Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zwierewicz, Marlene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zanol, Alessandra Garcia, Horn, Marli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319
Resumo: Este ano de 2020 representa um desafio para a humanidade e evidencia a emergência de mudanças paradigmáticas nos diferentes segmentos da sociedade. Considerando que os sistemas educacionais se veem profundamente afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, este artigo tem como situação mobilizadora a necessidade de transformações na prática pedagógica. Seu objetivo é apresentar duas propostas formativas vinculadas a pesquisas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Na primeira, pretende-se apresentar como produto educacional uma proposta estruturada com base no que já vem sendo realizado no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, mas adaptado à realidade de docentes de uma escola de Pato Branco, Paraná, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); na segunda, o produto pretende ser constituído pela proposta original aplicada, mas com adaptação à realidade de docentes de União da Vitória, Paraná. Enquanto a primeira caracteriza uma pesquisa participante, a segunda caracteriza uma pesquisa-ação, ambas priorizam a abordagem qualitativa. Na tessitura do texto são consideradas contribuições de autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Nicolescu (2014) e Nóvoa (2017). Por estarem as pesquisas em processo, seus resultados ainda não são passíveis de apresentação. Contudo, a versão preliminar do produto derivado da primeira pesquisa denota a interdependência entre a formação e os contextos local e global; já a intervenção da segunda pesquisa indica que os docentes que participam de seus encontros formativos têm buscado implementar nas escolas em que atuam iniciativas comprometidas com a transformação da prática pedagógica, elaboradas colaborativamente durante a própria formação.
id UFLA-6_f384cbefb63609439d677808cde43df8
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/319
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissionalFormação docente;transdisciplinaridadeecoformaçãoEste ano de 2020 representa um desafio para a humanidade e evidencia a emergência de mudanças paradigmáticas nos diferentes segmentos da sociedade. Considerando que os sistemas educacionais se veem profundamente afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, este artigo tem como situação mobilizadora a necessidade de transformações na prática pedagógica. Seu objetivo é apresentar duas propostas formativas vinculadas a pesquisas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Na primeira, pretende-se apresentar como produto educacional uma proposta estruturada com base no que já vem sendo realizado no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, mas adaptado à realidade de docentes de uma escola de Pato Branco, Paraná, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); na segunda, o produto pretende ser constituído pela proposta original aplicada, mas com adaptação à realidade de docentes de União da Vitória, Paraná. Enquanto a primeira caracteriza uma pesquisa participante, a segunda caracteriza uma pesquisa-ação, ambas priorizam a abordagem qualitativa. Na tessitura do texto são consideradas contribuições de autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Nicolescu (2014) e Nóvoa (2017). Por estarem as pesquisas em processo, seus resultados ainda não são passíveis de apresentação. Contudo, a versão preliminar do produto derivado da primeira pesquisa denota a interdependência entre a formação e os contextos local e global; já a intervenção da segunda pesquisa indica que os docentes que participam de seus encontros formativos têm buscado implementar nas escolas em que atuam iniciativas comprometidas com a transformação da prática pedagógica, elaboradas colaborativamente durante a própria formação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/31910.30905/ded.v4i2.319Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-2502526-849X10.30905/ded.v4i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319/176Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZwierewicz, MarleneZanol, Alessandra Garcia Horn, Marli2023-12-31T13:59:21Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/319Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:59:21Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
title Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
spellingShingle Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
Zwierewicz, Marlene
Formação docente;
transdisciplinaridade
ecoformação
title_short Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
title_full Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
title_fullStr Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
title_sort Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
author Zwierewicz, Marlene
author_facet Zwierewicz, Marlene
Zanol, Alessandra Garcia
Horn, Marli
author_role author
author2 Zanol, Alessandra Garcia
Horn, Marli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zwierewicz, Marlene
Zanol, Alessandra Garcia
Horn, Marli
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente;
transdisciplinaridade
ecoformação
topic Formação docente;
transdisciplinaridade
ecoformação
description Este ano de 2020 representa um desafio para a humanidade e evidencia a emergência de mudanças paradigmáticas nos diferentes segmentos da sociedade. Considerando que os sistemas educacionais se veem profundamente afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, este artigo tem como situação mobilizadora a necessidade de transformações na prática pedagógica. Seu objetivo é apresentar duas propostas formativas vinculadas a pesquisas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Na primeira, pretende-se apresentar como produto educacional uma proposta estruturada com base no que já vem sendo realizado no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, mas adaptado à realidade de docentes de uma escola de Pato Branco, Paraná, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); na segunda, o produto pretende ser constituído pela proposta original aplicada, mas com adaptação à realidade de docentes de União da Vitória, Paraná. Enquanto a primeira caracteriza uma pesquisa participante, a segunda caracteriza uma pesquisa-ação, ambas priorizam a abordagem qualitativa. Na tessitura do texto são consideradas contribuições de autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Nicolescu (2014) e Nóvoa (2017). Por estarem as pesquisas em processo, seus resultados ainda não são passíveis de apresentação. Contudo, a versão preliminar do produto derivado da primeira pesquisa denota a interdependência entre a formação e os contextos local e global; já a intervenção da segunda pesquisa indica que os docentes que participam de seus encontros formativos têm buscado implementar nas escolas em que atuam iniciativas comprometidas com a transformação da prática pedagógica, elaboradas colaborativamente durante a própria formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319
10.30905/ded.v4i2.319
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319
identifier_str_mv 10.30905/ded.v4i2.319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319/176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250
Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250
Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250
Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250
2526-849X
10.30905/ded.v4i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053375032852480