Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Alberto Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2481
Resumo: Organizações, Estratégia e Gestão
id UFLA_1572a2718a08a4ae3dd4a292e0ce81ed
oai_identifier_str oai:localhost:1/2481
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográficoFood away from home as a phenomenon of postmodern consumption: an ethnographic studyAlimentação fora do larConsumo pós-modernoCultura do consumoExperiência do consumoFood away from homePostmodern consumptionConsumer cultureConsumption experienceCNPQ_NÃO_INFORMADOOrganizações, Estratégia e GestãoNo Brasil, aproximadamente um terço do orçamento das famílias para alimentação são gastos com alimentação fora do lar, o que demonstra a sua importância social econômica. Embora seja uma atividade de consumo recente e importante, de forma geral, houve poucos estudos sobre consumo que abordaram esse tema. Após uma revisão de literatura percebeu-se que o consumo de alimentos fora do lar foi muito pouco investigado dentro da disciplina de comportamento do consumidor, principalmente numa perspectiva interpretativa e pós-moderna. O presente trabalho se insere na discussão do consumo pós-moderno e parte do pressuposto que as pessoas não comem fora do lar somente com a finalidade de saciar a fome, mas além de sua função de repositora de energia ela é uma atividade social que envolve prazer, diversão, emoções e elevada carga simbólica. Assim sendo, o objetivo deste estudo é compreender os significados que as pessoas atribuem à alimentação fora do lar. Para tanto, o trabalho fundamenta-se na perspectiva pós-moderna do consumo, consumo experiencial, antropologia do consumo e cultura do consumo. Uma etnografia combinando observação não-participante e entrevistas em profundidade foi utilizada de forma a obter um conhecimento contextual mais profundo e informações verbais e não-verbais. Os resultados permitiram concluir que a alimentação fora do lar é um fenômeno de consumo complexo e multifacetado. Identificou-se que o consumo de alimentos fora do lar é interpretado pelos consumidores como uma atividade conveniente, como um risco e também como uma fonte de prazer. Sentimentos negativos e positivos associados ao consumo foram revelados como solidão, medo, insegurança, desejo, culpa, dentre outros. Contudo, os aspectos positivos parecem ser predominantes. Alimentar fora de casa pode ser uma experiência extraordinária em muitos contextos principalmente quando se configura um quadro de alteridade e a fuga da realidade cotidiana. Além disso, comer fora pode ser considerado uma forma do indivíduo se definir socialmente através do gosto e da construção de símbolos como status. Ademais, o trabalho demonstra como a alimentação fora do lar se enquadra nas cindo proposições de uma modalidade de consumo pós-moderna: hiper-realidade, fragmentação, consumo como produção, descentramento do sujeito e justaposição paradoxal de opostos. Entende-se que esses resultados trazem implicações teóricas, metodológicas e gerenciais para a disciplina de marketing, especialmente para empresas prestadoras de serviços de alimentação fora do lar.In Brazil, approximately one third of the household food budget is spent on food services. However, as it has only recently become an important consumer activity, there are few studies on this growing trend, particularly related to the consumer behavior, a fact observed upon a literature review. Mostly, there is a need for studies that adopt an interpretive and postmodern approach. Thus, this work intends to be part of a discussion on postmodern consumption by assuming that people eat outside home not only to satisfy hunger, but also to socialize and to have a good time, which turns this activity emotionally meaningful and charged with a high level of symbolism. Therefore, the objective study aim is to understand the meanings that people give to the food services when eating away from home. To this end, the work was based on the postmodern consumption perspective, experiential consumption, anthropology of consumption, and consumer culture. An ethnographic investigation combining non-participant observation and in-depth interviews was used to achieve a deep contextual knowledge, both verbal and nonverbal. The results showed that the consumption of food away from home is a complex and multifaceted consumer phenomenon. It was found that consumers interpret the consumption of food away from home as an activity that can be convenient, risky as well as a pleasurable opportunity for a time out. The consumption was associated to negative and positive feelings, with the prevalence of the latest. Eating out can be and extraordinary experience, especially when it sets up a context of otherness and of a escape from everyday reality. In addition, eating out can also be considered a way toward the self-definition of a person through the development of taste and the build up of status symbols. Furthermore, the work demonstrates how the food away from home falls within the five propositions of a postmodern consumption: hyperrreality, fragmentation, reversal of consumption and production, decentering of the subject, and the paradoxical juxtaposition (of opposites). It is understood that these results have theoretical, methodological, and managerial implications for the discipline of marketing, in particular for the foodservice industry.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDAE - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILRezende, Daniel Carvalho deSette, Ricardo de SouzaVilas Boas, Luiz HenriqueSilva, Matheus Alberto Rodrigues2014-08-11T14:07:32Z2014-08-11T14:07:32Z2014-08-112011-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, M. A. R. Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno:um estudo etnográfico. 2011. 157 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2481info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-11T14:07:32Zoai:localhost:1/2481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-11T14:07:32Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
Food away from home as a phenomenon of postmodern consumption: an ethnographic study
title Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
spellingShingle Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
Silva, Matheus Alberto Rodrigues
Alimentação fora do lar
Consumo pós-moderno
Cultura do consumo
Experiência do consumo
Food away from home
Postmodern consumption
Consumer culture
Consumption experience
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
title_full Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
title_fullStr Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
title_full_unstemmed Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
title_sort Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno: um estudo etnográfico
author Silva, Matheus Alberto Rodrigues
author_facet Silva, Matheus Alberto Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Daniel Carvalho de
Sette, Ricardo de Souza
Vilas Boas, Luiz Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Alberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação fora do lar
Consumo pós-moderno
Cultura do consumo
Experiência do consumo
Food away from home
Postmodern consumption
Consumer culture
Consumption experience
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Alimentação fora do lar
Consumo pós-moderno
Cultura do consumo
Experiência do consumo
Food away from home
Postmodern consumption
Consumer culture
Consumption experience
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Organizações, Estratégia e Gestão
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-14
2014-08-11T14:07:32Z
2014-08-11T14:07:32Z
2014-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, M. A. R. Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno:um estudo etnográfico. 2011. 157 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2481
identifier_str_mv SILVA, M. A. R. Alimentação fora do lar como um fenômeno de consumo pós-moderno:um estudo etnográfico. 2011. 157 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/2481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DAE - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439306705076224