Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montija, Fernanda Cristina S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis, Mariana Agostini dos, Zeni, William, Silva, Rafael Scucuglia R. da, Girotto Junior, Gildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40198
Resumo: This work presents the results of a story of experience in respect of the development of a proposal for the study of science in forensic chemistry, involving or teaching by research, experimentation and use of audiovisual resources. This proposal was developed by students participating in the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID) with students from the middle school. The perceptions of the secondary students about the development of the activity were recognized in order to understand its positive and negative aspects. In general, the activity has brought important contributions to the contextualization in the teaching of chemistry focusing on the difficulties related to the approach of concepts for the resolution of problem situations and reflection on the professional development in the initial formation of future teachers.
id UFLA_06e2af8c009bc33a64c4d821d0343df8
oai_identifier_str oai:localhost:1/40198
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de casoEnsino por investigaçãoRecursos audiovisuaisResearch teachingAudio-visual resourcesThis work presents the results of a story of experience in respect of the development of a proposal for the study of science in forensic chemistry, involving or teaching by research, experimentation and use of audiovisual resources. This proposal was developed by students participating in the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID) with students from the middle school. The perceptions of the secondary students about the development of the activity were recognized in order to understand its positive and negative aspects. In general, the activity has brought important contributions to the contextualization in the teaching of chemistry focusing on the difficulties related to the approach of concepts for the resolution of problem situations and reflection on the professional development in the initial formation of future teachers.O presente trabalho se enquadra dentro do cenário de um relato de experiência a respeito do desenvolvimento de uma oficina de ensino sobre química forense, envolvendo o ensino por investigação, a experimentação e o uso de recursos audiovisuais. A proposta foi desenvolvida por estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com estudantes do ensino médio. Foram reconhecidas as percepções dos estudantes secundaristas sobre o desenvolvimento da atividade de modo a compreender seus aspectos positivos e negativos. De modo geral, a atividade trouxe importantes contribuições para a contextualização no ensino de química com foco nas dificuldades relacionadas à abordagem de conceitos para a resolução de situaçõesproblema e reflexão sobre o desenvolvimento profissional na formação inicial dos licenciandos.2020-04-20T18:02:56Z2020-04-20T18:02:56Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMONTIJA, F. C. S. et al. Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso. Revista Debates em Ensino de Química, [S.l.], v. 5, n. 1, 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40198Revista Debates em Ensino de Químicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMontija, Fernanda Cristina S.Reis, Mariana Agostini dosZeni, WilliamSilva, Rafael Scucuglia R. daGirotto Junior, Gildopor2023-05-29T11:07:53Zoai:localhost:1/40198Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-29T11:07:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
title Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
spellingShingle Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
Montija, Fernanda Cristina S.
Ensino por investigação
Recursos audiovisuais
Research teaching
Audio-visual resources
title_short Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
title_full Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
title_fullStr Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
title_full_unstemmed Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
title_sort Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso
author Montija, Fernanda Cristina S.
author_facet Montija, Fernanda Cristina S.
Reis, Mariana Agostini dos
Zeni, William
Silva, Rafael Scucuglia R. da
Girotto Junior, Gildo
author_role author
author2 Reis, Mariana Agostini dos
Zeni, William
Silva, Rafael Scucuglia R. da
Girotto Junior, Gildo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montija, Fernanda Cristina S.
Reis, Mariana Agostini dos
Zeni, William
Silva, Rafael Scucuglia R. da
Girotto Junior, Gildo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação
Recursos audiovisuais
Research teaching
Audio-visual resources
topic Ensino por investigação
Recursos audiovisuais
Research teaching
Audio-visual resources
description This work presents the results of a story of experience in respect of the development of a proposal for the study of science in forensic chemistry, involving or teaching by research, experimentation and use of audiovisual resources. This proposal was developed by students participating in the Institutional Program of Teaching Initiation (PIBID) with students from the middle school. The perceptions of the secondary students about the development of the activity were recognized in order to understand its positive and negative aspects. In general, the activity has brought important contributions to the contextualization in the teaching of chemistry focusing on the difficulties related to the approach of concepts for the resolution of problem situations and reflection on the professional development in the initial formation of future teachers.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-20T18:02:56Z
2020-04-20T18:02:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTIJA, F. C. S. et al. Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso. Revista Debates em Ensino de Química, [S.l.], v. 5, n. 1, 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40198
identifier_str_mv MONTIJA, F. C. S. et al. Abordagem investigativa da química forense: uso de recursos audiovisuais e experimentação em um estudo de caso. Revista Debates em Ensino de Química, [S.l.], v. 5, n. 1, 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Revista Debates em Ensino de Química
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835174535168000