Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1626 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, área de concentração Formação de Professor, para obtenção do título de Mestre |
id |
UFLA_4cb054b35dfcd7337eb126c8682915e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1626 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docenteContributions of the pró-letramento matemática for the teaching practiceProfessores - FormaçãoEducação matemáticaTeachers, Training ofCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, área de concentração Formação de Professor, para obtenção do título de MestreFormação de ProfessorO cenário da Educação no Brasil tem se tornado cada dia mais preocupante e merecedor de investigações. Algumas ações vêm sendo desenvolvidas em relação à formação inicial e continuada de professores, sendo a formação continuada de professores das séries iniciais o foco das investigações desta pesquisa. Foram analisadas as contribuições de um curso de formação continuada, o Pró-Letramento Matemática, para as práticas pedagógicas das professoras-cursistas. As análises foram fundamentadas teoricamente, principalmente em estudos de Adair Nacarato, Edda Curi e Bernadete Gatti. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar as contribuições do Programa para a prática docente das professoras participantes no município de Lavras-MG, entre 2008 e 2010. Analisando a necessidade de investimento do governo em Programas como este, bem como seu desenvolvimento e resultados alcançados, pretendeu-se averiguar se tal investimento seria viável do ponto de vista de aplicação dos conhecimentos construídos durante cursos de formação continuada e da melhoria da ação pedagógica a partir das discussões ocorridas nestes. Como sugestão para melhorias na Educação considerou-se a necessidade da constante formação por parte dos docentes, destacando, portanto, o Programa Pró-Letramento Matemática, o qual é detalhadamente descrito. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa de campo foi a realização de entrevista com as professoras-cursistas, a qual recebeu dois tratamentos, denominados 'análise horizontal' e 'análise vertical' para melhor compreensão das concepções das entrevistadas. Concluiu-se, portanto, que o Pró-Letramento Matemática contribuiu para a prática docente dessas professoras. Concebe-se que as experiências vividas, neste caso em um curso de formação continuada, deixaram vestígios positivos, ínfimos ou significativos, nas participantes. Considera-se que a modalidade 'curso' talvez não seja a mais adequada, vislumbrando oportunidades de continuidade da formação que não se atenham à períodos de desenvolvimento, mas que se desenvolva durante toda a carreira docente, como em grupos de estudos ou grupos colaborativos, que possam proporcionar uma reflexão constante da prática pedagógica.The scenario of education in Brazil has become increasingly worrisome and worthy of investigation. Some actions have been developed in relation to the initial and continuing teacher education. The focus of investigations of this research is the continuing teacher education for the initial series. We analyzed the contributions of a course of continuing education, the Pro-Letramento Matemática, to the pedagogical practices of teachers-participants. The analyses were made theoretically well-founded, mainly in studies of Adair Nacarato, Edda Curi and Bernadete Gatti. This research aimed to evaluate the contributions of the program to the teaching practice of teachers participating in the municipality of Lavras-MG, between 2008 end 2010. Analyzing the need for government investment in programs such as this, as well as its development and results achieved, it was intended to establish whether such an investment would be feasible from the point of view of application of knowledge built during continuing training courses and improving pedagogical action from the discussions that have occurred in these. As a suggestion for improvement in education was considered the need for continuing teacher education, stressing, therefore, the Pró-letramento Matemática, which is described in detail. The methodology adopted for the development of field research has been conducting interview with the teacher-participates. The data received two treatments, called 'horizontal analysis' and ' vertical ' analysis for better understanding of the conceptions of the interviewed. Therefore, it was concluded that the Pro-Letramento Matemática contributed to the teaching practice of teachers. It is believed that the lived experiences, in this case in a continuing training course, have left traces, minute or significant, in participants. However, we conclude that 'courses' may not be the most appropriate strategy to the continuing teacher education. We envision opportunities of training that are not limited to the course periods, but lasts throughout the teaching career, as, for example, in study groups or collaborative groups, that can provide a constant reflection of pedagogical practice.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDED - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILMesquita, Maria da Glória Bastos de FreitasLins, Romulo CamposFerrari, Fernanda BarbosaLeitão, Ulisses AzevedoSantos, Telsuíta Laudomira Pereira2014-02-04T19:45:32Z2014-02-04T19:45:32Z201420142013-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, T. L. P. Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente. 2013. 196 p.Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1626info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:14:00Zoai:localhost:1/1626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:14Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente Contributions of the pró-letramento matemática for the teaching practice |
title |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente |
spellingShingle |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente Santos, Telsuíta Laudomira Pereira Professores - Formação Educação matemática Teachers, Training of CNPQ_NÃO_INFORMADO |
title_short |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente |
title_full |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente |
title_fullStr |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente |
title_sort |
Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente |
author |
Santos, Telsuíta Laudomira Pereira |
author_facet |
Santos, Telsuíta Laudomira Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Maria da Glória Bastos de Freitas Lins, Romulo Campos Ferrari, Fernanda Barbosa Leitão, Ulisses Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Telsuíta Laudomira Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação matemática Teachers, Training of CNPQ_NÃO_INFORMADO |
topic |
Professores - Formação Educação matemática Teachers, Training of CNPQ_NÃO_INFORMADO |
description |
Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, área de concentração Formação de Professor, para obtenção do título de Mestre |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 2014-02-04T19:45:32Z 2014-02-04T19:45:32Z 2014 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, T. L. P. Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente. 2013. 196 p.Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1626 |
identifier_str_mv |
SANTOS, T. L. P. Contribuições do Pró-Letramento Matemática para a prática docente. 2013. 196 p.Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DED - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DED - Programa de Pós-graduação UFLA BRASIL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439310850097152 |