Vieira, Estela Aparecida Oliveira
author_role author
author2 Paternoster, Luanna Cristina de Souza
Martins, Ronei Ximenes
Vieira, Estela Aparecida Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral
Paternoster, Luanna Cristina de Souza
Martins, Ronei Ximenes
Vieira, Estela Aparecida Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educação a distância
Ensino superior
Pesquisa bibliográfica
Learning
Educational technology
Distance education
Higher education
Bibliographical research
topic Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educação a distância
Ensino superior
Pesquisa bibliográfica
Learning
Educational technology
Distance education
Higher education
Bibliographical research
description The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08
2021-07-19T17:25:09Z
2021-07-19T17:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, L. de O. A. et al. Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, Lavras, p. 225-246, ago. 2020. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775
identifier_str_mv FERREIRA, L. de O. A. et al. Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, Lavras, p. 225-246, ago. 2020. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
dc.source.none.fl_str_mv Revista Devir Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550102369566720