Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159 |
Resumo: | O presente texto é uma resenha do livro Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. A obra apresenta nos nove capítulos iniciais, um diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural (THC), o desenvolvimento humano e a formação de professores no contexto da creche. A obra possui dez capítulos de autoria dos organizadores e dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP do campus Marília que participaram em 2016 da disciplina “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e a Educação dos bebês”. Os nove primeiros capítulos compõem a primeira parte do livro intitulada Perspectiva histórico-cultural no cuidado e educação dos bebês. Somente o último capítulo compreende a segunda parte intitulada Um outro olhar, com um capítulo que trata sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva Reichiana. Nóvoa (1995, p. 25) destaca que “A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim por meio de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”. Sendo assim, esse livro contribui para a reflexão e a ação da prática docente, tendo como foco a formação de professores da creche. No prefácio, Paulo Sérgio Fochi afirma que a Educação Infantil, mais especificamente os temas relativos aos cuidados e à educação de bebês são negligenciados na formação inicial. Sendo assim, essa obra contribui para o campo acadêmico e profissional, pois discute uma temática necessária a prática pedagógica. |
id |
UFLA-6_b7ce9e948e437244a38ce93405b02320 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/159 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadoresformação de professoreseducação infantilcuidareducarO presente texto é uma resenha do livro Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. A obra apresenta nos nove capítulos iniciais, um diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural (THC), o desenvolvimento humano e a formação de professores no contexto da creche. A obra possui dez capítulos de autoria dos organizadores e dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP do campus Marília que participaram em 2016 da disciplina “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e a Educação dos bebês”. Os nove primeiros capítulos compõem a primeira parte do livro intitulada Perspectiva histórico-cultural no cuidado e educação dos bebês. Somente o último capítulo compreende a segunda parte intitulada Um outro olhar, com um capítulo que trata sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva Reichiana. Nóvoa (1995, p. 25) destaca que “A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim por meio de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”. Sendo assim, esse livro contribui para a reflexão e a ação da prática docente, tendo como foco a formação de professores da creche. No prefácio, Paulo Sérgio Fochi afirma que a Educação Infantil, mais especificamente os temas relativos aos cuidados e à educação de bebês são negligenciados na formação inicial. Sendo assim, essa obra contribui para o campo acadêmico e profissional, pois discute uma temática necessária a prática pedagógica. EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2019-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/15910.30905/ded.v3i2.159Devir Educação; Bd. 3 Nr. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176Devir Educação; Vol. 3 No. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176Devir Educação; Vol. 3 Núm. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176Devir Educação; v. 3 n. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-1762526-849X10.30905/ded.v3i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159/104Copyright (c) 2019 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Priscila da SilvaValiengo, Amanda2023-12-31T14:02:11Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/159Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:02:11Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores |
title |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores |
spellingShingle |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores Rocha, Priscila da Silva formação de professores educação infantil cuidar educar |
title_short |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores |
title_full |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores |
title_fullStr |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores |
title_full_unstemmed |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores |
title_sort |
Resenha: Formação de professores da educação infantil para um cuidar e educar humanizadores |
author |
Rocha, Priscila da Silva |
author_facet |
Rocha, Priscila da Silva Valiengo, Amanda |
author_role |
author |
author2 |
Valiengo, Amanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Priscila da Silva Valiengo, Amanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores educação infantil cuidar educar |
topic |
formação de professores educação infantil cuidar educar |
description |
O presente texto é uma resenha do livro Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. A obra apresenta nos nove capítulos iniciais, um diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural (THC), o desenvolvimento humano e a formação de professores no contexto da creche. A obra possui dez capítulos de autoria dos organizadores e dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP do campus Marília que participaram em 2016 da disciplina “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e a Educação dos bebês”. Os nove primeiros capítulos compõem a primeira parte do livro intitulada Perspectiva histórico-cultural no cuidado e educação dos bebês. Somente o último capítulo compreende a segunda parte intitulada Um outro olhar, com um capítulo que trata sobre o desenvolvimento infantil em uma perspectiva Reichiana. Nóvoa (1995, p. 25) destaca que “A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim por meio de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal”. Sendo assim, esse livro contribui para a reflexão e a ação da prática docente, tendo como foco a formação de professores da creche. No prefácio, Paulo Sérgio Fochi afirma que a Educação Infantil, mais especificamente os temas relativos aos cuidados e à educação de bebês são negligenciados na formação inicial. Sendo assim, essa obra contribui para o campo acadêmico e profissional, pois discute uma temática necessária a prática pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159 10.30905/ded.v3i2.159 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v3i2.159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/159/104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 3 Nr. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176 Devir Educação; Vol. 3 No. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176 Devir Educação; Vol. 3 Núm. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176 Devir Educação; v. 3 n. 2 (2019): DEVIR EDUCAÇÃO; 172-176 2526-849X 10.30905/ded.v3i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374547361792 |