Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Kleber Tüxen
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Bruno Adriano Rodrigues da, Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559
Resumo: This text refers to an experience report developed in the first phase of the Pedagogical Residency Program at a federal university in Minas Gerais. Initially, the issue of textual genre was discussed. Then, the guidelines of the program in perspective and the particularities of the nucleus in which the pedagogical work was developed were explained. Afterwards, the three epistemological axes of activities were discussed. In the subsequent section, the pedagogical actions and their consequences are described, so that, in the next section, it will be possible to analyze and establish some inferences in relation to the pedagogical work carried out. The results indicated (auspiciously) a training process intelligible to the participants, especially when collated to the reality of Physical Education developed in the school environment.
id UFLA_604dec533d80681bd18ab354fb927c50
oai_identifier_str oai:localhost:1/50559
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineiraFormative experiences arising from Pedagogical Residency Program at a federal university of Minas GeraisPrograma Residência PedagógicaTrabalho PedagógicoEducaçãoEducação FísicaPedagogical Residence ProgramPedagogical WorkEducationPhysical EducationThis text refers to an experience report developed in the first phase of the Pedagogical Residency Program at a federal university in Minas Gerais. Initially, the issue of textual genre was discussed. Then, the guidelines of the program in perspective and the particularities of the nucleus in which the pedagogical work was developed were explained. Afterwards, the three epistemological axes of activities were discussed. In the subsequent section, the pedagogical actions and their consequences are described, so that, in the next section, it will be possible to analyze and establish some inferences in relation to the pedagogical work carried out. The results indicated (auspiciously) a training process intelligible to the participants, especially when collated to the reality of Physical Education developed in the school environment.O presente texto apresenta um relato de experiência pedagógica no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na primeira fase do Programa Residência Pedagógica (PRP) no cerne de uma universidade federal mineira. O mesmo refere-se a um programa recém-criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo consiste em aproximar às instâncias formativas (escola e universidade), reelaborando as práticas de estágio supervisionado. Em relação à organização do relato propriamente, inicialmente foram tecidas algumas considerações gerais a respeito do gênero textual compreendido enquanto relato de experiência. Em seguida fez-se a exposição das diretrizes do PRP e as particularidades do núcleo no qual o trabalho pedagógico foi desenvolvido. Após, discorre-se sobre os três eixos epistemológicos sob os quais as atividades se fundamentam e, com efeito, nutriram as demais etapas do Programa. Já a seção subsequente se dedica a descrever cada uma das ações pedagógicas e seus desdobramentos, de modo que, na seção ulterior, seja possível analisar e estabelecer algumas reflexões em relação ao trabalho pedagógico realizado, cujos efeitos indicaram (de maneira auspiciosa) uma formação a qual evocou a produção de sentidos, partilha e protagonismo discente. Por fim se têm as considerações finais, momento em que exprimimos nossas impressões quanto ao caminho pedagógico realizado.Universidade de Uberaba (UNIUBE)2022-07-12T20:05:29Z2022-07-12T20:05:29Z2022-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 01-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559Revista Profissão Docentereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Kleber TüxenSilva, Bruno Adriano Rodrigues daReis, Fábio Pinto Gonçalves dospor2022-07-12T20:05:51Zoai:localhost:1/50559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-07-12T20:05:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
Formative experiences arising from Pedagogical Residency Program at a federal university of Minas Gerais
title Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
spellingShingle Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
Carneiro, Kleber Tüxen
Programa Residência Pedagógica
Trabalho Pedagógico
Educação
Educação Física
Pedagogical Residence Program
Pedagogical Work
Education
Physical Education
title_short Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
title_full Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
title_fullStr Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
title_full_unstemmed Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
title_sort Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
author Carneiro, Kleber Tüxen
author_facet Carneiro, Kleber Tüxen
Silva, Bruno Adriano Rodrigues da
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
author_role author
author2 Silva, Bruno Adriano Rodrigues da
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Kleber Tüxen
Silva, Bruno Adriano Rodrigues da
Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Residência Pedagógica
Trabalho Pedagógico
Educação
Educação Física
Pedagogical Residence Program
Pedagogical Work
Education
Physical Education
topic Programa Residência Pedagógica
Trabalho Pedagógico
Educação
Educação Física
Pedagogical Residence Program
Pedagogical Work
Education
Physical Education
description This text refers to an experience report developed in the first phase of the Pedagogical Residency Program at a federal university in Minas Gerais. Initially, the issue of textual genre was discussed. Then, the guidelines of the program in perspective and the particularities of the nucleus in which the pedagogical work was developed were explained. Afterwards, the three epistemological axes of activities were discussed. In the subsequent section, the pedagogical actions and their consequences are described, so that, in the next section, it will be possible to analyze and establish some inferences in relation to the pedagogical work carried out. The results indicated (auspiciously) a training process intelligible to the participants, especially when collated to the reality of Physical Education developed in the school environment.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T20:05:29Z
2022-07-12T20:05:29Z
2022-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 01-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559
identifier_str_mv CARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 01-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Uberaba (UNIUBE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Uberaba (UNIUBE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Profissão Docente
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835083404476416