Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Maria de Fátima Garske
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27395
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o cuidar e o educar na Educação Infantil objetivando pensar de que forma a professora em fase final de curso, a partir de sua prática, pensa esse processo. O interesse pelo assunto se deu a partir da minha trajetória como aluna da Graduação de Pedagogia da UFRGS1, durante a qual observei nas instituições onde realizei as mini-práticas e o próprio estágio na Educação Infantil que o cuidar era a prática considerada mais importante. A metodologia utilizada foi de entrevistas semi-estruturadas, com alunas da Graduação em Pedagogia da UFRGS, que já realizaram o estágio na Educação Infantil. A partir da pesquisa e da análise dos dados buscou-se conhecer como foi a relação das alunas com o processo cuidar-educar, de que forma o curso de graduação forneceu subsídios à prática durante o estágio e como as instituições, onde foram realizados os estágios, pensam esse processo. O referencial teórico utilizado foi composto de alguns autores que tratam da questão do cuidar e do educar na Educação Infantil, tais como:Kramer; Bujes; Craidy; quanto à prática pedagógica trago os autores: Barbosa, Craidy e Kaercher e os autores relacionados à formação docente destaco: Nóvoa, Bujes.Os achados apontam para a preocupação com a formação dos professores no que diz respeito à necessidade da prática indissociável do cuidar e do educar na Educação Infantil.
id UFRGS-2_2b0e510a15fd61b5691c34765dad7388
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27395
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pontes, Maria de Fátima GarskeCorso, Luciana Vellinho2011-01-12T05:59:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/27395000764721Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o cuidar e o educar na Educação Infantil objetivando pensar de que forma a professora em fase final de curso, a partir de sua prática, pensa esse processo. O interesse pelo assunto se deu a partir da minha trajetória como aluna da Graduação de Pedagogia da UFRGS1, durante a qual observei nas instituições onde realizei as mini-práticas e o próprio estágio na Educação Infantil que o cuidar era a prática considerada mais importante. A metodologia utilizada foi de entrevistas semi-estruturadas, com alunas da Graduação em Pedagogia da UFRGS, que já realizaram o estágio na Educação Infantil. A partir da pesquisa e da análise dos dados buscou-se conhecer como foi a relação das alunas com o processo cuidar-educar, de que forma o curso de graduação forneceu subsídios à prática durante o estágio e como as instituições, onde foram realizados os estágios, pensam esse processo. O referencial teórico utilizado foi composto de alguns autores que tratam da questão do cuidar e do educar na Educação Infantil, tais como:Kramer; Bujes; Craidy; quanto à prática pedagógica trago os autores: Barbosa, Craidy e Kaercher e os autores relacionados à formação docente destaco: Nóvoa, Bujes.Os achados apontam para a preocupação com a formação dos professores no que diz respeito à necessidade da prática indissociável do cuidar e do educar na Educação Infantil.application/pdfporEducação infantilProfessorFormaçãoReflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000764721.pdf.txt000764721.pdf.txtExtracted Texttext/plain73798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27395/2/000764721.pdf.txt119c588e92a31fdfabfaa4561c27beffMD52ORIGINAL000764721.pdf000764721.pdfTexto completoapplication/pdf218819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27395/1/000764721.pdf52a87120302fb1500250ea18f19f602aMD51THUMBNAIL000764721.pdf.jpg000764721.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27395/3/000764721.pdf.jpg08f39266f64eb67740210fc443d0178eMD5310183/273952018-10-09 09:17:00.456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27395Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
title Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
spellingShingle Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
Pontes, Maria de Fátima Garske
Educação infantil
Professor
Formação
title_short Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
title_full Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
title_fullStr Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
title_full_unstemmed Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
title_sort Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil
author Pontes, Maria de Fátima Garske
author_facet Pontes, Maria de Fátima Garske
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Maria de Fátima Garske
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Professor
Formação
topic Educação infantil
Professor
Formação
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o cuidar e o educar na Educação Infantil objetivando pensar de que forma a professora em fase final de curso, a partir de sua prática, pensa esse processo. O interesse pelo assunto se deu a partir da minha trajetória como aluna da Graduação de Pedagogia da UFRGS1, durante a qual observei nas instituições onde realizei as mini-práticas e o próprio estágio na Educação Infantil que o cuidar era a prática considerada mais importante. A metodologia utilizada foi de entrevistas semi-estruturadas, com alunas da Graduação em Pedagogia da UFRGS, que já realizaram o estágio na Educação Infantil. A partir da pesquisa e da análise dos dados buscou-se conhecer como foi a relação das alunas com o processo cuidar-educar, de que forma o curso de graduação forneceu subsídios à prática durante o estágio e como as instituições, onde foram realizados os estágios, pensam esse processo. O referencial teórico utilizado foi composto de alguns autores que tratam da questão do cuidar e do educar na Educação Infantil, tais como:Kramer; Bujes; Craidy; quanto à prática pedagógica trago os autores: Barbosa, Craidy e Kaercher e os autores relacionados à formação docente destaco: Nóvoa, Bujes.Os achados apontam para a preocupação com a formação dos professores no que diz respeito à necessidade da prática indissociável do cuidar e do educar na Educação Infantil.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27395
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764721
url http://hdl.handle.net/10183/27395
identifier_str_mv 000764721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27395/2/000764721.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27395/1/000764721.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27395/3/000764721.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 119c588e92a31fdfabfaa4561c27beff
52a87120302fb1500250ea18f19f602a
08f39266f64eb67740210fc443d0178e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403870023680