Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71370 |
Resumo: | O presente estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição estadual do Rio Grande do Sul de ensino fundamental e médio. Seu objetivo foi analisar o nível de motivação dos servidores da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini da cidade de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa apresenta um referencial teórico sobre motivação no serviço público e faz uma análise do nível de motivação dos servidores da instituição, com base na teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Segundo Maslow, quando uma necessidade de um nível inferior da sua hierarquia é atendida, a próxima torna-se dominante. Os trabalhadores foram analisados segundo os cinco grupos de necessidades apresentados nesta teoria. A metodologia da pesquisa tem característica de estudo de caso, tem caráter qualitativo, descritiva, tendo sido escolhida a aplicação de um questionário como método de coleta de dados. Foram aplicados questionários com frases afirmativas em oito funcionários dos setores de apoio, manutenção e infra-estrutura, para que estes respondessem, concordando ou discordando, seja de forma total ou parcial. Os resultados apontados pela pesquisa não seguiram plenamente aquilo previsto por Maslow, isto é, mesmo que as necessidades de um determinado nível não estavam plenamente satisfeitas, é possível visualizar indicadores positivos em outros. Percebeu-se que os servidores não estão conseguindo satisfazer suas necessidades fisiológicas, pelo fato delas estarem relacionadas diretamente ao salário, e assim buscam a sua motivação na realização das necessidades de níveis superiores da hierarquia de Maslow, e isso vem gerando alterações nos níveis de motivação do grupo. |
id |
UFRGS-2_421bae33635a8f4bd0584178d26d9657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71370 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Prezzi, CelsoRodrigues, Márcio Silva2013-05-10T10:27:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/71370000871423O presente estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição estadual do Rio Grande do Sul de ensino fundamental e médio. Seu objetivo foi analisar o nível de motivação dos servidores da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini da cidade de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa apresenta um referencial teórico sobre motivação no serviço público e faz uma análise do nível de motivação dos servidores da instituição, com base na teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Segundo Maslow, quando uma necessidade de um nível inferior da sua hierarquia é atendida, a próxima torna-se dominante. Os trabalhadores foram analisados segundo os cinco grupos de necessidades apresentados nesta teoria. A metodologia da pesquisa tem característica de estudo de caso, tem caráter qualitativo, descritiva, tendo sido escolhida a aplicação de um questionário como método de coleta de dados. Foram aplicados questionários com frases afirmativas em oito funcionários dos setores de apoio, manutenção e infra-estrutura, para que estes respondessem, concordando ou discordando, seja de forma total ou parcial. Os resultados apontados pela pesquisa não seguiram plenamente aquilo previsto por Maslow, isto é, mesmo que as necessidades de um determinado nível não estavam plenamente satisfeitas, é possível visualizar indicadores positivos em outros. Percebeu-se que os servidores não estão conseguindo satisfazer suas necessidades fisiológicas, pelo fato delas estarem relacionadas diretamente ao salário, e assim buscam a sua motivação na realização das necessidades de níveis superiores da hierarquia de Maslow, e isso vem gerando alterações nos níveis de motivação do grupo.This research claimed to study the motivation in a Rio Grande do Sul state institution of primary and high school. The aim was to analize the motivation level of employees of State School Senador Alberto Pasqualini, at Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. The research presents a theoretical reference about motivation on the public service and analizes the institution employees motivation level, based on Maslow’s hierarchy of needs theory. Acording to Maslow, when a need for a lower level of the hierarchy is provided, the next level becomes dominant. The employees were analyzed according to five groups of needs presented in this theory. The research methodology has characteristics of a case study and it is qualitative and descriptive. It has been chosen the application of a form as a method of data collection. Forms were applied as affirmative sentences on eight employees of support, maintenance and infrastructure staff so that they filled it out by agreeing or disagreeing either total or partial. The results presented in the survey did not follow completely the Maslow’s theory. In other words, even if needs of a certain level were not completely satisfied it can be seen positive indicators in others. It was noticed that the employees are failing in metting their physiological needs, which are directly related to earnings, so that, they seek their motivation in meeting the needs of higher levels of Maslow’s hierarchy and this has been changing the levels of motivation of the group.application/pdfporMotivaçãoServidor públicoMotivationPublic serviceNeedsMaslowMotivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871423.pdf000871423.pdfTexto completoapplication/pdf683594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/1/000871423.pdf46372b9c28163ed166af45e1796f044cMD51TEXT000871423.pdf.txt000871423.pdf.txtExtracted Texttext/plain86392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/2/000871423.pdf.txt40abf2c4547ae5726e9961ccc0a01239MD52THUMBNAIL000871423.pdf.jpg000871423.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/3/000871423.pdf.jpgb313e9e9f7e4ce811e47da4bf228172bMD5310183/713702018-10-17 07:32:17.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:32:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS |
title |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS |
spellingShingle |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS Prezzi, Celso Motivação Servidor público Motivation Public service Needs Maslow |
title_short |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS |
title_full |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS |
title_fullStr |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS |
title_full_unstemmed |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS |
title_sort |
Motivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RS |
author |
Prezzi, Celso |
author_facet |
Prezzi, Celso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prezzi, Celso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Márcio Silva |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Márcio Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Servidor público |
topic |
Motivação Servidor público Motivation Public service Needs Maslow |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Motivation Public service Needs Maslow |
description |
O presente estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição estadual do Rio Grande do Sul de ensino fundamental e médio. Seu objetivo foi analisar o nível de motivação dos servidores da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini da cidade de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa apresenta um referencial teórico sobre motivação no serviço público e faz uma análise do nível de motivação dos servidores da instituição, com base na teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Segundo Maslow, quando uma necessidade de um nível inferior da sua hierarquia é atendida, a próxima torna-se dominante. Os trabalhadores foram analisados segundo os cinco grupos de necessidades apresentados nesta teoria. A metodologia da pesquisa tem característica de estudo de caso, tem caráter qualitativo, descritiva, tendo sido escolhida a aplicação de um questionário como método de coleta de dados. Foram aplicados questionários com frases afirmativas em oito funcionários dos setores de apoio, manutenção e infra-estrutura, para que estes respondessem, concordando ou discordando, seja de forma total ou parcial. Os resultados apontados pela pesquisa não seguiram plenamente aquilo previsto por Maslow, isto é, mesmo que as necessidades de um determinado nível não estavam plenamente satisfeitas, é possível visualizar indicadores positivos em outros. Percebeu-se que os servidores não estão conseguindo satisfazer suas necessidades fisiológicas, pelo fato delas estarem relacionadas diretamente ao salário, e assim buscam a sua motivação na realização das necessidades de níveis superiores da hierarquia de Maslow, e isso vem gerando alterações nos níveis de motivação do grupo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-10T10:27:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71370 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871423 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71370 |
identifier_str_mv |
000871423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/1/000871423.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/2/000871423.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71370/3/000871423.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46372b9c28163ed166af45e1796f044c 40abf2c4547ae5726e9961ccc0a01239 b313e9e9f7e4ce811e47da4bf228172b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447106055307264 |