As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireano
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/648 |
Resumo: | O neoliberalismo se constitui como uma ideologia caracterizada por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que visam estimular o desenvolvimento econômico, sobretudo, sem a intervenção do Estado. No âmbito educacional, esse processo ocorre de modo sutil no qual a escola é compreendida na lógica de mercado. Além disso, a partir de 2019 o cenário mundial foi demarcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que impactou as esferas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, a educação. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a influência da relação público-privado no contexto educacional pandêmico a partir do viés teórico subsidiado em Paulo Freire. Desse modo, é utilizada como metodologia a pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram analisados 79 artigos sobre a temática sendo que somente 3 passaram pelos critérios de qualidade. Portanto, observou-se que em ambos artigos estava presente as relações público-privadas na educação brasileira balizadas nas desigualdades sociais e mercantilização da educação que se intensificaram com o período pandêmico haja visto que já existiam e estavam à serviço das agendas empresariais. |
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As relações público-privado na educação em tempos de pandemia do COVID-19: um olhar freireanoEducaçãoNeoliberalismoCOVID-19Paulo FreireO neoliberalismo se constitui como uma ideologia caracterizada por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que visam estimular o desenvolvimento econômico, sobretudo, sem a intervenção do Estado. No âmbito educacional, esse processo ocorre de modo sutil no qual a escola é compreendida na lógica de mercado. Além disso, a partir de 2019 o cenário mundial foi demarcado pela pandemia do coronavírus (COVID-19) que impactou as esferas econômicas, sociais, políticas e, sobretudo, a educação. Assim, este artigo tem como objetivo identificar e analisar a influência da relação público-privado no contexto educacional pandêmico a partir do viés teórico subsidiado em Paulo Freire. Desse modo, é utilizada como metodologia a pesquisa de revisão sistemática da literatura. Foram analisados 79 artigos sobre a temática sendo que somente 3 passaram pelos critérios de qualidade. Portanto, observou-se que em ambos artigos estava presente as relações público-privadas na educação brasileira balizadas nas desigualdades sociais e mercantilização da educação que se intensificaram com o período pandêmico haja visto que já existiam e estavam à serviço das agendas empresariais.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2023-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/64810.30905/rde.v7i1.648Devir Educação; Bd. 7 Nr. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648Devir Educação; Vol. 7 No. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648Devir Educação; Vol. 7 Núm. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-648Devir Educação; v. 7 n. 1 (2023): DEVIR EDUCAÇÃO; e-6482526-849X10.30905/rde.v7i1reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/648/459Copyright (c) 2023 Devir Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKin Slodkowski, BrunaPoliana Becker, TailaAlejandra Behar, Patricia 2023-12-31T13:51:57Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/648Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:51:57Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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