Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627 |
Resumo: | Given the peculiarities of teaching career in higher education, in Brazil, and the varied impacts in terms of occupational stress and burnout syndrome, this essay aims to reflect on these constructs, propose an integrative model and indicate possibilities for research with teachers on this level of education. The theoretical reflects on both constructs and on such peculiarities of the teaching profession in higher education. For future research, a integrative model was proposed, as well a schedule that includes methodological aspects (aiming depth understanding of the issues and their interrelations, as well as extension findings and validation of the proposed model) and thematic aspects (thematic connections with other constructs adherent to field of organizational behavior). The fulfillment of this agenda seeks to contribute both conceptual/academically as a practical/professionally, providing support to people management e within higher education institutions. |
id |
UFLA_322b5332624222c6227cfe556605d340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/45627 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superiorOccupational stress and Burnout Syndrome: proposal of an integrative model and perspectives of research with teachers in higher educationEl estrés laboral y el Síndrome de Burnout: propuesta de un modelo integrador y de perspectivas de investigación con profesores universitariosEstresse ocupacionalSíndrome de burnoutModelo integrativoProfessores universitários - Doenças ocupacionaisOccupational stressBurnout syndromeIntegrative modelTeachersHigher educationGiven the peculiarities of teaching career in higher education, in Brazil, and the varied impacts in terms of occupational stress and burnout syndrome, this essay aims to reflect on these constructs, propose an integrative model and indicate possibilities for research with teachers on this level of education. The theoretical reflects on both constructs and on such peculiarities of the teaching profession in higher education. For future research, a integrative model was proposed, as well a schedule that includes methodological aspects (aiming depth understanding of the issues and their interrelations, as well as extension findings and validation of the proposed model) and thematic aspects (thematic connections with other constructs adherent to field of organizational behavior). The fulfillment of this agenda seeks to contribute both conceptual/academically as a practical/professionally, providing support to people management e within higher education institutions.Diante de peculiaridades da carreira docente no nível superior, no Brasil, e dos impactos variados em termos do estresse ocupacional e da síndrome de burnout, este ensaio tem como propósito refletir sobre os construtos, propor um modelo integrativo e indicar possibilidades de pesquisas com docentes desse nível de ensino. O referencial teórico reflete sobre tais construtos e peculiaridades da profissão docente no nível superior. Para pesquisas futuras, propôs-se o referido modelo e uma agenda que inclui aspectos metodológicos (visando profundidade à compreensão dos temas e de suas interrelações, assim como extensão de conclusões e validação do modelo proposto) e temáticos (conexões temáticas com outros construtos aderentes ao campo do comportamento organizacional). O cumprimento de tal agenda busca contribuir tanto conceitual/academicamente como prática/profissionalmente, fornecendo subsídios para uma gestão de pessoas mais humana no âmbito das instituições de ensino superior.Universidade Salvador - UNIFACS2020-11-27T18:10:20Z2020-11-27T18:10:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAIVA, K. C. M. de; GOMES, M. A. do N.; HELAL, D. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 3, p. 285-309, set./dez. 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627Gestão & Planejamentoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Kely César Martins deGomes, Maria Ângela do NascimentoHelal, Diogo Henriquepor2020-11-27T18:11:23Zoai:localhost:1/45627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-27T18:11:23Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior Occupational stress and Burnout Syndrome: proposal of an integrative model and perspectives of research with teachers in higher education El estrés laboral y el Síndrome de Burnout: propuesta de un modelo integrador y de perspectivas de investigación con profesores universitarios |
title |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior |
spellingShingle |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior Paiva, Kely César Martins de Estresse ocupacional Síndrome de burnout Modelo integrativo Professores universitários - Doenças ocupacionais Occupational stress Burnout syndrome Integrative model Teachers Higher education |
title_short |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior |
title_full |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior |
title_fullStr |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior |
title_sort |
Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior |
author |
Paiva, Kely César Martins de |
author_facet |
Paiva, Kely César Martins de Gomes, Maria Ângela do Nascimento Helal, Diogo Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Ângela do Nascimento Helal, Diogo Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Kely César Martins de Gomes, Maria Ângela do Nascimento Helal, Diogo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estresse ocupacional Síndrome de burnout Modelo integrativo Professores universitários - Doenças ocupacionais Occupational stress Burnout syndrome Integrative model Teachers Higher education |
topic |
Estresse ocupacional Síndrome de burnout Modelo integrativo Professores universitários - Doenças ocupacionais Occupational stress Burnout syndrome Integrative model Teachers Higher education |
description |
Given the peculiarities of teaching career in higher education, in Brazil, and the varied impacts in terms of occupational stress and burnout syndrome, this essay aims to reflect on these constructs, propose an integrative model and indicate possibilities for research with teachers on this level of education. The theoretical reflects on both constructs and on such peculiarities of the teaching profession in higher education. For future research, a integrative model was proposed, as well a schedule that includes methodological aspects (aiming depth understanding of the issues and their interrelations, as well as extension findings and validation of the proposed model) and thematic aspects (thematic connections with other constructs adherent to field of organizational behavior). The fulfillment of this agenda seeks to contribute both conceptual/academically as a practical/professionally, providing support to people management e within higher education institutions. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2020-11-27T18:10:20Z 2020-11-27T18:10:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, K. C. M. de; GOMES, M. A. do N.; HELAL, D. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 3, p. 285-309, set./dez. 2015. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627 |
identifier_str_mv |
PAIVA, K. C. M. de; GOMES, M. A. do N.; HELAL, D. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 3, p. 285-309, set./dez. 2015. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador - UNIFACS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Salvador - UNIFACS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Planejamento reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784550159856697344 |