Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Begnis, Heron Sérgio Moreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pedrozo, Eugenio Avila, Estivalete, Vania de Fátima Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149186
Resumo: Este trabalho resultou de uma pesquisa sobre o processo de formação de valor que constitui a base sobre a qual se articulam os relacionamentos interorganizacionais presentes nas cadeias produtivas agronegociais. Elas, por sua vez, compõem-se de diferentes organizações unidas por um componente relacional ainda não muito bem explicado pelas abordagens existentes. O objetivo central consiste na busca de um maior entendimento de como se estabelece o processo de construção de relacionamentos interorganizacionais sob a ótica da formação valor. A pesquisa desenvolveu-se na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Como resultado, destaca-se que os relacionamentos de mercado diferem das parcerias de longo prazo, formadas no interior da cadeia produtiva do leite, quanto à atuação de elementos de valor transacional e relacional; os primeiros são mais significativos nos relacionamentos de mercado e os elementos de valor relacional constituem a base das parcerias de longo prazo.
id UFRGS-2_1194a62c9461cd326042045dc6d4e11e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149186
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Begnis, Heron Sérgio MoreiraPedrozo, Eugenio AvilaEstivalete, Vania de Fátima Barros2016-10-21T02:18:18Z20151517-3879http://hdl.handle.net/10183/149186001004201Este trabalho resultou de uma pesquisa sobre o processo de formação de valor que constitui a base sobre a qual se articulam os relacionamentos interorganizacionais presentes nas cadeias produtivas agronegociais. Elas, por sua vez, compõem-se de diferentes organizações unidas por um componente relacional ainda não muito bem explicado pelas abordagens existentes. O objetivo central consiste na busca de um maior entendimento de como se estabelece o processo de construção de relacionamentos interorganizacionais sob a ótica da formação valor. A pesquisa desenvolveu-se na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Como resultado, destaca-se que os relacionamentos de mercado diferem das parcerias de longo prazo, formadas no interior da cadeia produtiva do leite, quanto à atuação de elementos de valor transacional e relacional; os primeiros são mais significativos nos relacionamentos de mercado e os elementos de valor relacional constituem a base das parcerias de longo prazo.This work is a result of a research on the process of training value that constitutes the foundation over which articulate the interorganizational relations present in the agribusiness production chains. These are comprised of distinct organizations united by a relational component not yet well explained by the existing approaches. The main objective consists of the search for a better understanding of how the construction process of interorganizational relations are established under the perspective of value creation. The research was developed using the milk production chain in Rio Grande do Sul, Brazil. As results, we highlight that the market relations differ from the long-term partnerships formed within the milk production chain regarding the performance of transactional and relational value elements. The first are more significant in market relations, and the relational value elements constitute the foundation of long-term partnerships.application/pdfporOrganizações rurais & agroindustriais. Lavras, MG. Vol. 17, n. 4 (2015), p. 445-460Relações interorganizacionaisRelações de consumoConfiançaInterorganizational relationshipsTrustRelational valueRelacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do SulMarket Relations and Long-Term Partnerships Under the Perspective of Value Creation : the Case of the Milk Production Chain in Rio Grande do Sul, Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001004201.pdf001004201.pdfTexto completoapplication/pdf1025153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149186/1/001004201.pdf31e3b8bc71cc526c3c851ea60e8d8313MD51TEXT001004201.pdf.txt001004201.pdf.txtExtracted Texttext/plain70247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149186/2/001004201.pdf.txtd0d73f1e9104c0b23866ba76c2dfe688MD52THUMBNAIL001004201.pdf.jpg001004201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149186/3/001004201.pdf.jpg66890a6025063f71f5ca77d56a3a4016MD5310183/1491862018-10-29 09:14:43.551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149186Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:14:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Market Relations and Long-Term Partnerships Under the Perspective of Value Creation : the Case of the Milk Production Chain in Rio Grande do Sul, Brazil
title Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
spellingShingle Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
Begnis, Heron Sérgio Moreira
Relações interorganizacionais
Relações de consumo
Confiança
Interorganizational relationships
Trust
Relational value
title_short Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_full Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_fullStr Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
title_sort Relacionamentos de mercado e parcerias de longo prazo sob a ótica da formação de valor : o caso da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul
author Begnis, Heron Sérgio Moreira
author_facet Begnis, Heron Sérgio Moreira
Pedrozo, Eugenio Avila
Estivalete, Vania de Fátima Barros
author_role author
author2 Pedrozo, Eugenio Avila
Estivalete, Vania de Fátima Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Begnis, Heron Sérgio Moreira
Pedrozo, Eugenio Avila
Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Relações interorganizacionais
Relações de consumo
Confiança
topic Relações interorganizacionais
Relações de consumo
Confiança
Interorganizational relationships
Trust
Relational value
dc.subject.eng.fl_str_mv Interorganizational relationships
Trust
Relational value
description Este trabalho resultou de uma pesquisa sobre o processo de formação de valor que constitui a base sobre a qual se articulam os relacionamentos interorganizacionais presentes nas cadeias produtivas agronegociais. Elas, por sua vez, compõem-se de diferentes organizações unidas por um componente relacional ainda não muito bem explicado pelas abordagens existentes. O objetivo central consiste na busca de um maior entendimento de como se estabelece o processo de construção de relacionamentos interorganizacionais sob a ótica da formação valor. A pesquisa desenvolveu-se na cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. Como resultado, destaca-se que os relacionamentos de mercado diferem das parcerias de longo prazo, formadas no interior da cadeia produtiva do leite, quanto à atuação de elementos de valor transacional e relacional; os primeiros são mais significativos nos relacionamentos de mercado e os elementos de valor relacional constituem a base das parcerias de longo prazo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-21T02:18:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149186
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-3879
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001004201
identifier_str_mv 1517-3879
001004201
url http://hdl.handle.net/10183/149186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Organizações rurais & agroindustriais. Lavras, MG. Vol. 17, n. 4 (2015), p. 445-460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149186/1/001004201.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149186/2/001004201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149186/3/001004201.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 31e3b8bc71cc526c3c851ea60e8d8313
d0d73f1e9104c0b23866ba76c2dfe688
66890a6025063f71f5ca77d56a3a4016
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224909597179904