O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielle Cristine
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vasconcelos Almeida, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/200
Resumo: We start from the assumption that teacher training must take place continuously, in order to consider the current socio-educational demands. Thinking from this perspective, the objective of this article is to discuss the steps chosen by the teacher when working with a formative tool know as minicourse and their pedagogical didactic production from this experience. The qualitative approach of the research provides a discussion on the application of the minicourse on the use of the digital technological artifact Webquest to teacher of a cooperative school in Minas Gerais and how this training moment influenced their choices and practices. As a data generation methodology, semi-structured questionnaires where uses, which enabled a direct analysis of the pedagogical experience lived at the time of the application of the minicourse. The results indicate that the minicourse is an influencer of a new pedagogical practice and as a contribute to the continuing education of the language teachers who participated to the process.
id UFLA-6_b90327d9b1abd43099581f46c41db248
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/200
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência ferramenta formativa; prática pedagógica; tecnologia digitalWe start from the assumption that teacher training must take place continuously, in order to consider the current socio-educational demands. Thinking from this perspective, the objective of this article is to discuss the steps chosen by the teacher when working with a formative tool know as minicourse and their pedagogical didactic production from this experience. The qualitative approach of the research provides a discussion on the application of the minicourse on the use of the digital technological artifact Webquest to teacher of a cooperative school in Minas Gerais and how this training moment influenced their choices and practices. As a data generation methodology, semi-structured questionnaires where uses, which enabled a direct analysis of the pedagogical experience lived at the time of the application of the minicourse. The results indicate that the minicourse is an influencer of a new pedagogical practice and as a contribute to the continuing education of the language teachers who participated to the process.Partimos do pressuposto que a formação de professores deve ocorrer de maneira contínua, a fim de considerar as demandas socio educacionais vigentes. Pensando nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é discutir sobre as etapas permeadas ao trabalhar com a ferramenta formativa conhecida como minicurso e produção didático pedagógica a partir dessa experiência na formação do professor em exercício. A abordagem qualitativa da pesquisa privilegia uma discussão sobre a aplicação do minicurso acerca do uso do artefato tecnológico digital webquest a professores de uma escola cooperativa do interior de Minas Gerais e como esse momento formativo influenciou as escolhas e práticas dos professores colaboradores dessa investigação. Como metodologia de geração de dados foram utilizados questionários semiestruturados que viabilizaram uma análise direta da experiência pedagógica vivenciada no momento da aplicação do minicurso. Os resultados indicam o minicurso como influenciador de uma nova prática pedagógica e como contribuidor da formação continuada dos professores de línguas participantes.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/20010.30905/ded.v0i0.200Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-126Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-126Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-126Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-1262526-849X10.30905/ded.v0i0reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/200/125Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Danielle CristineVasconcelos Almeida, Patricia2023-12-31T14:00:52Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/200Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T14:00:52Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
title O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
spellingShingle O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
Silva, Danielle Cristine
ferramenta formativa; prática pedagógica; tecnologia digital
title_short O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
title_full O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
title_fullStr O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
title_full_unstemmed O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
title_sort O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência
author Silva, Danielle Cristine
author_facet Silva, Danielle Cristine
Vasconcelos Almeida, Patricia
author_role author
author2 Vasconcelos Almeida, Patricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danielle Cristine
Vasconcelos Almeida, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv ferramenta formativa; prática pedagógica; tecnologia digital
topic ferramenta formativa; prática pedagógica; tecnologia digital
description We start from the assumption that teacher training must take place continuously, in order to consider the current socio-educational demands. Thinking from this perspective, the objective of this article is to discuss the steps chosen by the teacher when working with a formative tool know as minicourse and their pedagogical didactic production from this experience. The qualitative approach of the research provides a discussion on the application of the minicourse on the use of the digital technological artifact Webquest to teacher of a cooperative school in Minas Gerais and how this training moment influenced their choices and practices. As a data generation methodology, semi-structured questionnaires where uses, which enabled a direct analysis of the pedagogical experience lived at the time of the application of the minicourse. The results indicate that the minicourse is an influencer of a new pedagogical practice and as a contribute to the continuing education of the language teachers who participated to the process.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/200
10.30905/ded.v0i0.200
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/200
identifier_str_mv 10.30905/ded.v0i0.200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/200/125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-126
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-126
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-126
Devir Educação; 2020: DEVIR EDUCAÇÃO - EDIÇÃO ESPECIAL PPGE/UFLA; 112-126
2526-849X
10.30905/ded.v0i0
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374580916224