A AUTORIDADE LUTERANO-CALVINISTA COMO FUNDAMENTAÇÃO MORAL PARA A ESCOLA SEM PARTIDO A PARTIR DO EXPOSTO POR MARCUSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionízio Neto, Manoel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/127
Resumo: Herbert Marcuse, em seu livro Ideias sobre uma teoria crítica da sociedade, leva-nos a refletir sobre a concepção de autoridade em Lutero e Calvino como fundamento para se pensar a moral requerida pelo Movimento Escola Sem Partido. Para tanto, considere-se, por um lado, a concepção de liberdade desses reformistas, por outro, a concepção de educação e de escola desse Movimento. Assim, a fundamentação moral que se encontra no Movimento Escola Sem Partido funda-se na concepção de liberdade de Lutero e Calvino, quando nela está presente toda fundamentação moral que orienta o comportamento dos cristãos. Isto equivale a dizer que a orientação para a formação que se deve encontrar na escola proposta por esse Movimento segue as coordenadas do pensamento dos reformistas aqui em questão. Para se estabelecer a relação entre o que propõem este Movimento e o pensamento desses reformistas, busca-se o exposto por eles e os seus seguidores, assim como o que pensam diferentes educadores e críticos a respeito da significação para a formação humana, o que está posto em diferentes Projetos de uma escola, onde se tem que simplesmente obedecer sem questionamento o que for proposto (ou imposto) pela direção dessa escola ou gestores do ensino, considerando-se estes numa hierarquia que começa na referida direção escolar, estendendo-se à escala mais alta da administração governamental.    
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