Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zwierewicz, Marlene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Helena Maria, Lobo, Cristina Costa, Almeida, Aline Lima da Rocha, Zielinski, Helena Castilho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948
Resumo: This study aimed to detect actions involved in researches with intervention – linked to the Professional Master’s Degree Program in Basic Education (PPGEB) of the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP) – committed to the convergence between complex thinking and the transdisciplinary and eco-education methodological perspective. This is a bibliographic study focused on the qualitative approach. Data collection was done through the analysis of three dissertation that used the action research methodology and involved Basic Education schools. From the analysis, we observed the potential that the interaction between complex thinking, transdisciplinarity and eco-education offers to reconnect knowledge with each other and with reality. This process is fundamental to go beyond disciplines and express the essence of the relationship between subject and object.
id UFLA_d940c7ecf41ac60468ad58d4796d5056
oai_identifier_str oai:localhost:1/46948
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervençãoComplex thinking, transdisciplinarity and eco-education in Basic Education and their implications in researches with interventionComplexidadeTransdisciplinaridadeEcoformaçãoPesquisa com intervençãoComplexityTransdisciplinarityEco-educationResearch with InterventionThis study aimed to detect actions involved in researches with intervention – linked to the Professional Master’s Degree Program in Basic Education (PPGEB) of the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP) – committed to the convergence between complex thinking and the transdisciplinary and eco-education methodological perspective. This is a bibliographic study focused on the qualitative approach. Data collection was done through the analysis of three dissertation that used the action research methodology and involved Basic Education schools. From the analysis, we observed the potential that the interaction between complex thinking, transdisciplinarity and eco-education offers to reconnect knowledge with each other and with reality. This process is fundamental to go beyond disciplines and express the essence of the relationship between subject and object.Este estudo objetivou detectar ações implicadas em pesquisas com intervenção vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional de Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), que indicam a convergência entre o pensamento complexo e a perspectiva metodológica transdisciplinar e ecoformadora. Trata-se de um estudo bibliográfico centrado na abordagem qualitativa. A coleta de dados se fez por meio da análise de três dissertações que utilizaram a metodologia da pesquisa-ação e envolveram escolas de Educação Básica de Redes Municipais de Ensino de Santa Catarina, Brasil. A partir dessa análise, observou-se o potencial que a articulação entre o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação oferece para religar os conhecimentos entre si e com a realidade. Esse processo é indispensável para transcender as disciplinas e expressar a essência da relação entre sujeito e objeto.Universidade Federal de Alagoas2021-08-25T18:33:31Z2021-08-25T18:33:31Z2020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZWIEREWICZ, M. et al. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 691-704, set./dez. 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948Debates em Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessZwierewicz, MarleneFerreira, Helena MariaLobo, Cristina CostaAlmeida, Aline Lima da RochaZielinski, Helena Castilhopor2021-08-25T18:34:19Zoai:localhost:1/46948Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-08-25T18:34:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
Complex thinking, transdisciplinarity and eco-education in Basic Education and their implications in researches with intervention
title Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
spellingShingle Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
Zwierewicz, Marlene
Complexidade
Transdisciplinaridade
Ecoformação
Pesquisa com intervenção
Complexity
Transdisciplinarity
Eco-education
Research with Intervention
title_short Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
title_full Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
title_fullStr Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
title_full_unstemmed Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
title_sort Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
author Zwierewicz, Marlene
author_facet Zwierewicz, Marlene
Ferreira, Helena Maria
Lobo, Cristina Costa
Almeida, Aline Lima da Rocha
Zielinski, Helena Castilho
author_role author
author2 Ferreira, Helena Maria
Lobo, Cristina Costa
Almeida, Aline Lima da Rocha
Zielinski, Helena Castilho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zwierewicz, Marlene
Ferreira, Helena Maria
Lobo, Cristina Costa
Almeida, Aline Lima da Rocha
Zielinski, Helena Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Transdisciplinaridade
Ecoformação
Pesquisa com intervenção
Complexity
Transdisciplinarity
Eco-education
Research with Intervention
topic Complexidade
Transdisciplinaridade
Ecoformação
Pesquisa com intervenção
Complexity
Transdisciplinarity
Eco-education
Research with Intervention
description This study aimed to detect actions involved in researches with intervention – linked to the Professional Master’s Degree Program in Basic Education (PPGEB) of the Alto Vale do Rio do Peixe University (UNIARP) – committed to the convergence between complex thinking and the transdisciplinary and eco-education methodological perspective. This is a bibliographic study focused on the qualitative approach. Data collection was done through the analysis of three dissertation that used the action research methodology and involved Basic Education schools. From the analysis, we observed the potential that the interaction between complex thinking, transdisciplinarity and eco-education offers to reconnect knowledge with each other and with reality. This process is fundamental to go beyond disciplines and express the essence of the relationship between subject and object.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08
2021-08-25T18:33:31Z
2021-08-25T18:33:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZWIEREWICZ, M. et al. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 691-704, set./dez. 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948
identifier_str_mv ZWIEREWICZ, M. et al. Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 691-704, set./dez. 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Debates em Educação
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549954538176512