“Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Juliana Graziella Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31739
Resumo: The present research of qualitative nature has the intention of investigating the expressions of mild autistics in the interaction with other subjects in the school space, as well as discuss the themes related to sexuality and differences in the construction of the subjectivities of these people, having as a theoretical methodological perspective post -structuralist reference, of foucaultian inspiration. The selected participants were those who, within the Autism Spectrum Disorder (ASD), are mild level. The way of obtaining the empirical material was through an open interview, from the research drawing oral history of life. A script was drawn up to guide the reports and when necessary to start the conversation with the interviews but let them tell their life story in a freeway. Voice recording and/or field diaries were used as resources, followed by transcription of the reports that were transformed into first person text. The choice of use of the resource was made at the time of the interview, using the resources that was most convenient for the research participant.
id UFLA_02c323fed0e2154dff2d740fefdd26bf
oai_identifier_str oai:localhost:1/31739
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar“I was the" little nerd "of the room and the school never understood that I was in panic ...": (Inter) discussions, subjectives and differences of the autistic person in school spaceEducação - InclusãoSubjetividadeTranstorno do espectro autistaEducation - InclusionSubjectivityAutism spectrum disorderEducaçãoThe present research of qualitative nature has the intention of investigating the expressions of mild autistics in the interaction with other subjects in the school space, as well as discuss the themes related to sexuality and differences in the construction of the subjectivities of these people, having as a theoretical methodological perspective post -structuralist reference, of foucaultian inspiration. The selected participants were those who, within the Autism Spectrum Disorder (ASD), are mild level. The way of obtaining the empirical material was through an open interview, from the research drawing oral history of life. A script was drawn up to guide the reports and when necessary to start the conversation with the interviews but let them tell their life story in a freeway. Voice recording and/or field diaries were used as resources, followed by transcription of the reports that were transformed into first person text. The choice of use of the resource was made at the time of the interview, using the resources that was most convenient for the research participant.A presente pesquisa de natureza qualitativa tem a pretensão de investigar as expressões de autistas de grau leve na interação com outros sujeitos no espaço escolar, bem como discutir as temáticas relacionadas à sexualidade e diferenças na construção das subjetividades dessas pessoas, tendo como perspectiva teórico -metodológica o referencial pós-estruturalista, de inspiração foucaultiana. Os/as participantes selecionados/as foram aqueles/as que, dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), são considerados de grau leve. A forma de obtenção do material empírico foi por meio de entrevista aberta, a partir do desenho de pesquisa história oral de vida. Foi elaborado um roteiro com a finalidade de orientar os relatos, e quando necessário iniciar a conversa com os/as entrevistados/as, mas deixando que os/as mesmos/as contassem sua história de vida de forma livre. Foram utilizados como recursos a gravação de voz e/ou diário de campo, seguidos de transcrição dos relatos que foram transformados em texto em primeira pessoa. A escolha da utilização do recurso foi feita no momento da entrevista, usando o meio que foi mais conveniente para o/a participante da pesquisa.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoRibeiro, Cláudia MariaReis, Fábio Pinto Gonçalves dosFerrari, AndersonGuimarães, Juliana Graziella Martins2018-11-12T15:55:17Z2018-11-12T15:55:17Z2018-11-122018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, J. G. M. “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar. 2018. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:10:57Zoai:localhost:1/31739Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:10:57Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
“I was the" little nerd "of the room and the school never understood that I was in panic ...": (Inter) discussions, subjectives and differences of the autistic person in school space
title “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
spellingShingle “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
Guimarães, Juliana Graziella Martins
Educação - Inclusão
Subjetividade
Transtorno do espectro autista
Education - Inclusion
Subjectivity
Autism spectrum disorder
Educação
title_short “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
title_full “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
title_fullStr “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
title_full_unstemmed “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
title_sort “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar
author Guimarães, Juliana Graziella Martins
author_facet Guimarães, Juliana Graziella Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia Maria
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Ferrari, Anderson
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Juliana Graziella Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Inclusão
Subjetividade
Transtorno do espectro autista
Education - Inclusion
Subjectivity
Autism spectrum disorder
Educação
topic Educação - Inclusão
Subjetividade
Transtorno do espectro autista
Education - Inclusion
Subjectivity
Autism spectrum disorder
Educação
description The present research of qualitative nature has the intention of investigating the expressions of mild autistics in the interaction with other subjects in the school space, as well as discuss the themes related to sexuality and differences in the construction of the subjectivities of these people, having as a theoretical methodological perspective post -structuralist reference, of foucaultian inspiration. The selected participants were those who, within the Autism Spectrum Disorder (ASD), are mild level. The way of obtaining the empirical material was through an open interview, from the research drawing oral history of life. A script was drawn up to guide the reports and when necessary to start the conversation with the interviews but let them tell their life story in a freeway. Voice recording and/or field diaries were used as resources, followed by transcription of the reports that were transformed into first person text. The choice of use of the resource was made at the time of the interview, using the resources that was most convenient for the research participant.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12T15:55:17Z
2018-11-12T15:55:17Z
2018-11-12
2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, J. G. M. “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar. 2018. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31739
identifier_str_mv GUIMARÃES, J. G. M. “Eu era o “nerdezinho” da sala, e a escola nunca entendeu que eu estava em pânico...”: (inter)locuções, subjetividades e diferenças da pessoa autista no espaço escolar. 2018. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/31739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439153229201408