Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo Henrique Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro, Andressa Aparecida, Festozo, Marina Battistetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809
Resumo: This work begins with an activity carried out in the Supervised Stage III of the Biological Sciences course in Federal University of Lavras. It was made an analysis by the students about "Boy and the World", animated film by Alê Abreu. This activity aimed to complement and improve the training on Critical Environmental Education and to discuss the importance of using cinema in educational process. To discuss the film analysis o made by the students, a qualitative methodology was used, through thematic categorization. Using the categories analysis we perceive that most of the students were able to understand Critical Environmental Education in a broad way and not only in their biological sense. This evidences the importance of taking advantage of the stage’s moments of collective discussion to appropriate aspects relevant for the initial formation of critical, reflexive and transformative teachers.
id UFLA_22e6333d63e2132577eb0bac203a4373
oai_identifier_str oai:localhost:1/33809
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professoresDialogue between the film "Boy and the World" and critical environmental education in teacher trainingUn diálogo entre la película "El niño y el mundo" y la educación ambiental crítica en la formación de profesoresEducação ambientalFormação inicial de professoresEstágio supervisionadoEnvironmental educationInitial teacher trainingSupervised internshipEducación ambientalFormación inicial de professoresPasantía supervisionadoThis work begins with an activity carried out in the Supervised Stage III of the Biological Sciences course in Federal University of Lavras. It was made an analysis by the students about "Boy and the World", animated film by Alê Abreu. This activity aimed to complement and improve the training on Critical Environmental Education and to discuss the importance of using cinema in educational process. To discuss the film analysis o made by the students, a qualitative methodology was used, through thematic categorization. Using the categories analysis we perceive that most of the students were able to understand Critical Environmental Education in a broad way and not only in their biological sense. This evidences the importance of taking advantage of the stage’s moments of collective discussion to appropriate aspects relevant for the initial formation of critical, reflexive and transformative teachers.Este trabalho busca relatar uma atividade realizada no Estágio Supervisionado III do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Lavras, MG a qual buscou estabeler um diálogo entre a educação ambiental crítica e o filme “O menino e o mundo”, uma animação de Alê Abreu. Essa atividade teve o intuito de estabelecer um diálogo entre a educação ambiental crítica e o filme “O menino e o mundo” a partir das falas dos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras,MG. as análises do filme realizadas pelos alunos, foi utilizada a Metodologia Qualitativa, por meio da Categorização Temática. Utilizando as análises das categorias foi possível perceber que a maioria dos alunos compreenderam a Educação Ambiental Crítica de uma maneira ampla e não apenas em seu sentido biológico, o que evidencia a importância de aproveitar tais momentos de discussão coletiva do estágio para se apropriar de aspectos relevantes para formação inicial de professores críticos, reflexivos e transformadores.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)2019-04-24T17:32:52Z2019-04-24T17:32:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B. Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 79-88, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181942.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gustavo Henrique AlvesCastro, Andressa AparecidaFestozo, Marina Battistettipor2019-04-24T17:32:53Zoai:localhost:1/33809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-04-24T17:32:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
Dialogue between the film "Boy and the World" and critical environmental education in teacher training
Un diálogo entre la película "El niño y el mundo" y la educación ambiental crítica en la formación de profesores
title Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
spellingShingle Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
Silva, Gustavo Henrique Alves
Educação ambiental
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Environmental education
Initial teacher training
Supervised internship
Educación ambiental
Formación inicial de professores
Pasantía supervisionado
title_short Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
title_full Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
title_fullStr Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
title_full_unstemmed Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
title_sort Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
author Silva, Gustavo Henrique Alves
author_facet Silva, Gustavo Henrique Alves
Castro, Andressa Aparecida
Festozo, Marina Battistetti
author_role author
author2 Castro, Andressa Aparecida
Festozo, Marina Battistetti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gustavo Henrique Alves
Castro, Andressa Aparecida
Festozo, Marina Battistetti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Environmental education
Initial teacher training
Supervised internship
Educación ambiental
Formación inicial de professores
Pasantía supervisionado
topic Educação ambiental
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Environmental education
Initial teacher training
Supervised internship
Educación ambiental
Formación inicial de professores
Pasantía supervisionado
description This work begins with an activity carried out in the Supervised Stage III of the Biological Sciences course in Federal University of Lavras. It was made an analysis by the students about "Boy and the World", animated film by Alê Abreu. This activity aimed to complement and improve the training on Critical Environmental Education and to discuss the importance of using cinema in educational process. To discuss the film analysis o made by the students, a qualitative methodology was used, through thematic categorization. Using the categories analysis we perceive that most of the students were able to understand Critical Environmental Education in a broad way and not only in their biological sense. This evidences the importance of taking advantage of the stage’s moments of collective discussion to appropriate aspects relevant for the initial formation of critical, reflexive and transformative teachers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-24T17:32:52Z
2019-04-24T17:32:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B. Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 79-88, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181942.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809
identifier_str_mv SILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B. Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 79-88, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181942.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)
dc.source.none.fl_str_mv Fórum Ambiental da Alta Paulista
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439339368218624