Avaliação do método de análise de sentimento em mídias sociais aplicado na Gestão Social e política
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5253 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação em Administração Pública, área de concentração em Gestão de Organizações Públicas, para obtenção do título de Mestre. |
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Avaliação do método de análise de sentimento em mídias sociais aplicado na Gestão Social e políticaMídias sociaisAdministração públicaGestão socialPolíticaSentiment analysisSocial mediaPublic administrationSocial ManagementPoliticsCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós- Graduação em Administração Pública, área de concentração em Gestão de Organizações Públicas, para obtenção do título de Mestre.Gestão de Organizações PúblicasEste estudo é uma dissertação de mestrado apresentada sob a forma de três artigos de natureza teórico-empírica. O objetivo geral deste estudo é avaliar a análise de sentimento, realizada a partir de dados extraídos de mídias sociais, como um método que pode ser utilizado para mensurar a opinião pública sobre temas relacionados à política e à administração pública, gerando conhecimentos que possibilitem incorporar a opinião da sociedade civil nas decisões políticas do Estado. Para atingir esse objetivo, os três artigos abordaram as principais formulações teóricas e conceituais acerca do tema e apresentaram demonstrações práticas, por meio da aplicação da técnica de análise de sentimento, em dados extraídos de mídias sociais, relacionados à política e à administração pública. Trata-se de um estudo aplicado, interdisciplinar e exploratório que pode ser classificado como qualitativo e quantitativo. O primeiro artigo buscou avaliar se a análise de sentimento pode ser utilizada como um instrumento de mensuração da opinião pública sobre a atuação do governo. Para fins de demonstração, a análise de sentimento foi aplicada em dados extraídos do Facebook e Twitter, a partir de temas relacionados aos fatores que motivaram a onda de protestos realizados no Brasil em junho de 2013. Por meio desta análise, foi observado que a análise de sentimento pode revelar a opinião dos cidadãos sobre temas relacionados à política e à administração pública. O segundo artigo descreve como a análise de sentimento pode contribuir para as práticas da Gestão Social colaborando com a consolidação de um modelo de gestão pública mais democrático. O estudo consistiu na pesquisa empírica e no confronto entre os conceitos e aplicações, envolvendo Gestão Social, análise de sentimento e as estratégias de utilização de mídias sociais adotadas pelos governos. Ao final, o estudo demonstrou que a análise de sentimento pode contribuir para as práticas da Gestão Social no contexto da estratégia de rede. O terceiro artigo procurou identificar se a análise de sentimento pode revelar precisamente as preferências políticas dos cidadãos se comparada a pesquisas de opinião tradicionais. Para tanto, foi realizada a análise de sentimento, a partir de tweets relacionados aos candidatos a presidente da república, durante o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, em 2014. Posteriormente, os resultados dessa análise foram confrontados com os resultados de seis pesquisas de intenção de votos e de rejeição dos candidatos realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha. Os resultados deste estudo demonstraram que a análise de sentimento pode indicar a preferência dos eleitores com resultados aproximados das pesquisas de opinião tradicionais.This study is a Master’s degree thesis presented in the form of three articles of theoretical-empirical nature. The general objective of this study is to evaluate the sentiment analysis, performed based on data extracted from social media, as a method that can be used to measure public opinion on themes related to politics and public administration, generating knowledge that allow us to incorporate the opinion of civilian society on the political decisions of the State. To reach this objective, the three articles approached the main theoretical and conceptual formulations regarding the theme and presented practical demonstrations by means of applying the technique of sentiment analysis on data extracted from social media related to politics and public administration. This is an applied, interdisciplinary and exploratory study that can be classified as qualitative and quantitative. The first article sought to evaluate if the sentiment analysis can be used as an instrument to measure public opinion on Government actions. For demonstrative purposes, the sentiment analysis was applied to data extracted from Facebook and Twitter, based on themes related to factors that motivate the wave of protestations occurring in Brazil in June of 2013. With this analysis, we observed that the sentiment analysis could reveal the opinion of citizens on themes related to politics and public administration. The second article describes how the sentiment analysis can contribute on Social Management practices, collaborating with the consolidation of a more democratic public management model. The study consisted on the empirical research and on the confrontation between concepts and applications, involving Social Management, sentiment analysis and the strategies of social media use adopted by the governments. Finally, the study showed that sentiment analysis could contribute with Social Management practices in the context of network strategy. The third article sought to identify if the sentiment analysis can precisely reveal the political preferences of the citizens if compared to traditional opinion survey. For this, we conducted a sentiment analysis based on tweets regarding the candidates for Republic Presidency, for the second round of the presidential elections in Brazil in 2014. Posteriorly, the results of this analysis were confronted with the results of six voting intention and rejecting candidates polls performed by the Instituto de Pesquisas Datafolha. He results of this study showed that the sentiment analysis could indicate the preference of electors with results approximating the traditional opinion polls.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILBermejo, Paulo Henrique de SouzaPereira, José RobertoPaulino, Rita de Cássia RomeiroOliveira, Daniel José Silva2015-03-19T14:19:10Z2015-03-19T14:19:10Z20152015-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, D. J. S. Avaliação do método de análise de sentimento em mídias sociais aplicado na Gestão Social e política. 2015. 111 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5253info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-03-19T16:59:42Zoai:localhost:1/5253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-03-19T16:59:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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