Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015 |
Resumo: | This paper claims the hypothesis that some of the statements on education presented by Fichte in his “Deductive Plan” for the University of Berlin can be systematically inserted in his philosophy. To this end, it articulates three theses: (1) the need to criticize the teaching activity and the functioning of the university at the time Fichte lived in as an outdated institution in relation to the purposes of its existence; (2) the prescription of the intellectual's task in the face of his present as demanding from him a philosophical and, at the same time, historical knowledge; and (3) the assumption that the exercise of the criticism of reason is, although not exclusively, "reflective". |
id |
UFLA_4de048248f871623f91483c8bc44d41b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/48015 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de BerlimIs there a conceptual and systematic place for education in Fichte's philosophy? Notes on the “Deductive Plan” for the University of BerlinJohann Gottlieb Fichte (1762-1814)UniversidadeDeduçãoTarefa intelectualJuízo reflexionanteUniversityDeductionIntellectual taskReflective judgmentThis paper claims the hypothesis that some of the statements on education presented by Fichte in his “Deductive Plan” for the University of Berlin can be systematically inserted in his philosophy. To this end, it articulates three theses: (1) the need to criticize the teaching activity and the functioning of the university at the time Fichte lived in as an outdated institution in relation to the purposes of its existence; (2) the prescription of the intellectual's task in the face of his present as demanding from him a philosophical and, at the same time, historical knowledge; and (3) the assumption that the exercise of the criticism of reason is, although not exclusively, "reflective".Este trabalho defende a hipótese de que algumas posições sobre a educação apresentadas por Fichte em seu “Plano Dedutivo” para a universidade de Berlim podem ser inseridas sistematicamente em sua filosofia. Para tanto, articula três teses: (1) a necessidade de crítica da atividade docente e do funcionamento da universidade de então como uma instituição ultrapassada em relação aos propósitos de sua existência; (2) a prescrição da tarefa do intelectual frente a seu presente como exigindo dele um saber, ao mesmo tempo, filosófico e histórico; e (3) a suposição de que o exercício de crítica da razão é, ainda que não exclusivamente, “reflexionante”.Universidade de São Paulo2021-09-01T17:37:35Z2021-09-01T17:37:35Z2020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, J. G. M. da. Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 51-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p51-66.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidadereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, João Geraldo Martins dapor2023-04-25T17:28:54Zoai:localhost:1/48015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-25T17:28:54Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim Is there a conceptual and systematic place for education in Fichte's philosophy? Notes on the “Deductive Plan” for the University of Berlin |
title |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim |
spellingShingle |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim Cunha, João Geraldo Martins da Johann Gottlieb Fichte (1762-1814) Universidade Dedução Tarefa intelectual Juízo reflexionante University Deduction Intellectual task Reflective judgment |
title_short |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim |
title_full |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim |
title_fullStr |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim |
title_full_unstemmed |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim |
title_sort |
Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim |
author |
Cunha, João Geraldo Martins da |
author_facet |
Cunha, João Geraldo Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, João Geraldo Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Johann Gottlieb Fichte (1762-1814) Universidade Dedução Tarefa intelectual Juízo reflexionante University Deduction Intellectual task Reflective judgment |
topic |
Johann Gottlieb Fichte (1762-1814) Universidade Dedução Tarefa intelectual Juízo reflexionante University Deduction Intellectual task Reflective judgment |
description |
This paper claims the hypothesis that some of the statements on education presented by Fichte in his “Deductive Plan” for the University of Berlin can be systematically inserted in his philosophy. To this end, it articulates three theses: (1) the need to criticize the teaching activity and the functioning of the university at the time Fichte lived in as an outdated institution in relation to the purposes of its existence; (2) the prescription of the intellectual's task in the face of his present as demanding from him a philosophical and, at the same time, historical knowledge; and (3) the assumption that the exercise of the criticism of reason is, although not exclusively, "reflective". |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09 2021-09-01T17:37:35Z 2021-09-01T17:37:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, J. G. M. da. Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 51-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p51-66. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015 |
identifier_str_mv |
CUNHA, J. G. M. da. Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o “Plano dedutivo” para a universidade de Berlim. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 51-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v25i2p51-66. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835153584619520 |