NECESSIDADE E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS COM FOCO NA DIVERSÃO DO USUÁRIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29345 |
Resumo: | O desenvolvimento de um jogo depende de um conjunto de procedimentos que constituem o Game Design, composto por processos adaptáveis a cada estilo de jogo desenvolvido. No caso do desenvolvimento de jogos com finalidades educacionais, o Game Design vai além dos aspectos de desenvolvimento de um jogo de entretenimento, pois deve se preocupar também com os aspectos pedagógicos do jogo. É válido lembrar que um jogo de entretenimento também pode ser utilizado dentro de um contexto pedagógico. Este relatório técnico traz a descrição das técnicas e metodologias utilizadas nos jogos desenvolvidos no Game Design Lab da UFLA, que frisam a importância de criar jogos com foco no divertimento, e podem ser utilizadas em jogos educativos, tornando a transmissão de conhecimento gradual e quase imperceptível aos jogadores. Um dos jogos produzidos que utilizou as técnicas descritas terá partes do seu processo descritas no decorrer do relatório para exemplificar e ilustrar as metodologias. O jogo está disponível para download na plataforma Android com o título Zero – The Clash of Numbers. |
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NECESSIDADE E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS COM FOCO NA DIVERSÃO DO USUÁRIOJogos EducacionaisGame DesignEducaçãoMetodologias de DesenvolvimentoCriação de JogosO desenvolvimento de um jogo depende de um conjunto de procedimentos que constituem o Game Design, composto por processos adaptáveis a cada estilo de jogo desenvolvido. No caso do desenvolvimento de jogos com finalidades educacionais, o Game Design vai além dos aspectos de desenvolvimento de um jogo de entretenimento, pois deve se preocupar também com os aspectos pedagógicos do jogo. É válido lembrar que um jogo de entretenimento também pode ser utilizado dentro de um contexto pedagógico. Este relatório técnico traz a descrição das técnicas e metodologias utilizadas nos jogos desenvolvidos no Game Design Lab da UFLA, que frisam a importância de criar jogos com foco no divertimento, e podem ser utilizadas em jogos educativos, tornando a transmissão de conhecimento gradual e quase imperceptível aos jogadores. Um dos jogos produzidos que utilizou as técnicas descritas terá partes do seu processo descritas no decorrer do relatório para exemplificar e ilustrar as metodologias. O jogo está disponível para download na plataforma Android com o título Zero – The Clash of Numbers.Universidade Federal de LavrasUFLAbrasilDepartamento de Ciência da ComputaçãoMelchiori, Ana Paula PiovesanMelchiori, Ana Paula PiovesanUchôa, Joaquim QuinteiroPinto, Karla Emanuella VelosoCosta, Wilson Camilo2018-06-07T19:11:37Z2018-06-072018-06-07T19:11:37Z2018-06-072017-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29345porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-09-28T16:13:19Zoai:localhost:1/29345Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-09-28T16:13:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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