Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prezzi, Celso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71370
Resumo: O presente estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição estadual do Rio Grande do Sul de ensino fundamental e médio. Seu objetivo foi analisar o nível de motivação dos servidores da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini da cidade de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa apresenta um referencial teórico sobre motivação no serviço público e faz uma análise do nível de motivação dos servidores da instituição, com base na teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Segundo Maslow, quando uma necessidade de um nível inferior da sua hierarquia é atendida, a próxima torna-se dominante. Os trabalhadores foram analisados segundo os cinco grupos de necessidades apresentados nesta teoria. A metodologia da pesquisa tem característica de estudo de caso, tem caráter qualitativo, descritiva, tendo sido escolhida a aplicação de um questionário como método de coleta de dados. Foram aplicados questionários com frases afirmativas em oito funcionários dos setores de apoio, manutenção e infra-estrutura, para que estes respondessem, concordando ou discordando, seja de forma total ou parcial. Os resultados apontados pela pesquisa não seguiram plenamente aquilo previsto por Maslow, isto é, mesmo que as necessidades de um determinado nível não estavam plenamente satisfeitas, é possível visualizar indicadores positivos em outros. Percebeu-se que os servidores não estão conseguindo satisfazer suas necessidades fisiológicas, pelo fato delas estarem relacionadas diretamente ao salário, e assim buscam a sua motivação na realização das necessidades de níveis superiores da hierarquia de Maslow, e isso vem gerando alterações nos níveis de motivação do grupo.
id UFRGS-2_421bae33635a8f4bd0584178d26d9657
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71370
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Prezzi, CelsoRodrigues, Márcio Silva2013-05-10T10:27:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/71370000871423O presente estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição estadual do Rio Grande do Sul de ensino fundamental e médio. Seu objetivo foi analisar o nível de motivação dos servidores da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini da cidade de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa apresenta um referencial teórico sobre motivação no serviço público e faz uma análise do nível de motivação dos servidores da instituição, com base na teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Segundo Maslow, quando uma necessidade de um nível inferior da sua hierarquia é atendida, a próxima torna-se dominante. Os trabalhadores foram analisados segundo os cinco grupos de necessidades apresentados nesta teoria. A metodologia da pesquisa tem característica de estudo de caso, tem caráter qualitativo, descritiva, tendo sido escolhida a aplicação de um questionário como método de coleta de dados. Foram aplicados questionários com frases afirmativas em oito funcionários dos setores de apoio, manutenção e infra-estrutura, para que estes respondessem, concordando ou discordando, seja de forma total ou parcial. Os resultados apontados pela pesquisa não seguiram plenamente aquilo previsto por Maslow, isto é, mesmo que as necessidades de um determinado nível não estavam plenamente satisfeitas, é possível visualizar indicadores positivos em outros. Percebeu-se que os servidores não estão conseguindo satisfazer suas necessidades fisiológicas, pelo fato delas estarem relacionadas diretamente ao salário, e assim buscam a sua motivação na realização das necessidades de níveis superiores da hierarquia de Maslow, e isso vem gerando alterações nos níveis de motivação do grupo.This research claimed to study the motivation in a Rio Grande do Sul state institution of primary and high school. The aim was to analize the motivation level of employees of State School Senador Alberto Pasqualini, at Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. The research presents a theoretical reference about motivation on the public service and analizes the institution employees motivation level, based on Maslow’s hierarchy of needs theory. Acording to Maslow, when a need for a lower level of the hierarchy is provided, the next level becomes dominant. The employees were analyzed according to five groups of needs presented in this theory. The research methodology has characteristics of a case study and it is qualitative and descriptive. It has been chosen the application of a form as a method of data collection. Forms were applied as affirmative sentences on eight employees of support, maintenance and infrastructure staff so that they filled it out by agreeing or disagreeing either total or partial. The results presented in the survey did not follow completely the Maslow’s theory. In other words, even if needs of a certain level were not completely satisfied it can be seen positive indicators in others. It was noticed that the employees are failing in metting their physiological needs, which are directly related to earnings, so that, they seek their motivation in meeting the needs of higher levels of Maslow’s hierarchy and this has been changing the levels of motivation of the group.application/pdfporMotivaçãoServidor públicoMotivationPublic serviceNeedsMaslowMotivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871423.pdf000871423.pdfTexto completoapplication/pdf683594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/1/000871423.pdf46372b9c28163ed166af45e1796f044cMD51TEXT000871423.pdf.txt000871423.pdf.txtExtracted Texttext/plain86392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/2/000871423.pdf.txt40abf2c4547ae5726e9961ccc0a01239MD52THUMBNAIL000871423.pdf.jpg000871423.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/3/000871423.pdf.jpgb313e9e9f7e4ce811e47da4bf228172bMD5310183/713702018-10-17 07:32:17.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
title Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
spellingShingle Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
Prezzi, Celso
Motivação
Servidor público
Motivation
Public service
Needs
Maslow
title_short Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
title_full Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
title_fullStr Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
title_full_unstemmed Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
title_sort Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
author Prezzi, Celso
author_facet Prezzi, Celso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prezzi, Celso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Silva
contributor_str_mv Rodrigues, Márcio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Servidor público
topic Motivação
Servidor público
Motivation
Public service
Needs
Maslow
dc.subject.eng.fl_str_mv Motivation
Public service
Needs
Maslow
description O presente estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição estadual do Rio Grande do Sul de ensino fundamental e médio. Seu objetivo foi analisar o nível de motivação dos servidores da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini da cidade de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa apresenta um referencial teórico sobre motivação no serviço público e faz uma análise do nível de motivação dos servidores da instituição, com base na teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Segundo Maslow, quando uma necessidade de um nível inferior da sua hierarquia é atendida, a próxima torna-se dominante. Os trabalhadores foram analisados segundo os cinco grupos de necessidades apresentados nesta teoria. A metodologia da pesquisa tem característica de estudo de caso, tem caráter qualitativo, descritiva, tendo sido escolhida a aplicação de um questionário como método de coleta de dados. Foram aplicados questionários com frases afirmativas em oito funcionários dos setores de apoio, manutenção e infra-estrutura, para que estes respondessem, concordando ou discordando, seja de forma total ou parcial. Os resultados apontados pela pesquisa não seguiram plenamente aquilo previsto por Maslow, isto é, mesmo que as necessidades de um determinado nível não estavam plenamente satisfeitas, é possível visualizar indicadores positivos em outros. Percebeu-se que os servidores não estão conseguindo satisfazer suas necessidades fisiológicas, pelo fato delas estarem relacionadas diretamente ao salário, e assim buscam a sua motivação na realização das necessidades de níveis superiores da hierarquia de Maslow, e isso vem gerando alterações nos níveis de motivação do grupo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-10T10:27:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71370
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871423
url http://hdl.handle.net/10183/71370
identifier_str_mv 000871423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/1/000871423.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/2/000871423.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/3/000871423.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 46372b9c28163ed166af45e1796f044c
40abf2c4547ae5726e9961ccc0a01239
b313e9e9f7e4ce811e47da4bf228172b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447106055307264