Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775 |
Resumo: | The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles. |
id |
UFLA_048795f4c5781f9dc87f2836f6f3d01d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46775 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literaturaPredictors of permanence and dropout in distance higher education: literature reviewAprendizagemTecnologia educacionalEducação a distânciaEnsino superiorPesquisa bibliográficaLearningEducational technologyDistance educationHigher educationBibliographical researchThe article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles.O artigo apresenta estudo de natureza teórica com base em revisão da literatura que objetivou reunir fatores preditivos para a permanência ou a evasão de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância. A identificação de tais preditores contribui para que, a partir dos fatores que geram evasão e/ou que favorecem a permanência dos estudantes nos cursos, seja possível planejar ações para aumentar o índice de sucesso na conclusão dos cursos. Os resultados apontaram que mesmo conhecendo os preditores estes não são totalmente eficazes para responder previamente à permanência ou evasão do estudante, mas podem oferecer indicadores para que seja feito um acompanhamento constante destes estudantes. Assim, verificou-se que é relevante conhecer os estudantes, suas características e suas motivações, o ambiente que o cerca e oferecer metodologias de aprendizagem que favoreçam seus estilos de aprender.Universidade Federal de Lavras2021-07-19T17:25:09Z2021-07-19T17:25:09Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, L. de O. A. et al. Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, Lavras, p. 225-246, ago. 2020. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775Revista Devir Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Ludmila de Oliveira AmaralPaternoster, Luanna Cristina de SouzaMartins, Ronei XimenesVieira, Estela Aparecida Oliveirapor2023-05-08T13:12:17Zoai:localhost:1/46775Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:17Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura Predictors of permanence and dropout in distance higher education: literature review |
title |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
spellingShingle |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral Aprendizagem Tecnologia educacional Educação a distância Ensino superior Pesquisa bibliográfica Learning Educational technology Distance education Higher education Bibliographical research |
title_short |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_full |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_fullStr |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
title_sort |
Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura |
author |
Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral |
author_facet |
Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral Paternoster, Luanna Cristina de Souza Martins, Ronei Ximenes Vieira, Estela Aparecida Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Paternoster, Luanna Cristina de Souza Martins, Ronei Ximenes Vieira, Estela Aparecida Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ludmila de Oliveira Amaral Paternoster, Luanna Cristina de Souza Martins, Ronei Ximenes Vieira, Estela Aparecida Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Tecnologia educacional Educação a distância Ensino superior Pesquisa bibliográfica Learning Educational technology Distance education Higher education Bibliographical research |
topic |
Aprendizagem Tecnologia educacional Educação a distância Ensino superior Pesquisa bibliográfica Learning Educational technology Distance education Higher education Bibliographical research |
description |
The article presents a theoretical study based on a literature review that aimed to gather predictive factors for the permanency or dropout of distance higher education students. The identification of such predictors contributes so that, based on the factors that generate dropout and / or that favor the permanency of students in the courses, it is possible to plan actions to increase the success rate in distance higher education. The results showed that even knowing the predictors, they are not fully effective to respond in advance to the student's permanence or dropout, but they can offer indicators for the constant monitoring of these students. Thus, it was found that it is relevant to know students, their characteristics and motivations, the environment that surrounds them and to offer learning methodologies that favor their learning styles. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08 2021-07-19T17:25:09Z 2021-07-19T17:25:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, L. de O. A. et al. Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, Lavras, p. 225-246, ago. 2020. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, L. de O. A. et al. Preditores de permanência e evasão em cursos superiores a distância: revisão de literatura. Devir Educação, Lavras, p. 225-246, ago. 2020. Edição Especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.231. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Devir Educação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784550102369566720 |