A motivação de servidores públicos em uma instituição de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39581 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo identificar e discutir os fatores que motivaram os servidores de uma Pró-Reitoria de uma Instituição Federal de Ensino Superior a ingressarem no serviço público e quais fatores os levaram a permanecer na mesma instituição adotada pela pesquisa. O presente estudo questionou quais fatores motivam e quais são as expectativas que as pessoas têm ao procurarem o serviço público como opção de emprego e, bem como quais são os fatores que os incentivaram a permanecem trabalhando no setor público. A metodologia utilizada para a realização do trabalho se circunscreve em um estudo teórico referente às teorias relevantes do viés motivacional, sendo elas: a) Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow; b) Teoria X e Y de McGregor; c) Teoria Contingencial de McClenlland; d) Teoria da Expectância de Vroom; e) Teoria dos 2 fatores de Herzberg. A pesquisa se caracterizou tanto como uma pesquisa de caráter descritivo quanto de caráter qualitativo e contemplou um estudo de caso pois, visou a explicar as variáveis causas do fator motivação,no que diz respeito aos servidores públicos de um setor específico dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A partir do estudo realizado, foi possível constatar que há uma relação entre as teorias motivacionais em especial a de Maslow que sustentou o trabalho e os resultados obtidos durante a consecução da pesquisa. Dos fatores que tiveram um certo grau de relevância para o ingresso no setor público, os que mais se destacaram como de maior relevância foram: remuneração, estabilidade e oportunidade de viver novas experiências. Quanto aos fatores que motivaram os servidores a permanecerem no setor público, os que mais se destacaram no que se refere a relevância que tiveram para a maioria dos entrevistados foram: o horário, atividade realizada, remuneração, estabilidade e ambiente de trabalho. Ademais, o estudo realizado propõe um estudo mais amplo direcionado a englobar todos os demais setores da instituição contemplando um estudo que ofereça resultado pertinente para que se possa delimitar o fator motivacional nessa instituição e bem como futuramente fazer um comparativo com as demais Instituições Federais de Ensino Superior no estado de Minas Gerais. |
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A motivação de servidores públicos em uma instituição de ensino superiorMotivação. Servidor público. Setor público. Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.O presente trabalho teve por objetivo identificar e discutir os fatores que motivaram os servidores de uma Pró-Reitoria de uma Instituição Federal de Ensino Superior a ingressarem no serviço público e quais fatores os levaram a permanecer na mesma instituição adotada pela pesquisa. O presente estudo questionou quais fatores motivam e quais são as expectativas que as pessoas têm ao procurarem o serviço público como opção de emprego e, bem como quais são os fatores que os incentivaram a permanecem trabalhando no setor público. A metodologia utilizada para a realização do trabalho se circunscreve em um estudo teórico referente às teorias relevantes do viés motivacional, sendo elas: a) Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow; b) Teoria X e Y de McGregor; c) Teoria Contingencial de McClenlland; d) Teoria da Expectância de Vroom; e) Teoria dos 2 fatores de Herzberg. A pesquisa se caracterizou tanto como uma pesquisa de caráter descritivo quanto de caráter qualitativo e contemplou um estudo de caso pois, visou a explicar as variáveis causas do fator motivação,no que diz respeito aos servidores públicos de um setor específico dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior. A partir do estudo realizado, foi possível constatar que há uma relação entre as teorias motivacionais em especial a de Maslow que sustentou o trabalho e os resultados obtidos durante a consecução da pesquisa. Dos fatores que tiveram um certo grau de relevância para o ingresso no setor público, os que mais se destacaram como de maior relevância foram: remuneração, estabilidade e oportunidade de viver novas experiências. Quanto aos fatores que motivaram os servidores a permanecerem no setor público, os que mais se destacaram no que se refere a relevância que tiveram para a maioria dos entrevistados foram: o horário, atividade realizada, remuneração, estabilidade e ambiente de trabalho. Ademais, o estudo realizado propõe um estudo mais amplo direcionado a englobar todos os demais setores da instituição contemplando um estudo que ofereça resultado pertinente para que se possa delimitar o fator motivacional nessa instituição e bem como futuramente fazer um comparativo com as demais Instituições Federais de Ensino Superior no estado de Minas Gerais.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Administração e EconomiaSilva, Sabrina SoaresBoas, Ana Alice VilasVaz, Janderson MartinsResende , Nazaré Auxiliadora Braga2020-03-31T13:30:13Z2020-03-31T13:30:13Z2020-03-312018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-03-31T13:30:14Zoai:localhost:1/39581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-03-31T13:30:14Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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