A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/653 |
Resumo: | O estudo abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. A Metodologia da Problematização é uma metodologia ativa, que utiliza problemas da realidade para construção do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição da Metodologia da Problematização para o ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. Foi elaborado um Manual Didático, como material de apoio para o professor, orientando as etapas para desenvolvimento da Metodologia da Problematização, trabalhando a reflexão sobre problemas éticos na Enfermagem. O estudo incluiu pesquisa experimental, com aplicação do Manual Didático e levantamento de dados, por meio de questionário com estudantes. Os resultados mostraram que a Metodologia da Problematização aproximou os conteúdos teóricos com a prática profissional, ao utilizar problemas da realidade, permitindo maior participação dos estudantes nas aulas e contribuindo para o aprendizado do conteúdo. Por meio deste estudo, foi possível perceber que a Metodologia da Problematização contribuiu significativamente para o ensino de Ética Profissional na Enfermagem. |
id |
UFLA-6_a916d0dd3f2dad3c816a2a65a5599844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/653 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagemMetodologia da ProblematizaçãoTécnico em EnfermagemÉtica profissionalO estudo abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. A Metodologia da Problematização é uma metodologia ativa, que utiliza problemas da realidade para construção do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição da Metodologia da Problematização para o ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. Foi elaborado um Manual Didático, como material de apoio para o professor, orientando as etapas para desenvolvimento da Metodologia da Problematização, trabalhando a reflexão sobre problemas éticos na Enfermagem. O estudo incluiu pesquisa experimental, com aplicação do Manual Didático e levantamento de dados, por meio de questionário com estudantes. Os resultados mostraram que a Metodologia da Problematização aproximou os conteúdos teóricos com a prática profissional, ao utilizar problemas da realidade, permitindo maior participação dos estudantes nas aulas e contribuindo para o aprendizado do conteúdo. Por meio deste estudo, foi possível perceber que a Metodologia da Problematização contribuiu significativamente para o ensino de Ética Profissional na Enfermagem.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/65310.30905/rde.v7i1.653Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-653Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-653Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-653Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-6532526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/653/496https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/653/497Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Ana Carolina GonçalvesMelo, Ernani Viriato de 2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/653Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem |
title |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem |
spellingShingle |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem Correia, Ana Carolina Gonçalves Metodologia da Problematização Técnico em Enfermagem Ética profissional |
title_short |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem |
title_full |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem |
title_fullStr |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem |
title_full_unstemmed |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem |
title_sort |
A metodologia da problematização no ensino de ética profissional na enfermagem |
author |
Correia, Ana Carolina Gonçalves |
author_facet |
Correia, Ana Carolina Gonçalves Melo, Ernani Viriato de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Ernani Viriato de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Carolina Gonçalves Melo, Ernani Viriato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia da Problematização Técnico em Enfermagem Ética profissional |
topic |
Metodologia da Problematização Técnico em Enfermagem Ética profissional |
description |
O estudo abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. A Metodologia da Problematização é uma metodologia ativa, que utiliza problemas da realidade para construção do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi investigar a contribuição da Metodologia da Problematização para o ensino de Ética Profissional em um Curso Técnico em Enfermagem. Foi elaborado um Manual Didático, como material de apoio para o professor, orientando as etapas para desenvolvimento da Metodologia da Problematização, trabalhando a reflexão sobre problemas éticos na Enfermagem. O estudo incluiu pesquisa experimental, com aplicação do Manual Didático e levantamento de dados, por meio de questionário com estudantes. Os resultados mostraram que a Metodologia da Problematização aproximou os conteúdos teóricos com a prática profissional, ao utilizar problemas da realidade, permitindo maior participação dos estudantes nas aulas e contribuindo para o aprendizado do conteúdo. Por meio deste estudo, foi possível perceber que a Metodologia da Problematização contribuiu significativamente para o ensino de Ética Profissional na Enfermagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/653 10.30905/rde.v7i1.653 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/653 |
identifier_str_mv |
10.30905/rde.v7i1.653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/653/496 https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/653/497 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Devir Educação http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-653 Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-653 Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-653 Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-653 2526-849X 10.30905/rde.v7i1 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375621103616 |