Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Priscila da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Valiengo, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159
Resumo: O presente texto é uma resenha do livro Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. A obra apresenta nos nove capítulos iniciais, um diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural (THC), o desenvolvimento humano e a formação de professores no contexto da creche. A obra possui dez capítulos de autoria dos organizadores e dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP do campus Marília que participaram em 2016 da disciplina “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e a Educação dos bebês”. Os nove primeiros capítulos compõem a primeira parte do livro intitulada Perspectiva histórico-cultural no cuidado e educação dos bebês. Somente o último capítulo compreende a segunda parte intitulada Um outro olhar, com um capítulo que trata sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva Reichiana. Nóvoa (1995, p. 25) destaca que “A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim por meio de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”. Sendo assim, esse livro contribui para a reflexão e a ação da prática docente, tendo como foco a formação de professores da creche. No prefácio, Paulo Sérgio Fochi afirma que a Educação Infantil, mais especificamente os temas relativos aos cuidados e à educação de bebês são negligenciados na formação inicial. Sendo assim, essa obra contribui para o campo acadêmico e profissional, pois discute uma temática necessária a prática pedagógica. 
id UFLA-6_b7ce9e948e437244a38ce93405b02320
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/159
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadoresformação de professoreseducação infantilcuidareducarO presente texto é uma resenha do livro Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. A obra apresenta nos nove capítulos iniciais, um diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural (THC), o desenvolvimento humano e a formação de professores no contexto da creche. A obra possui dez capítulos de autoria dos organizadores e dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP do campus Marília que participaram em 2016 da disciplina “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e a Educação dos bebês”. Os nove primeiros capítulos compõem a primeira parte do livro intitulada Perspectiva histórico-cultural no cuidado e educação dos bebês. Somente o último capítulo compreende a segunda parte intitulada Um outro olhar, com um capítulo que trata sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva Reichiana. Nóvoa (1995, p. 25) destaca que “A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim por meio de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”. Sendo assim, esse livro contribui para a reflexão e a ação da prática docente, tendo como foco a formação de professores da creche. No prefácio, Paulo Sérgio Fochi afirma que a Educação Infantil, mais especificamente os temas relativos aos cuidados e à educação de bebês são negligenciados na formação inicial. Sendo assim, essa obra contribui para o campo acadêmico e profissional, pois discute uma temática necessária a prática pedagógica. EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/15910.30905/ded.v3i2.159Devir Educação; Bd. 3 Nr. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176Devir Educação; Vol. 3 No. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176Devir Educação; Vol. 3 Núm. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176Devir Educação; v. 3 n. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-1762526-849X10.30905/ded.v3i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159/104Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Priscila da SilvaValiengo, Amanda2023-12-31T14:02:11Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/159Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:02:11Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
title Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
spellingShingle Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
Rocha, Priscila da Silva
formação de professores
educação infantil
cuidar
educar
title_short Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
title_full Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
title_fullStr Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
title_full_unstemmed Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
title_sort Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
author Rocha, Priscila da Silva
author_facet Rocha, Priscila da Silva
Valiengo, Amanda
author_role author
author2 Valiengo, Amanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Priscila da Silva
Valiengo, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação infantil
cuidar
educar
topic formação de professores
educação infantil
cuidar
educar
description O presente texto é uma resenha do livro Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. A obra apresenta nos nove capítulos iniciais, um diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural (THC), o desenvolvimento humano e a formação de professores no contexto da creche. A obra possui dez capítulos de autoria dos organizadores e dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP do campus Marília que participaram em 2016 da disciplina “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e a Educação dos bebês”. Os nove primeiros capítulos compõem a primeira parte do livro intitulada Perspectiva histórico-cultural no cuidado e educação dos bebês. Somente o último capítulo compreende a segunda parte intitulada Um outro olhar, com um capítulo que trata sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva Reichiana. Nóvoa (1995, p. 25) destaca que “A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim por meio de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”. Sendo assim, esse livro contribui para a reflexão e a ação da prática docente, tendo como foco a formação de professores da creche. No prefácio, Paulo Sérgio Fochi afirma que a Educação Infantil, mais especificamente os temas relativos aos cuidados e à educação de bebês são negligenciados na formação inicial. Sendo assim, essa obra contribui para o campo acadêmico e profissional, pois discute uma temática necessária a prática pedagógica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159
10.30905/ded.v3i2.159
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159
identifier_str_mv 10.30905/ded.v3i2.159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 3 Nr. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176
Devir Educação; Vol. 3 No. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176
Devir Educação; Vol. 3 Núm. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176
Devir Educação; v. 3 n. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176
2526-849X
10.30905/ded.v3i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374547361792