Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana Cristina Candido Camargos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJQ4
Resumo: Promover a formação continuada de professores de Ciências da Natureza utilizando ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), consorciando vários saberes, proporcionando debates e estudos entre os sujeitos e gerar conhecimento sobre a formação continuada é a proposta do curso de especialização lato senso em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). No presente trabalho, identificamos e analisamos quais foram às contribuições proporcionadas pelo curso à formação de professores de Ciências em exercício docente. O estudo investigou as vivências de 10 professores-cursistas de uma turma do ENCI. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário e as participações em fóruns da disciplina Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Para discutir a natureza das respostas foi utilizada análise qualitativa dos dados. Como contribuições do curso para a formação docente encontramos o aprimoramento do sujeito enquanto docente e pesquisador de sua prática pedagógica e uma maior percepção da importância do aluno no processo de aprendizagem numa perspectiva mais sócio construtivista. As dificuldades vivenciadas em sua maioria remetem às dificuldades técnicas ligadas ao manuseio das ferramentas do computador e ao desconhecimento de ambientes virtuais, seu funcionamento e tempo de dedicação ao curso. A modalidade do curso (a distancia) foi um fator importante, a comodidade na realização das atividades, onde o cursista pode aproveitar as horas vagas do trabalho para o estudo. A interação, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, proporcionou o intercâmbio de experiências e o encurtamento da distância física entre os cursistas. O presente trabalho possibilita concluir que a educação a distância aparece como modalidade de educação extremamente adequada para atender as demandas educacionais dos sujeitos pesquisados. Deste modo, estudos realizados sobre vivências de cursistas durante e após cursos via Educação a Distância contribuem na concepção de metodologias, estratégias e materiais de ensino que criem condições efetivamente eficientes para uma aprendizagem autônoma.
id UFMG_b323dead54cf2ee4d44cce3c5b59635e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATJQ4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Santer Alvares de MatosTatiana Cristina Candido Camargos2019-08-11T16:35:46Z2019-08-11T16:35:46Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJQ4Promover a formação continuada de professores de Ciências da Natureza utilizando ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), consorciando vários saberes, proporcionando debates e estudos entre os sujeitos e gerar conhecimento sobre a formação continuada é a proposta do curso de especialização lato senso em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). No presente trabalho, identificamos e analisamos quais foram às contribuições proporcionadas pelo curso à formação de professores de Ciências em exercício docente. O estudo investigou as vivências de 10 professores-cursistas de uma turma do ENCI. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário e as participações em fóruns da disciplina Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Para discutir a natureza das respostas foi utilizada análise qualitativa dos dados. Como contribuições do curso para a formação docente encontramos o aprimoramento do sujeito enquanto docente e pesquisador de sua prática pedagógica e uma maior percepção da importância do aluno no processo de aprendizagem numa perspectiva mais sócio construtivista. As dificuldades vivenciadas em sua maioria remetem às dificuldades técnicas ligadas ao manuseio das ferramentas do computador e ao desconhecimento de ambientes virtuais, seu funcionamento e tempo de dedicação ao curso. A modalidade do curso (a distancia) foi um fator importante, a comodidade na realização das atividades, onde o cursista pode aproveitar as horas vagas do trabalho para o estudo. A interação, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, proporcionou o intercâmbio de experiências e o encurtamento da distância física entre os cursistas. O presente trabalho possibilita concluir que a educação a distância aparece como modalidade de educação extremamente adequada para atender as demandas educacionais dos sujeitos pesquisados. Deste modo, estudos realizados sobre vivências de cursistas durante e após cursos via Educação a Distância contribuem na concepção de metodologias, estratégias e materiais de ensino que criem condições efetivamente eficientes para uma aprendizagem autônoma.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaEducaçãoProfessores  FormaçãoCiência  Estudo e ensinoEducação a distânciaFormação docenteEnsino de Ciências por investigaçãoFormação continuadaEstudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_enci___estudo_sobre_as_viv_ncias_se_cursistas_e_contribui__es__para_a_forma__o_docente_de_um_curso_de_especiali_1.pdfapplication/pdf618668https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJQ4/1/monografia_enci___estudo_sobre_as_viv_ncias_se_cursistas_e_contribui__es__para_a_forma__o_docente_de_um_curso_de_especiali_1.pdf6f4db0cd25bdd4223499639f9badbebaMD51TEXTmonografia_enci___estudo_sobre_as_viv_ncias_se_cursistas_e_contribui__es__para_a_forma__o_docente_de_um_curso_de_especiali_1.pdf.txtmonografia_enci___estudo_sobre_as_viv_ncias_se_cursistas_e_contribui__es__para_a_forma__o_docente_de_um_curso_de_especiali_1.pdf.txtExtracted texttext/plain115735https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJQ4/2/monografia_enci___estudo_sobre_as_viv_ncias_se_cursistas_e_contribui__es__para_a_forma__o_docente_de_um_curso_de_especiali_1.pdf.txt6227ba4ba0cdc76f4869115dbbf86941MD521843/BUOS-9ATJQ42019-11-14 10:26:09.016oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9ATJQ4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:26:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
title Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
spellingShingle Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
Tatiana Cristina Candido Camargos
Educação a distância
Formação docente
Ensino de Ciências por investigação
Formação continuada
Ensino à distância
Educação
Professores  Formação
Ciência  Estudo e ensino
title_short Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
title_full Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
title_fullStr Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
title_full_unstemmed Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
title_sort Estudo sobre as vivências de cursistas e contribuições para a formação docente de um curso de especialização a distância
author Tatiana Cristina Candido Camargos
author_facet Tatiana Cristina Candido Camargos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santer Alvares de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiana Cristina Candido Camargos
contributor_str_mv Santer Alvares de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Formação docente
Ensino de Ciências por investigação
Formação continuada
topic Educação a distância
Formação docente
Ensino de Ciências por investigação
Formação continuada
Ensino à distância
Educação
Professores  Formação
Ciência  Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino à distância
Educação
Professores  Formação
Ciência  Estudo e ensino
description Promover a formação continuada de professores de Ciências da Natureza utilizando ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), consorciando vários saberes, proporcionando debates e estudos entre os sujeitos e gerar conhecimento sobre a formação continuada é a proposta do curso de especialização lato senso em Ensino de Ciências por Investigação (ENCI). No presente trabalho, identificamos e analisamos quais foram às contribuições proporcionadas pelo curso à formação de professores de Ciências em exercício docente. O estudo investigou as vivências de 10 professores-cursistas de uma turma do ENCI. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: um questionário e as participações em fóruns da disciplina Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação. Para discutir a natureza das respostas foi utilizada análise qualitativa dos dados. Como contribuições do curso para a formação docente encontramos o aprimoramento do sujeito enquanto docente e pesquisador de sua prática pedagógica e uma maior percepção da importância do aluno no processo de aprendizagem numa perspectiva mais sócio construtivista. As dificuldades vivenciadas em sua maioria remetem às dificuldades técnicas ligadas ao manuseio das ferramentas do computador e ao desconhecimento de ambientes virtuais, seu funcionamento e tempo de dedicação ao curso. A modalidade do curso (a distancia) foi um fator importante, a comodidade na realização das atividades, onde o cursista pode aproveitar as horas vagas do trabalho para o estudo. A interação, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, proporcionou o intercâmbio de experiências e o encurtamento da distância física entre os cursistas. O presente trabalho possibilita concluir que a educação a distância aparece como modalidade de educação extremamente adequada para atender as demandas educacionais dos sujeitos pesquisados. Deste modo, estudos realizados sobre vivências de cursistas durante e após cursos via Educação a Distância contribuem na concepção de metodologias, estratégias e materiais de ensino que criem condições efetivamente eficientes para uma aprendizagem autônoma.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:35:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJQ4
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9ATJQ4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJQ4/1/monografia_enci___estudo_sobre_as_viv_ncias_se_cursistas_e_contribui__es__para_a_forma__o_docente_de_um_curso_de_especiali_1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9ATJQ4/2/monografia_enci___estudo_sobre_as_viv_ncias_se_cursistas_e_contribui__es__para_a_forma__o_docente_de_um_curso_de_especiali_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f4db0cd25bdd4223499639f9badbeba
6227ba4ba0cdc76f4869115dbbf86941
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589272176951296