Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319 |
Resumo: | Este ano de 2020 representa um desafio para a humanidade e evidencia a emergência de mudanças paradigmáticas nos diferentes segmentos da sociedade. Considerando que os sistemas educacionais se veem profundamente afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, este artigo tem como situação mobilizadora a necessidade de transformações na prática pedagógica. Seu objetivo é apresentar duas propostas formativas vinculadas a pesquisas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Na primeira, pretende-se apresentar como produto educacional uma proposta estruturada com base no que já vem sendo realizado no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, mas adaptado à realidade de docentes de uma escola de Pato Branco, Paraná, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); na segunda, o produto pretende ser constituído pela proposta original aplicada, mas com adaptação à realidade de docentes de União da Vitória, Paraná. Enquanto a primeira caracteriza uma pesquisa participante, a segunda caracteriza uma pesquisa-ação, ambas priorizam a abordagem qualitativa. Na tessitura do texto são consideradas contribuições de autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Nicolescu (2014) e Nóvoa (2017). Por estarem as pesquisas em processo, seus resultados ainda não são passíveis de apresentação. Contudo, a versão preliminar do produto derivado da primeira pesquisa denota a interdependência entre a formação e os contextos local e global; já a intervenção da segunda pesquisa indica que os docentes que participam de seus encontros formativos têm buscado implementar nas escolas em que atuam iniciativas comprometidas com a transformação da prática pedagógica, elaboradas colaborativamente durante a própria formação. |
id |
UFLA-6_f384cbefb63609439d677808cde43df8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/319 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissionalFormação docente;transdisciplinaridadeecoformaçãoEste ano de 2020 representa um desafio para a humanidade e evidencia a emergência de mudanças paradigmáticas nos diferentes segmentos da sociedade. Considerando que os sistemas educacionais se veem profundamente afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, este artigo tem como situação mobilizadora a necessidade de transformações na prática pedagógica. Seu objetivo é apresentar duas propostas formativas vinculadas a pesquisas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Na primeira, pretende-se apresentar como produto educacional uma proposta estruturada com base no que já vem sendo realizado no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, mas adaptado à realidade de docentes de uma escola de Pato Branco, Paraná, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); na segunda, o produto pretende ser constituído pela proposta original aplicada, mas com adaptação à realidade de docentes de União da Vitória, Paraná. Enquanto a primeira caracteriza uma pesquisa participante, a segunda caracteriza uma pesquisa-ação, ambas priorizam a abordagem qualitativa. Na tessitura do texto são consideradas contribuições de autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Nicolescu (2014) e Nóvoa (2017). Por estarem as pesquisas em processo, seus resultados ainda não são passíveis de apresentação. Contudo, a versão preliminar do produto derivado da primeira pesquisa denota a interdependência entre a formação e os contextos local e global; já a intervenção da segunda pesquisa indica que os docentes que participam de seus encontros formativos têm buscado implementar nas escolas em que atuam iniciativas comprometidas com a transformação da prática pedagógica, elaboradas colaborativamente durante a própria formação.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/31910.30905/ded.v4i2.319Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-2502526-849X10.30905/ded.v4i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319/176Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZwierewicz, MarleneZanol, Alessandra Garcia Horn, Marli2023-12-31T13:59:21Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/319Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:59:21Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional |
title |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional |
spellingShingle |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional Zwierewicz, Marlene Formação docente; transdisciplinaridade ecoformação |
title_short |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional |
title_full |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional |
title_fullStr |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional |
title_full_unstemmed |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional |
title_sort |
Desafios e possibilidades da formação docente em pesquisas com intervenção no mestrado profissional |
author |
Zwierewicz, Marlene |
author_facet |
Zwierewicz, Marlene Zanol, Alessandra Garcia Horn, Marli |
author_role |
author |
author2 |
Zanol, Alessandra Garcia Horn, Marli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zwierewicz, Marlene Zanol, Alessandra Garcia Horn, Marli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente; transdisciplinaridade ecoformação |
topic |
Formação docente; transdisciplinaridade ecoformação |
description |
Este ano de 2020 representa um desafio para a humanidade e evidencia a emergência de mudanças paradigmáticas nos diferentes segmentos da sociedade. Considerando que os sistemas educacionais se veem profundamente afetados pela pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, este artigo tem como situação mobilizadora a necessidade de transformações na prática pedagógica. Seu objetivo é apresentar duas propostas formativas vinculadas a pesquisas do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Na primeira, pretende-se apresentar como produto educacional uma proposta estruturada com base no que já vem sendo realizado no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, mas adaptado à realidade de docentes de uma escola de Pato Branco, Paraná, bem como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); na segunda, o produto pretende ser constituído pela proposta original aplicada, mas com adaptação à realidade de docentes de União da Vitória, Paraná. Enquanto a primeira caracteriza uma pesquisa participante, a segunda caracteriza uma pesquisa-ação, ambas priorizam a abordagem qualitativa. Na tessitura do texto são consideradas contribuições de autores como Gatti (2014, 2017), Imbernón (2016), Nicolescu (2014) e Nóvoa (2017). Por estarem as pesquisas em processo, seus resultados ainda não são passíveis de apresentação. Contudo, a versão preliminar do produto derivado da primeira pesquisa denota a interdependência entre a formação e os contextos local e global; já a intervenção da segunda pesquisa indica que os docentes que participam de seus encontros formativos têm buscado implementar nas escolas em que atuam iniciativas comprometidas com a transformação da prática pedagógica, elaboradas colaborativamente durante a própria formação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319 10.30905/ded.v4i2.319 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v4i2.319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/319/176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250 Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250 Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250 Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 232-250 2526-849X 10.30905/ded.v4i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053375032852480 |