Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032 |
Resumo: | This paper analyzes the current educational policy of integration of South America from the Brazilian perspective, through the verification of the increase of opportunities for the higher education in Brazil, and the analysis of the actions of the Mercosur Educational Sector (SEM). This work also highlights the important role that the technologies resources play when applied to education and distance education. For this purpose, was performed a comparison with the process of expansion of higher education in Europe, by using the Bologna Process and the most recent actions regarding this movement, such as the presentation of the Virtual Mobility (MV) concept as a strategy to accomplish the goal of conducting a cross-border education with the support of distance education. As a conclusion, this work defends the creation of transnational curriculum bases experiences would function as an articulator of knowledge and produced in Latin America, and as promoters of regional integration and development policies. |
id |
UFLA_1bd9f7cc3e1a4b6579c14d9a9c636967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/11032 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionaisHigher Education expansion in MERCOSUR: analysis of the brazilian scenario, the possibilities brought by distance education and the relevance of the transnationals curriculum basesPolíticas educacionaisEducação SuperiorInternacionalização da educação superiorMERCOSULCurrículoThis paper analyzes the current educational policy of integration of South America from the Brazilian perspective, through the verification of the increase of opportunities for the higher education in Brazil, and the analysis of the actions of the Mercosur Educational Sector (SEM). This work also highlights the important role that the technologies resources play when applied to education and distance education. For this purpose, was performed a comparison with the process of expansion of higher education in Europe, by using the Bologna Process and the most recent actions regarding this movement, such as the presentation of the Virtual Mobility (MV) concept as a strategy to accomplish the goal of conducting a cross-border education with the support of distance education. As a conclusion, this work defends the creation of transnational curriculum bases experiences would function as an articulator of knowledge and produced in Latin America, and as promoters of regional integration and development policies.Este trabalho realiza uma análise da atual política de integração educacional da América do Sul a partir da conjuntura brasileira, por intermédio da verificação do alargamento da oferta de vagas no ensino superior no Brasil e da análise das ações do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM). Aponta, ainda, a potencialidade que os recursos das tecnologias aplicadas à educação e da educação a distância podem ter nesse processo. Para isso, realizou se o cotejamento com o processo de expansão da educação superior na Europa, a partir do Processo de Bolonha e com ações mais recentes neste movimento, como a apresentação do conceito de Mobilidade Virtual (MV) como estratégia para o alcance do objetivo de realizar uma educação transfronteiriça com o apoio da educação a distância. Defende-se também, à guisa de conclusão, que a construção de experiências de bases curriculares transnacionais funcionaria como articuladora dos conhecimentos e das culturas produzidas na América Latina e promotoras de políticas de integração e desenvolvimento regionais.2016-04-14T17:58:46Z2016-04-14T17:58:46Z2016-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAHB, W. F.; ALMEIDA, F. J. de. Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 627 – 648, set./dez. 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLASahb, Warlley FerreiraAlmeida, Fernando José deinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-04-14T18:12:40Zoai:localhost:1/11032Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2016-04-14T18:12:40Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais Higher Education expansion in MERCOSUR: analysis of the brazilian scenario, the possibilities brought by distance education and the relevance of the transnationals curriculum bases |
title |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais |
spellingShingle |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais Sahb, Warlley Ferreira Políticas educacionais Educação Superior Internacionalização da educação superior MERCOSUL Currículo |
title_short |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais |
title_full |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais |
title_fullStr |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais |
title_full_unstemmed |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais |
title_sort |
Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais |
author |
Sahb, Warlley Ferreira |
author_facet |
Sahb, Warlley Ferreira Almeida, Fernando José de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Fernando José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sahb, Warlley Ferreira Almeida, Fernando José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educacionais Educação Superior Internacionalização da educação superior MERCOSUL Currículo |
topic |
Políticas educacionais Educação Superior Internacionalização da educação superior MERCOSUL Currículo |
description |
This paper analyzes the current educational policy of integration of South America from the Brazilian perspective, through the verification of the increase of opportunities for the higher education in Brazil, and the analysis of the actions of the Mercosur Educational Sector (SEM). This work also highlights the important role that the technologies resources play when applied to education and distance education. For this purpose, was performed a comparison with the process of expansion of higher education in Europe, by using the Bologna Process and the most recent actions regarding this movement, such as the presentation of the Virtual Mobility (MV) concept as a strategy to accomplish the goal of conducting a cross-border education with the support of distance education. As a conclusion, this work defends the creation of transnational curriculum bases experiences would function as an articulator of knowledge and produced in Latin America, and as promoters of regional integration and development policies. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-14T17:58:46Z 2016-04-14T17:58:46Z 2016-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAHB, W. F.; ALMEIDA, F. J. de. Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 627 – 648, set./dez. 2015. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032 |
identifier_str_mv |
SAHB, W. F.; ALMEIDA, F. J. de. Expansão da Educação Superior no MERCOSUL: análise do cenário brasileiro, as possibilidades trazidas pela educação a distância e a relevância de bases curriculares transnacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 3, p. 627 – 648, set./dez. 2015. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815438936926846976 |