ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689 |
Resumo: | Ao falar de formação de professores, é necessário pensar em uma formação que envolva aspectos culturais, políticos, sociais, éticos, morais e estéticos. Isso acontece devido ao fato de essa profissão estar intimamente relacionada com a formação de outras pessoas, que deverão ser formadas em um sentido crítico e para a cidadania. Pensando nisso, e entendendo o cinema como arte fundamental na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar o filme ??O vento será tua herança?? (1999) buscando suscitar as discussões que este pode levantar em um ambiente de formação de professores de Ciências e Biologia. O filme retrata o famoso julgamento de Scopes, uma história real em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da Evolução nos Estados Unidos em 1925. Para análise do filme foi utilizada a metodologia de pesquisa de Análise de Conteúdo. Ao analisar o filme foi possível encontrar fotogramas que se enquadravam em eixos comuns e, por isso, utilizou-se a categorização temática para organizá-las |
id |
UFLA_477f6701e107c217d2a9eb966bf553c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/45184 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAANALYSIS OF THE MOVIE INHERIT THE WIND DISCUSSION POSSIBILITIES IN THE TRANING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERSAo falar de formação de professores, é necessário pensar em uma formação que envolva aspectos culturais, políticos, sociais, éticos, morais e estéticos. Isso acontece devido ao fato de essa profissão estar intimamente relacionada com a formação de outras pessoas, que deverão ser formadas em um sentido crítico e para a cidadania. Pensando nisso, e entendendo o cinema como arte fundamental na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar o filme ??O vento será tua herança?? (1999) buscando suscitar as discussões que este pode levantar em um ambiente de formação de professores de Ciências e Biologia. O filme retrata o famoso julgamento de Scopes, uma história real em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da Evolução nos Estados Unidos em 1925. Para análise do filme foi utilizada a metodologia de pesquisa de Análise de Conteúdo. Ao analisar o filme foi possível encontrar fotogramas que se enquadravam em eixos comuns e, por isso, utilizou-se a categorização temática para organizá-lasWhen talking about teacher training, it is necessary to think about training that involves cultural, political, social, ethical, moral and aesthetic aspects. This is due to the fact that this profession is closely related to other people formation, who must be formed in a critical sense and for citizenship. Thinking about it, and understanding cinema as a fundamental art in teacher training, this paper aims to analyze the movie ??Inherit the Wind?? (1999) seeking to raise the discussions that it can evoke in an environment of science and biology teacher training. The movie portrays the famous Scopes trial, a true story in which a professor was tried for teaching the evolution theory in the United States in 1925. For the analysis of the movie, the Content Analysis research methodology was used. When analyzing the film, it was possible to find frames that fit into common axes and, therefore, thematic categorization was used to organize them. The categories found were called ??Freedom of Expression??, ??Science andUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilAntonio Fernandes Nascimento JuniorNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOAntonio Fernandes Nascimento JuniorNAO_INFORMADOLaise Vieira GonçalvesNAO_INFORMADOLuiz Roberto TakayamaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOJulia Amorim Monteiro2020-11-03T19:18:26Z2020-11-03T19:18:26Z2020-08-042020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMonteiro, J. A. ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brJulia Amorim Monteiro e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:18:26Zoai:localhost:1/45184Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:18:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ANALYSIS OF THE MOVIE INHERIT THE WIND DISCUSSION POSSIBILITIES IN THE TRANING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS |
title |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
spellingShingle |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Julia Amorim Monteiro |
title_short |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_fullStr |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
title_sort |
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
author |
Julia Amorim Monteiro |
author_facet |
Julia Amorim Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antonio Fernandes Nascimento Junior NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Antonio Fernandes Nascimento Junior NAO_INFORMADO Laise Vieira Gonçalves NAO_INFORMADO Luiz Roberto Takayama NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julia Amorim Monteiro |
description |
Ao falar de formação de professores, é necessário pensar em uma formação que envolva aspectos culturais, políticos, sociais, éticos, morais e estéticos. Isso acontece devido ao fato de essa profissão estar intimamente relacionada com a formação de outras pessoas, que deverão ser formadas em um sentido crítico e para a cidadania. Pensando nisso, e entendendo o cinema como arte fundamental na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar o filme ??O vento será tua herança?? (1999) buscando suscitar as discussões que este pode levantar em um ambiente de formação de professores de Ciências e Biologia. O filme retrata o famoso julgamento de Scopes, uma história real em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da Evolução nos Estados Unidos em 1925. Para análise do filme foi utilizada a metodologia de pesquisa de Análise de Conteúdo. Ao analisar o filme foi possível encontrar fotogramas que se enquadravam em eixos comuns e, por isso, utilizou-se a categorização temática para organizá-las |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03T19:18:26Z 2020-11-03T19:18:26Z 2020-08-04 2020-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Monteiro, J. A. ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689 |
identifier_str_mv |
Monteiro, J. A. ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Julia Amorim Monteiro e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Julia Amorim Monteiro e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439252663566336 |