As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Cátia Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Jacqueline Magalhães, Paula, Alessandro Vinicius de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33711
Resumo: Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom.
id UFLA_19f742d09b45b43dba8b8c919d02d8e2
oai_identifier_str oai:localhost:1/33711
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escolaThe many faces of female teaching work: experiences in schoolDocênciaDesafios profissionaisRelações de gêneroTeachingProfessional challengesGender relationsHere are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom.Apresentamos algumas considerações sobre as relações entre o trabalho docente e os impactos ocasionados na vida de professoras da rede pública de uma cidade em Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados na forma de entrevista semiestruturada e tratados a partir da análise de conteúdo. Optamos por um recorte biográfico com as vivências de três professoras, constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, fatores que podem implicar em custos psicológicos diversos. Evidenciamos que as relações de gênero estabelecidas no ambiente de trabalho docente estão para além do ato de educar, gerando muitos desafios para as profissionais docentes que estão na sala de aula.Centro Universitário Santo Agostinho2019-04-23T13:33:33Z2019-04-23T13:33:33Z2018-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVERÍSSIMO, C. A.; ALVES, J. M.; PAULA, A. V. de. As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola. Revista FSA, Teresina, v. 15, n. 1, p. 124-141, jan./fev. 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33711Revista FSAreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, Cátia AparecidaAlves, Jacqueline MagalhãesPaula, Alessandro Vinicius depor2023-05-08T13:07:43Zoai:localhost:1/33711Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:07:43Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
The many faces of female teaching work: experiences in school
title As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
spellingShingle As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
Veríssimo, Cátia Aparecida
Docência
Desafios profissionais
Relações de gênero
Teaching
Professional challenges
Gender relations
title_short As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
title_full As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
title_fullStr As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
title_full_unstemmed As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
title_sort As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola
author Veríssimo, Cátia Aparecida
author_facet Veríssimo, Cátia Aparecida
Alves, Jacqueline Magalhães
Paula, Alessandro Vinicius de
author_role author
author2 Alves, Jacqueline Magalhães
Paula, Alessandro Vinicius de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Cátia Aparecida
Alves, Jacqueline Magalhães
Paula, Alessandro Vinicius de
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Desafios profissionais
Relações de gênero
Teaching
Professional challenges
Gender relations
topic Docência
Desafios profissionais
Relações de gênero
Teaching
Professional challenges
Gender relations
description Here are some considerations on the relationship between the teaching work and the impacts caused in the lives of the public teachers of a city in Minas Gerais/Brazil. This is an exploratory qualitative study; data were collected in the form of semi-structured interview and treated from the content analysis. We opted for a biographical cut with the experiences of three teachers; it was found that many are the challenges faced by teachers, factors that may result in various psychological costs. We showed that gender relations established in teaching environment are beyond the act educate, creating many challenges for professional teachers who are in the classroom.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01
2019-04-23T13:33:33Z
2019-04-23T13:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VERÍSSIMO, C. A.; ALVES, J. M.; PAULA, A. V. de. As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola. Revista FSA, Teresina, v. 15, n. 1, p. 124-141, jan./fev. 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33711
identifier_str_mv VERÍSSIMO, C. A.; ALVES, J. M.; PAULA, A. V. de. As muitas faces do trabalho docente feminino: vivências na escola. Revista FSA, Teresina, v. 15, n. 1, p. 124-141, jan./fev. 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Santo Agostinho
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário Santo Agostinho
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835146075766784