ESTRATÉGIA DE GERENCIAMENTO DE CATEGORIAS: UM ESTUDO DE CASO PARA O SEGMENTO DE ALIMENTOS PLANT BASED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, LETÍCIA CASARINE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55234
Resumo: O mercado de produtos plant based , em português “à base de plantas”, vem crescendo com o passar dos anos e ganhando o gosto de consumidores que buscam produtos alternativos aos de origem animal. Em paralelo a isso, o varejo, como um todo, tem enfrentado uma alta competitividade de mercado e vem buscando alternativas para se destacar dos concorrentes. Com base nisso, muitas empresas têm implantado o conceito ECR (Efficient Consumer Response) cujo objetivo final é a geração de um sistema eficaz, direcionado ao consumidor, no qual distribuidores e fornecedores trabalhem juntos como aliados comerciais a fim de minimizar custos. Assim, são esperados a redução das perdas e o aumento do giro de estoque, obtendo recursos para manter o negócio em andamento. Nesse sentido, o Gerenciamento por Categorias, surgiu como resposta ao crescente desafio do setor de satisfazer o consumidor. Trata-se de um processo de parceria entre o varejista e o fornecedor que consiste em gerenciar as diversas categorias de itens como unidades de negócio, e traz como benefícios melhores resultados comerciais. Baseado nisso, a forma com que os produtos são expostos nas gôndolas impactam na percepção que o consumidor tem do produto e com isso, são utilizadas estratégias de gerenciamento de categorias para determinar a melhor forma de exposição e agregar valor ao produto. Porém, itens diferenciados como os plant based, ainda não possuem uma definição de layout específico, e a maioria dos supermercados expõem de forma dispersa nas gôndolas. Levando em consideração a necessidade de informações sobre esse tema, o presente estudo teve como objetivo a criação da categoria plant based em uma rede de supermercados e a avaliação da performance de vendas da mesma após a implementação. Tratando a categoria como uma unidade de negócio, e fazendo o agrupamento da linha, foi possível aumentar significativamente a média mensal de faturamento desses itens na rede de supermercados, reduzir devoluções, além de impulsionar o desenvolvimento de itens que compõem o mix. Portanto, a exposição agrupada destes tipos de produtos influencia positivamente no desempenho da categoria.
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