Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cláudio Lúcio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/44
Resumo: Neste texto, lançamos uma montagem sobre um artefato (tecno)cultural: os jogos eletrônicos e algumas de suas possibilidades com a educação e com o currículo. Problematizamos como funções que eram de incumbência das escolas e dos currículos escolares foram deslocadas, divididas e ampliadas com e pela mídia em geral, mas em especial, com e pelos jogos eletrônicos. Nessa direção, analisamos como se configuram as articulações e conexões dos games, formando um plano conceitual de ação com quem joga. Para tal análise, montamos um plano conceitual, inspirado no plano de imanência de Deleuze, tendo como eixos orientadores três noções: princípio, experimentação e intuição. Usando essas três noções, descrevemos um plano para criação de pensamentos com o intuito de analisar como as imagens são elaboradas para coadunarem com seus respectivos sons. Preocupamos em problematizar como as imagens-sons são empregadas para ensinar aos jogadores (por montagens, conexões e circuitos) a se ligarem aos jogos. Além disso, discutimos os potenciais empregos que tais montagens, conexões e circuitos trazem para o campo educacional e para a sala de aula. Em conclusão, argumentamos a favor de análises mais específicas que busquem estudar cada jogo em si mesmo e seus efeitos educativos sobre os jogadores e (quem sabe) nos currículos escolares.
id UFLA-6_c9d3060f46cf1d1b834da2790e531b7d
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/44
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Currículo, jogos eletrônicos e DeleuzeNeste texto, lançamos uma montagem sobre um artefato (tecno)cultural: os jogos eletrônicos e algumas de suas possibilidades com a educação e com o currículo. Problematizamos como funções que eram de incumbência das escolas e dos currículos escolares foram deslocadas, divididas e ampliadas com e pela mídia em geral, mas em especial, com e pelos jogos eletrônicos. Nessa direção, analisamos como se configuram as articulações e conexões dos games, formando um plano conceitual de ação com quem joga. Para tal análise, montamos um plano conceitual, inspirado no plano de imanência de Deleuze, tendo como eixos orientadores três noções: princípio, experimentação e intuição. Usando essas três noções, descrevemos um plano para criação de pensamentos com o intuito de analisar como as imagens são elaboradas para coadunarem com seus respectivos sons. Preocupamos em problematizar como as imagens-sons são empregadas para ensinar aos jogadores (por montagens, conexões e circuitos) a se ligarem aos jogos. Além disso, discutimos os potenciais empregos que tais montagens, conexões e circuitos trazem para o campo educacional e para a sala de aula. Em conclusão, argumentamos a favor de análises mais específicas que busquem estudar cada jogo em si mesmo e seus efeitos educativos sobre os jogadores e (quem sabe) nos currículos escolares.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/44Devir Educação; Bd. 1 Nr. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-66Devir Educação; Vol. 1 No. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-66Devir Educação; Vol. 1 Núm. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-66Devir Educação; v. 1 n. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-662526-849X10.30905/ded.v1i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/44/39Copyright (c) 2017 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Cláudio Lúcio2019-04-15T19:56:08Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/44Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2019-04-15T19:56:08Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
title Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
spellingShingle Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
Mendes, Cláudio Lúcio
title_short Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
title_full Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
title_fullStr Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
title_full_unstemmed Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
title_sort Currículo, jogos eletrônicos e Deleuze
author Mendes, Cláudio Lúcio
author_facet Mendes, Cláudio Lúcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cláudio Lúcio
description Neste texto, lançamos uma montagem sobre um artefato (tecno)cultural: os jogos eletrônicos e algumas de suas possibilidades com a educação e com o currículo. Problematizamos como funções que eram de incumbência das escolas e dos currículos escolares foram deslocadas, divididas e ampliadas com e pela mídia em geral, mas em especial, com e pelos jogos eletrônicos. Nessa direção, analisamos como se configuram as articulações e conexões dos games, formando um plano conceitual de ação com quem joga. Para tal análise, montamos um plano conceitual, inspirado no plano de imanência de Deleuze, tendo como eixos orientadores três noções: princípio, experimentação e intuição. Usando essas três noções, descrevemos um plano para criação de pensamentos com o intuito de analisar como as imagens são elaboradas para coadunarem com seus respectivos sons. Preocupamos em problematizar como as imagens-sons são empregadas para ensinar aos jogadores (por montagens, conexões e circuitos) a se ligarem aos jogos. Além disso, discutimos os potenciais empregos que tais montagens, conexões e circuitos trazem para o campo educacional e para a sala de aula. Em conclusão, argumentamos a favor de análises mais específicas que busquem estudar cada jogo em si mesmo e seus efeitos educativos sobre os jogadores e (quem sabe) nos currículos escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/44
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/44/39
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 1 Nr. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-66
Devir Educação; Vol. 1 No. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-66
Devir Educação; Vol. 1 Núm. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-66
Devir Educação; v. 1 n. 2 (2017): DEVIR EDUCAÇÃO; 52-66
2526-849X
10.30905/ded.v1i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374459281408