Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, João Geraldo Martins da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015
Resumo: This paper claims the hypothesis that some of the statements on education presented by Fichte in his “Deductive Plan” for the University of Berlin can be systematically inserted in his philosophy. To this end, it articulates three theses: (1) the need to criticize the teaching activity and the functioning of the university at the time Fichte lived in as an outdated institution in relation to the purposes of its existence; (2) the prescription of the intellectual's task in the face of his present as demanding from him a philosophical and, at the same time, historical knowledge; and (3) the assumption that the exercise of the criticism of reason is, although not exclusively, "reflective".
id UFLA_4de048248f871623f91483c8bc44d41b
oai_identifier_str oai:localhost:1/48015
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de BerlimIs there a conceptual and systematic place for education in Fichte's philosophy? Notes on the “Deductive Plan” for the University of BerlinJohann Gottlieb Fichte (1762-1814)UniversidadeDeduçãoTarefa intelectualJuízo reflexionanteUniversityDeductionIntellectual taskReflective judgmentThis paper claims the hypothesis that some of the statements on education presented by Fichte in his “Deductive Plan” for the University of Berlin can be systematically inserted in his philosophy. To this end, it articulates three theses: (1) the need to criticize the teaching activity and the functioning of the university at the time Fichte lived in as an outdated institution in relation to the purposes of its existence; (2) the prescription of the intellectual's task in the face of his present as demanding from him a philosophical and, at the same time, historical knowledge; and (3) the assumption that the exercise of the criticism of reason is, although not exclusively, "reflective".Este trabalho defende a hipótese de que algumas posições sobre a educação apresentadas por Fichte em seu “Plano Dedutivo” para a universidade de Berlim podem ser inseridas sistematicamente em sua filosofia. Para tanto, articula três teses: (1) a necessidade de crítica da atividade docente e do funcionamento da universidade de então como uma instituição ultrapassada em relação aos propósitos de sua existência; (2) a prescrição da tarefa do intelectual frente a seu presente como exigindo dele um saber, ao mesmo tempo, filosófico e histórico; e (3) a suposição de que o exercício de crítica da razão é, ainda que não exclusivamente, “reflexionante”.Universidade de São Paulo2021-09-01T17:37:35Z2021-09-01T17:37:35Z2020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, J. G. M. da. Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 51-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p51-66.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidadereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, João Geraldo Martins dapor2023-04-25T17:28:54Zoai:localhost:1/48015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-25T17:28:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
Is there a conceptual and systematic place for education in Fichte's philosophy? Notes on the “Deductive Plan” for the University of Berlin
title Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
spellingShingle Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
Cunha, João Geraldo Martins da
Johann Gottlieb Fichte (1762-1814)
Universidade
Dedução
Tarefa intelectual
Juízo reflexionante
University
Deduction
Intellectual task
Reflective judgment
title_short Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
title_full Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
title_fullStr Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
title_full_unstemmed Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
title_sort Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
author Cunha, João Geraldo Martins da
author_facet Cunha, João Geraldo Martins da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, João Geraldo Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Johann Gottlieb Fichte (1762-1814)
Universidade
Dedução
Tarefa intelectual
Juízo reflexionante
University
Deduction
Intellectual task
Reflective judgment
topic Johann Gottlieb Fichte (1762-1814)
Universidade
Dedução
Tarefa intelectual
Juízo reflexionante
University
Deduction
Intellectual task
Reflective judgment
description This paper claims the hypothesis that some of the statements on education presented by Fichte in his “Deductive Plan” for the University of Berlin can be systematically inserted in his philosophy. To this end, it articulates three theses: (1) the need to criticize the teaching activity and the functioning of the university at the time Fichte lived in as an outdated institution in relation to the purposes of its existence; (2) the prescription of the intellectual's task in the face of his present as demanding from him a philosophical and, at the same time, historical knowledge; and (3) the assumption that the exercise of the criticism of reason is, although not exclusively, "reflective".
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2021-09-01T17:37:35Z
2021-09-01T17:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, J. G. M. da. Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 51-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p51-66.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015
identifier_str_mv CUNHA, J. G. M. da. Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 51-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p51-66.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835153584619520