O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391 |
Resumo: | Afro-Brazilian culture has always been greatly undervalued in the formation process of Brazil and the Brazilian people. From this perspective that the discipline of Ecology Teaching Methodology of the Federal University of Lavras brought the proposal of working the contents of Ecology in dialogue with the Afro-Brazilian culture. This aim was for the licenciandos to know, recognize and value this culture. Thus, the present work aims to investigate if the students succeeded in establishing a dialogue between Afro-Brazilian culture and teaching in ecology and how they did it. For this analysis was used the qualitative method, and within this the analysis of content with the categorization. With this analysis we perceive the importance of this theme in teacher training, so that they can take to the classroom a contextualized and transversal teaching that recognizes the contribution of these people to this Brazilian plural society. |
id |
UFLA_3bf8ffe747335b76bb4cd8eeabec25eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46391 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologiaThe teaching of ecology in dialogue with afro-brazilian culture in the initial science and biology teachers training: an analysis of the discipline of teaching methodology in ecologyLa enseñanza de la ecología en dialogo con la cultura afro-brasileña en la formación inicial de profesores de ciencias y biología: un análisis de la disciplina de metodología de enseñanza en ecologíaCultura afro-brasileiraFormação inicial de professoresCiências e biologiaAfro-brazilian cultureInitial teacher trainingScience and biologyAfro-Brazilian culture has always been greatly undervalued in the formation process of Brazil and the Brazilian people. From this perspective that the discipline of Ecology Teaching Methodology of the Federal University of Lavras brought the proposal of working the contents of Ecology in dialogue with the Afro-Brazilian culture. This aim was for the licenciandos to know, recognize and value this culture. Thus, the present work aims to investigate if the students succeeded in establishing a dialogue between Afro-Brazilian culture and teaching in ecology and how they did it. For this analysis was used the qualitative method, and within this the analysis of content with the categorization. With this analysis we perceive the importance of this theme in teacher training, so that they can take to the classroom a contextualized and transversal teaching that recognizes the contribution of these people to this Brazilian plural society.A cultura afro-brasileira sempre foi muito desvalorizada no processo de formação do Brasil e do povo brasileiro. Foi nessa perspectiva que a disciplina de Metodologia do Ensino em Ecologia da Universidade Federal de Lavras trouxe a proposta de se trabalhar os conteúdos de Ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira. Essa visava que os licenciandos conhecessem, reconhecessem e valorizassem essa cultura. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar se os alunos conseguiram estabelecer um diálogo entre a cultura afro-brasileira e o ensino em ecologia e como o fizeram. Para essa análise foi utilizado o método qualitativo, e dentro deste a análise de conteúdo com a categorização. Com essa análise percebemos a importância dessa temática na formação de professores, para que esses possam levar para as salas de aula um ensino contextualizado e transversal, que reconheça a contribuição desse povo para essa sociedade plural brasileira.ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista2021-05-26T19:02:38Z2021-05-26T19:02:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, B. M. de F. et al. O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202314.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Bruna Mayrinck de FreitasSousa, Isabela AlbericoSouza, Ellen Gonzaga LimaNascimento Junior, Antonio Fernandespor2021-05-26T19:02:52Zoai:localhost:1/46391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2021-05-26T19:02:52Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia The teaching of ecology in dialogue with afro-brazilian culture in the initial science and biology teachers training: an analysis of the discipline of teaching methodology in ecology La enseñanza de la ecología en dialogo con la cultura afro-brasileña en la formación inicial de profesores de ciencias y biología: un análisis de la disciplina de metodología de enseñanza en ecología |
title |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia |
spellingShingle |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas Cultura afro-brasileira Formação inicial de professores Ciências e biologia Afro-brazilian culture Initial teacher training Science and biology |
title_short |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia |
title_full |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia |
title_fullStr |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia |
title_full_unstemmed |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia |
title_sort |
O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia |
author |
Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas |
author_facet |
Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas Sousa, Isabela Alberico Souza, Ellen Gonzaga Lima Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Isabela Alberico Souza, Ellen Gonzaga Lima Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Bruna Mayrinck de Freitas Sousa, Isabela Alberico Souza, Ellen Gonzaga Lima Nascimento Junior, Antonio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira Formação inicial de professores Ciências e biologia Afro-brazilian culture Initial teacher training Science and biology |
topic |
Cultura afro-brasileira Formação inicial de professores Ciências e biologia Afro-brazilian culture Initial teacher training Science and biology |
description |
Afro-Brazilian culture has always been greatly undervalued in the formation process of Brazil and the Brazilian people. From this perspective that the discipline of Ecology Teaching Methodology of the Federal University of Lavras brought the proposal of working the contents of Ecology in dialogue with the Afro-Brazilian culture. This aim was for the licenciandos to know, recognize and value this culture. Thus, the present work aims to investigate if the students succeeded in establishing a dialogue between Afro-Brazilian culture and teaching in ecology and how they did it. For this analysis was used the qualitative method, and within this the analysis of content with the categorization. With this analysis we perceive the importance of this theme in teacher training, so that they can take to the classroom a contextualized and transversal teaching that recognizes the contribution of these people to this Brazilian plural society. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-26T19:02:38Z 2021-05-26T19:02:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REZENDE, B. M. de F. et al. O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202314. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391 |
identifier_str_mv |
REZENDE, B. M. de F. et al. O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 1, p. 15-28, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716120202314. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835050594533376 |