ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julia Amorim Monteiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689
Resumo: Ao falar de formação de professores, é necessário pensar em uma formação que envolva aspectos culturais, políticos, sociais, éticos, morais e estéticos. Isso acontece devido ao fato de essa profissão estar intimamente relacionada com a formação de outras pessoas, que deverão ser formadas em um sentido crítico e para a cidadania. Pensando nisso, e entendendo o cinema como arte fundamental na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar o filme ??O vento será tua herança?? (1999) buscando suscitar as discussões que este pode levantar em um ambiente de formação de professores de Ciências e Biologia. O filme retrata o famoso julgamento de Scopes, uma história real em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da Evolução nos Estados Unidos em 1925. Para análise do filme foi utilizada a metodologia de pesquisa de Análise de Conteúdo. Ao analisar o filme foi possível encontrar fotogramas que se enquadravam em eixos comuns e, por isso, utilizou-se a categorização temática para organizá-las
id UFLA_477f6701e107c217d2a9eb966bf553c4
oai_identifier_str oai:localhost:1/45184
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIAANALYSIS OF THE MOVIE INHERIT THE WIND DISCUSSION POSSIBILITIES IN THE TRANING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERSAo falar de formação de professores, é necessário pensar em uma formação que envolva aspectos culturais, políticos, sociais, éticos, morais e estéticos. Isso acontece devido ao fato de essa profissão estar intimamente relacionada com a formação de outras pessoas, que deverão ser formadas em um sentido crítico e para a cidadania. Pensando nisso, e entendendo o cinema como arte fundamental na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar o filme ??O vento será tua herança?? (1999) buscando suscitar as discussões que este pode levantar em um ambiente de formação de professores de Ciências e Biologia. O filme retrata o famoso julgamento de Scopes, uma história real em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da Evolução nos Estados Unidos em 1925. Para análise do filme foi utilizada a metodologia de pesquisa de Análise de Conteúdo. Ao analisar o filme foi possível encontrar fotogramas que se enquadravam em eixos comuns e, por isso, utilizou-se a categorização temática para organizá-lasWhen talking about teacher training, it is necessary to think about training that involves cultural, political, social, ethical, moral and aesthetic aspects. This is due to the fact that this profession is closely related to other people formation, who must be formed in a critical sense and for citizenship. Thinking about it, and understanding cinema as a fundamental art in teacher training, this paper aims to analyze the movie ??Inherit the Wind?? (1999) seeking to raise the discussions that it can evoke in an environment of science and biology teacher training. The movie portrays the famous Scopes trial, a true story in which a professor was tried for teaching the evolution theory in the United States in 1925. For the analysis of the movie, the Content Analysis research methodology was used. When analyzing the film, it was possible to find frames that fit into common axes and, therefore, thematic categorization was used to organize them. The categories found were called ??Freedom of Expression??, ??Science andUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilAntonio Fernandes Nascimento JuniorNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOAntonio Fernandes Nascimento JuniorNAO_INFORMADOLaise Vieira GonçalvesNAO_INFORMADOLuiz Roberto TakayamaNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOJulia Amorim Monteiro2020-11-03T19:18:26Z2020-11-03T19:18:26Z2020-08-042020-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMonteiro, J. A. ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brJulia Amorim Monteiro e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:18:26Zoai:localhost:1/45184Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:18:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
ANALYSIS OF THE MOVIE INHERIT THE WIND DISCUSSION POSSIBILITIES IN THE TRANING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS
title ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
spellingShingle ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Julia Amorim Monteiro
title_short ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_fullStr ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_full_unstemmed ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
title_sort ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
author Julia Amorim Monteiro
author_facet Julia Amorim Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio Fernandes Nascimento Junior
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Antonio Fernandes Nascimento Junior
NAO_INFORMADO
Laise Vieira Gonçalves
NAO_INFORMADO
Luiz Roberto Takayama
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Julia Amorim Monteiro
description Ao falar de formação de professores, é necessário pensar em uma formação que envolva aspectos culturais, políticos, sociais, éticos, morais e estéticos. Isso acontece devido ao fato de essa profissão estar intimamente relacionada com a formação de outras pessoas, que deverão ser formadas em um sentido crítico e para a cidadania. Pensando nisso, e entendendo o cinema como arte fundamental na formação de professores, este trabalho tem como objetivo analisar o filme ??O vento será tua herança?? (1999) buscando suscitar as discussões que este pode levantar em um ambiente de formação de professores de Ciências e Biologia. O filme retrata o famoso julgamento de Scopes, uma história real em que um professor foi julgado por ensinar a teoria da Evolução nos Estados Unidos em 1925. Para análise do filme foi utilizada a metodologia de pesquisa de Análise de Conteúdo. Ao analisar o filme foi possível encontrar fotogramas que se enquadravam em eixos comuns e, por isso, utilizou-se a categorização temática para organizá-las
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T19:18:26Z
2020-11-03T19:18:26Z
2020-08-04
2020-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Monteiro, J. A. ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689
identifier_str_mv Monteiro, J. A. ANÁLISE DO FILME ??O VENTO SERÁ TUA HERANÇA?? POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2020. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45184
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201620689
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Julia Amorim Monteiro e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Julia Amorim Monteiro e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439252663566336