A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Valéria Aparecida Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50437
Resumo: The games are directly linked to childhood and contribute to the integral development of the child. During Early Childhood Education, the child has the opportunity to explore and build artifacts and use them in make-believe play contexts. In the school environment, many of these opportunities are pedagogically structured to stimulate changes in the child's knowledge. Therefore, play is considered an extremely effective pedagogical resource for Early Childhood Education. Therefore, our objective was to know the teaching perspective regarding the role of make-believe games in the context of Early Childhood Education. Our research was carried out with 7 teachers from the municipal network of Early Childhood Education in Lavras - MG. These teachers were interviewed using a semi-structured script via Google Meet or WhatsApp video call. The teaching narratives were treated through the technique of discursive textual analysis and intertwined in order to better understand the role of pretend play in Early Childhood Education. The data obtained made it possible to better understand some existing needs within schools in relation to playing, it was It is also possible to verify the need for teacher training focused on practice, which could lead to more confident teachers in terms of their performance and more qualified teaching for children.
id UFLA_427862948500835d3ae1e27484c3a747
oai_identifier_str oai:localhost:1/50437
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questãoPlay in early childhood education: the teacher's perspective in questionBrincadeiras de faz de contaEducação infantilFormação docenteDesenvolvimento humano integralMake-believe gamesChild educationTeacher trainingIntegral human developmentEducaçãoThe games are directly linked to childhood and contribute to the integral development of the child. During Early Childhood Education, the child has the opportunity to explore and build artifacts and use them in make-believe play contexts. In the school environment, many of these opportunities are pedagogically structured to stimulate changes in the child's knowledge. Therefore, play is considered an extremely effective pedagogical resource for Early Childhood Education. Therefore, our objective was to know the teaching perspective regarding the role of make-believe games in the context of Early Childhood Education. Our research was carried out with 7 teachers from the municipal network of Early Childhood Education in Lavras - MG. These teachers were interviewed using a semi-structured script via Google Meet or WhatsApp video call. The teaching narratives were treated through the technique of discursive textual analysis and intertwined in order to better understand the role of pretend play in Early Childhood Education. The data obtained made it possible to better understand some existing needs within schools in relation to playing, it was It is also possible to verify the need for teacher training focused on practice, which could lead to more confident teachers in terms of their performance and more qualified teaching for children.As brincadeiras estão diretamente ligadas à infância e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Durante a Educação Infantil, a criança tem oportunidade de explorar e construir artefatos, além de usá-los em contextos de brincadeiras de faz de conta. No ambiente escolar, muitas dessas oportunidades são pedagogicamente estruturadas para estimular mudanças no conhecimento da criança. Portanto, considera-se a brincadeira como um recurso pedagógico extremamente eficaz para a Educação Infantil. Sendo assim, nosso objetivo foi o de conhecer a perspectiva docente quanto ao papel das brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil. Nossa pesquisa foi realizada com 7 professoras da rede municipal de Educação Infantil de Lavras - MG. Essas professoras foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado via Google Meet ou por chamada de vídeo do WhatsApp. As narrativas docentes foram tratadas por meio da técnica de análise textual discursiva e entrecruzadas, a fim de compreendermos melhor o papel do brincar de faz de conta na Educação Infantil. Os dados obtidos permitiram compreender melhor algumas necessidades existentes dentro das escolas em relação ao brincar. Também, foi possível constatar a necessidade de uma formação docente voltada para a prática, que poderia culminar em professores mais seguros quanto a sua atuação e um ensino mais qualificado para as crianças.Universidade Federal de LavrasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFLAbrasilDepartamento de EducaçãoBruzi, Alessandro TeodoroAzevedo, Kleber Tuxen CarneiroFerreira, Lúcio FernandesSousa, Valéria Aparecida Costa2022-07-01T17:33:08Z2022-07-01T17:33:08Z2022-07-012022-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, V. A. C. A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão. 2022. 55 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:10:58Zoai:localhost:1/50437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:10:58Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
Play in early childhood education: the teacher's perspective in question
title A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
spellingShingle A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
Sousa, Valéria Aparecida Costa
Brincadeiras de faz de conta
Educação infantil
Formação docente
Desenvolvimento humano integral
Make-believe games
Child education
Teacher training
Integral human development
Educação
title_short A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
title_full A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
title_fullStr A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
title_full_unstemmed A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
title_sort A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão
author Sousa, Valéria Aparecida Costa
author_facet Sousa, Valéria Aparecida Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bruzi, Alessandro Teodoro
Azevedo, Kleber Tuxen Carneiro
Ferreira, Lúcio Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Valéria Aparecida Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras de faz de conta
Educação infantil
Formação docente
Desenvolvimento humano integral
Make-believe games
Child education
Teacher training
Integral human development
Educação
topic Brincadeiras de faz de conta
Educação infantil
Formação docente
Desenvolvimento humano integral
Make-believe games
Child education
Teacher training
Integral human development
Educação
description The games are directly linked to childhood and contribute to the integral development of the child. During Early Childhood Education, the child has the opportunity to explore and build artifacts and use them in make-believe play contexts. In the school environment, many of these opportunities are pedagogically structured to stimulate changes in the child's knowledge. Therefore, play is considered an extremely effective pedagogical resource for Early Childhood Education. Therefore, our objective was to know the teaching perspective regarding the role of make-believe games in the context of Early Childhood Education. Our research was carried out with 7 teachers from the municipal network of Early Childhood Education in Lavras - MG. These teachers were interviewed using a semi-structured script via Google Meet or WhatsApp video call. The teaching narratives were treated through the technique of discursive textual analysis and intertwined in order to better understand the role of pretend play in Early Childhood Education. The data obtained made it possible to better understand some existing needs within schools in relation to playing, it was It is also possible to verify the need for teacher training focused on practice, which could lead to more confident teachers in terms of their performance and more qualified teaching for children.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01T17:33:08Z
2022-07-01T17:33:08Z
2022-07-01
2022-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, V. A. C. A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão. 2022. 55 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50437
identifier_str_mv SOUSA, V. A. C. A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão. 2022. 55 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
Programa de Pós-Graduação em Educação
UFLA
brasil
Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439189243592704