Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Kely César Martins de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Maria Ângela do Nascimento, Helal, Diogo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627
Resumo: Given the peculiarities of teaching career in higher education, in Brazil, and the varied impacts in terms of occupational stress and burnout syndrome, this essay aims to reflect on these constructs, propose an integrative model and indicate possibilities for research with teachers on this level of education. The theoretical reflects on both constructs and on such peculiarities of the teaching profession in higher education. For future research, a integrative model was proposed, as well a schedule that includes methodological aspects (aiming depth understanding of the issues and their interrelations, as well as extension findings and validation of the proposed model) and thematic aspects (thematic connections with other constructs adherent to field of organizational behavior). The fulfillment of this agenda seeks to contribute both conceptual/academically as a practical/professionally, providing support to people management e within higher education institutions.
id UFLA_322b5332624222c6227cfe556605d340
oai_identifier_str oai:localhost:1/45627
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superiorOccupational stress and Burnout Syndrome: proposal of an integrative model and perspectives of research with teachers in higher educationEl estrés laboral y el Síndrome de Burnout: propuesta de un modelo integrador y de perspectivas de investigación con profesores universitariosEstresse ocupacionalSíndrome de burnoutModelo integrativoProfessores universitários - Doenças ocupacionaisOccupational stressBurnout syndromeIntegrative modelTeachersHigher educationGiven the peculiarities of teaching career in higher education, in Brazil, and the varied impacts in terms of occupational stress and burnout syndrome, this essay aims to reflect on these constructs, propose an integrative model and indicate possibilities for research with teachers on this level of education. The theoretical reflects on both constructs and on such peculiarities of the teaching profession in higher education. For future research, a integrative model was proposed, as well a schedule that includes methodological aspects (aiming depth understanding of the issues and their interrelations, as well as extension findings and validation of the proposed model) and thematic aspects (thematic connections with other constructs adherent to field of organizational behavior). The fulfillment of this agenda seeks to contribute both conceptual/academically as a practical/professionally, providing support to people management e within higher education institutions.Diante de peculiaridades da carreira docente no nível superior, no Brasil, e dos impactos variados em termos do estresse ocupacional e da síndrome de burnout, este ensaio tem como propósito refletir sobre os construtos, propor um modelo integrativo e indicar possibilidades de pesquisas com docentes desse nível de ensino. O referencial teórico reflete sobre tais construtos e peculiaridades da profissão docente no nível superior. Para pesquisas futuras, propôs-se o referido modelo e uma agenda que inclui aspectos metodológicos (visando profundidade à compreensão dos temas e de suas interrelações, assim como extensão de conclusões e validação do modelo proposto) e temáticos (conexões temáticas com outros construtos aderentes ao campo do comportamento organizacional). O cumprimento de tal agenda busca contribuir tanto conceitual/academicamente como prática/profissionalmente, fornecendo subsídios para uma gestão de pessoas mais humana no âmbito das instituições de ensino superior.Universidade Salvador - UNIFACS2020-11-27T18:10:20Z2020-11-27T18:10:20Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAIVA, K. C. M. de; GOMES, M. A. do N.; HELAL, D. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 3, p. 285-309, set./dez. 2015.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627Gestão & Planejamentoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Kely César Martins deGomes, Maria Ângela do NascimentoHelal, Diogo Henriquepor2020-11-27T18:11:23Zoai:localhost:1/45627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-27T18:11:23Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
Occupational stress and Burnout Syndrome: proposal of an integrative model and perspectives of research with teachers in higher education
El estrés laboral y el Síndrome de Burnout: propuesta de un modelo integrador y de perspectivas de investigación con profesores universitarios
title Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
spellingShingle Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
Paiva, Kely César Martins de
Estresse ocupacional
Síndrome de burnout
Modelo integrativo
Professores universitários - Doenças ocupacionais
Occupational stress
Burnout syndrome
Integrative model
Teachers
Higher education
title_short Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
title_full Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
title_fullStr Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
title_full_unstemmed Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
title_sort Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior
author Paiva, Kely César Martins de
author_facet Paiva, Kely César Martins de
Gomes, Maria Ângela do Nascimento
Helal, Diogo Henrique
author_role author
author2 Gomes, Maria Ângela do Nascimento
Helal, Diogo Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Kely César Martins de
Gomes, Maria Ângela do Nascimento
Helal, Diogo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse ocupacional
Síndrome de burnout
Modelo integrativo
Professores universitários - Doenças ocupacionais
Occupational stress
Burnout syndrome
Integrative model
Teachers
Higher education
topic Estresse ocupacional
Síndrome de burnout
Modelo integrativo
Professores universitários - Doenças ocupacionais
Occupational stress
Burnout syndrome
Integrative model
Teachers
Higher education
description Given the peculiarities of teaching career in higher education, in Brazil, and the varied impacts in terms of occupational stress and burnout syndrome, this essay aims to reflect on these constructs, propose an integrative model and indicate possibilities for research with teachers on this level of education. The theoretical reflects on both constructs and on such peculiarities of the teaching profession in higher education. For future research, a integrative model was proposed, as well a schedule that includes methodological aspects (aiming depth understanding of the issues and their interrelations, as well as extension findings and validation of the proposed model) and thematic aspects (thematic connections with other constructs adherent to field of organizational behavior). The fulfillment of this agenda seeks to contribute both conceptual/academically as a practical/professionally, providing support to people management e within higher education institutions.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-11-27T18:10:20Z
2020-11-27T18:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, K. C. M. de; GOMES, M. A. do N.; HELAL, D. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 3, p. 285-309, set./dez. 2015.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627
identifier_str_mv PAIVA, K. C. M. de; GOMES, M. A. do N.; HELAL, D. H. Estresse ocupacional e Síndrome de Burnout: proposição de um modelo integrativo e perspectivas de pesquisa junto a docentes do ensino superior. Gestão & Planejamento, Salvador, v. 16, n. 3, p. 285-309, set./dez. 2015.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador - UNIFACS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Salvador - UNIFACS
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Planejamento
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550159856697344