Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809 |
Resumo: | This work begins with an activity carried out in the Supervised Stage III of the Biological Sciences course in Federal University of Lavras. It was made an analysis by the students about "Boy and the World", animated film by Alê Abreu. This activity aimed to complement and improve the training on Critical Environmental Education and to discuss the importance of using cinema in educational process. To discuss the film analysis o made by the students, a qualitative methodology was used, through thematic categorization. Using the categories analysis we perceive that most of the students were able to understand Critical Environmental Education in a broad way and not only in their biological sense. This evidences the importance of taking advantage of the stage’s moments of collective discussion to appropriate aspects relevant for the initial formation of critical, reflexive and transformative teachers. |
id |
UFLA_22e6333d63e2132577eb0bac203a4373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/33809 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professoresDialogue between the film "Boy and the World" and critical environmental education in teacher trainingUn diálogo entre la película "El niño y el mundo" y la educación ambiental crítica en la formación de profesoresEducação ambientalFormação inicial de professoresEstágio supervisionadoEnvironmental educationInitial teacher trainingSupervised internshipEducación ambientalFormación inicial de professoresPasantía supervisionadoThis work begins with an activity carried out in the Supervised Stage III of the Biological Sciences course in Federal University of Lavras. It was made an analysis by the students about "Boy and the World", animated film by Alê Abreu. This activity aimed to complement and improve the training on Critical Environmental Education and to discuss the importance of using cinema in educational process. To discuss the film analysis o made by the students, a qualitative methodology was used, through thematic categorization. Using the categories analysis we perceive that most of the students were able to understand Critical Environmental Education in a broad way and not only in their biological sense. This evidences the importance of taking advantage of the stage’s moments of collective discussion to appropriate aspects relevant for the initial formation of critical, reflexive and transformative teachers.Este trabalho busca relatar uma atividade realizada no Estágio Supervisionado III do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Lavras, MG a qual buscou estabeler um diálogo entre a educação ambiental crítica e o filme “O menino e o mundo”, uma animação de Alê Abreu. Essa atividade teve o intuito de estabelecer um diálogo entre a educação ambiental crítica e o filme “O menino e o mundo” a partir das falas dos estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras,MG. as análises do filme realizadas pelos alunos, foi utilizada a Metodologia Qualitativa, por meio da Categorização Temática. Utilizando as análises das categorias foi possível perceber que a maioria dos alunos compreenderam a Educação Ambiental Crítica de uma maneira ampla e não apenas em seu sentido biológico, o que evidencia a importância de aproveitar tais momentos de discussão coletiva do estágio para se apropriar de aspectos relevantes para formação inicial de professores críticos, reflexivos e transformadores.Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP)2019-04-24T17:32:52Z2019-04-24T17:32:52Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B. Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 79-88, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181942.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gustavo Henrique AlvesCastro, Andressa AparecidaFestozo, Marina Battistettipor2019-04-24T17:32:53Zoai:localhost:1/33809Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-04-24T17:32:53Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores Dialogue between the film "Boy and the World" and critical environmental education in teacher training Un diálogo entre la película "El niño y el mundo" y la educación ambiental crítica en la formación de profesores |
title |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores |
spellingShingle |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores Silva, Gustavo Henrique Alves Educação ambiental Formação inicial de professores Estágio supervisionado Environmental education Initial teacher training Supervised internship Educación ambiental Formación inicial de professores Pasantía supervisionado |
title_short |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores |
title_full |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores |
title_fullStr |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores |
title_sort |
Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores |
author |
Silva, Gustavo Henrique Alves |
author_facet |
Silva, Gustavo Henrique Alves Castro, Andressa Aparecida Festozo, Marina Battistetti |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Andressa Aparecida Festozo, Marina Battistetti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gustavo Henrique Alves Castro, Andressa Aparecida Festozo, Marina Battistetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Formação inicial de professores Estágio supervisionado Environmental education Initial teacher training Supervised internship Educación ambiental Formación inicial de professores Pasantía supervisionado |
topic |
Educação ambiental Formação inicial de professores Estágio supervisionado Environmental education Initial teacher training Supervised internship Educación ambiental Formación inicial de professores Pasantía supervisionado |
description |
This work begins with an activity carried out in the Supervised Stage III of the Biological Sciences course in Federal University of Lavras. It was made an analysis by the students about "Boy and the World", animated film by Alê Abreu. This activity aimed to complement and improve the training on Critical Environmental Education and to discuss the importance of using cinema in educational process. To discuss the film analysis o made by the students, a qualitative methodology was used, through thematic categorization. Using the categories analysis we perceive that most of the students were able to understand Critical Environmental Education in a broad way and not only in their biological sense. This evidences the importance of taking advantage of the stage’s moments of collective discussion to appropriate aspects relevant for the initial formation of critical, reflexive and transformative teachers. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-24T17:32:52Z 2019-04-24T17:32:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B. Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 79-88, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181942. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809 |
identifier_str_mv |
SILVA, G. H. A.; CASTRO, A. A.; FESTOZO, M. B. Um diálogo entre o filme “O menino e o mundo” e a educação ambiental crítica na formação de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 79-88, 2018. DOI: 10.17271/1980082714320181942. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista (ANAP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fórum Ambiental da Alta Paulista reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439339368218624 |