Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Luciana Batista
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Ronei Ximenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34701
Resumo: This article presents a part of an exploratory study that investigated possible relationships between personal characteristics, digital information and communication technologies domain, and the academic performance of bachelor students at distance learning studies. This research, whose results have already been presented and are recorded in annals of congresses in the area of education, focused on students’ perceptions about the possible factors associated with their academic performance results obtained. Data were collected in semistructured interviews with 27 students and analyzed using Laurence Bardin content analysis. The following factors are considered to affect performance: lack of organization of study time, difficulty in interacting with peers, course structure and dissatisfaction with classes by videoconference. These factors indicated possible difficulties of adaptation when the student leaves the conventional face-to-face model and enters a distancelearning course.
id UFLA_1f2b9741c36bfb74fb64491f377b4b6e
oai_identifier_str oai:localhost:1/34701
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distânciaPerception of students of their academic performance in distance bachelor degreesFormação de professoresEducação a distânciaTecnologia educacionalPerfil do estudanteDistance educationEducational technologyThis article presents a part of an exploratory study that investigated possible relationships between personal characteristics, digital information and communication technologies domain, and the academic performance of bachelor students at distance learning studies. This research, whose results have already been presented and are recorded in annals of congresses in the area of education, focused on students’ perceptions about the possible factors associated with their academic performance results obtained. Data were collected in semistructured interviews with 27 students and analyzed using Laurence Bardin content analysis. The following factors are considered to affect performance: lack of organization of study time, difficulty in interacting with peers, course structure and dissatisfaction with classes by videoconference. These factors indicated possible difficulties of adaptation when the student leaves the conventional face-to-face model and enters a distancelearning course.Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa exploratória que investigou possíveis relações entre características pessoais, domínio de tecnologias digitais de informação e comunicação e o desempenho escolar de estudantes de licenciaturas a distância. A pesquisa, cujos resultados já foram apresentados e constam em anais de congressos da área de educação, teve como foco a percepção de estudantes sobre os possíveis fatores associados aos resultados de desempenho acadêmico que obtiveram. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes e analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Consideram fatores que afetam o desempenho: falta de organização do tempo de estudo, dificuldade de interação com colegas, estrutura do curso e descontentamento com aulas por videoconferência. Esses fatores indicaram possíveis dificuldades de adaptação quando o estudante sai do modelo presencial convencional e ingressa em um curso a distância.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2019-06-07T19:31:07Z2019-06-07T19:31:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSERAFIM, L. B. MARTINS, R. X. Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 162-171, jul./dez. 2016.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34701Inclusão Socialreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSerafim, Luciana BatistaMartins, Ronei Ximenespor2019-06-07T19:32:08Zoai:localhost:1/34701Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-06-07T19:32:08Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
Perception of students of their academic performance in distance bachelor degrees
title Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
spellingShingle Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
Serafim, Luciana Batista
Formação de professores
Educação a distância
Tecnologia educacional
Perfil do estudante
Distance education
Educational technology
title_short Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
title_full Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
title_fullStr Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
title_full_unstemmed Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
title_sort Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância
author Serafim, Luciana Batista
author_facet Serafim, Luciana Batista
Martins, Ronei Ximenes
author_role author
author2 Martins, Ronei Ximenes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Luciana Batista
Martins, Ronei Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação a distância
Tecnologia educacional
Perfil do estudante
Distance education
Educational technology
topic Formação de professores
Educação a distância
Tecnologia educacional
Perfil do estudante
Distance education
Educational technology
description This article presents a part of an exploratory study that investigated possible relationships between personal characteristics, digital information and communication technologies domain, and the academic performance of bachelor students at distance learning studies. This research, whose results have already been presented and are recorded in annals of congresses in the area of education, focused on students’ perceptions about the possible factors associated with their academic performance results obtained. Data were collected in semistructured interviews with 27 students and analyzed using Laurence Bardin content analysis. The following factors are considered to affect performance: lack of organization of study time, difficulty in interacting with peers, course structure and dissatisfaction with classes by videoconference. These factors indicated possible difficulties of adaptation when the student leaves the conventional face-to-face model and enters a distancelearning course.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-07T19:31:07Z
2019-06-07T19:31:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SERAFIM, L. B. MARTINS, R. X. Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 162-171, jul./dez. 2016.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34701
identifier_str_mv SERAFIM, L. B. MARTINS, R. X. Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância. Inclusão Social, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 162-171, jul./dez. 2016.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/34701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Inclusão Social
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835062259941376