Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559 |
Resumo: | This text refers to an experience report developed in the first phase of the Pedagogical Residency Program at a federal university in Minas Gerais. Initially, the issue of textual genre was discussed. Then, the guidelines of the program in perspective and the particularities of the nucleus in which the pedagogical work was developed were explained. Afterwards, the three epistemological axes of activities were discussed. In the subsequent section, the pedagogical actions and their consequences are described, so that, in the next section, it will be possible to analyze and establish some inferences in relation to the pedagogical work carried out. The results indicated (auspiciously) a training process intelligible to the participants, especially when collated to the reality of Physical Education developed in the school environment. |
id |
UFLA_604dec533d80681bd18ab354fb927c50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/50559 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineiraFormative experiences arising from Pedagogical Residency Program at a federal university of Minas GeraisPrograma Residência PedagógicaTrabalho PedagógicoEducaçãoEducação FísicaPedagogical Residence ProgramPedagogical WorkEducationPhysical EducationThis text refers to an experience report developed in the first phase of the Pedagogical Residency Program at a federal university in Minas Gerais. Initially, the issue of textual genre was discussed. Then, the guidelines of the program in perspective and the particularities of the nucleus in which the pedagogical work was developed were explained. Afterwards, the three epistemological axes of activities were discussed. In the subsequent section, the pedagogical actions and their consequences are described, so that, in the next section, it will be possible to analyze and establish some inferences in relation to the pedagogical work carried out. The results indicated (auspiciously) a training process intelligible to the participants, especially when collated to the reality of Physical Education developed in the school environment.O presente texto apresenta um relato de experiência pedagógica no que diz respeito ao trabalho desenvolvido na primeira fase do Programa Residência Pedagógica (PRP) no cerne de uma universidade federal mineira. O mesmo refere-se a um programa recém-criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo consiste em aproximar às instâncias formativas (escola e universidade), reelaborando as práticas de estágio supervisionado. Em relação à organização do relato propriamente, inicialmente foram tecidas algumas considerações gerais a respeito do gênero textual compreendido enquanto relato de experiência. Em seguida fez-se a exposição das diretrizes do PRP e as particularidades do núcleo no qual o trabalho pedagógico foi desenvolvido. Após, discorre-se sobre os três eixos epistemológicos sob os quais as atividades se fundamentam e, com efeito, nutriram as demais etapas do Programa. Já a seção subsequente se dedica a descrever cada uma das ações pedagógicas e seus desdobramentos, de modo que, na seção ulterior, seja possível analisar e estabelecer algumas reflexões em relação ao trabalho pedagógico realizado, cujos efeitos indicaram (de maneira auspiciosa) uma formação a qual evocou a produção de sentidos, partilha e protagonismo discente. Por fim se têm as considerações finais, momento em que exprimimos nossas impressões quanto ao caminho pedagógico realizado.Universidade de Uberaba (UNIUBE)2022-07-12T20:05:29Z2022-07-12T20:05:29Z2022-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 01-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559Revista Profissão Docentereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Kleber TüxenSilva, Bruno Adriano Rodrigues daReis, Fábio Pinto Gonçalves dospor2022-07-12T20:05:51Zoai:localhost:1/50559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-07-12T20:05:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira Formative experiences arising from Pedagogical Residency Program at a federal university of Minas Gerais |
title |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira |
spellingShingle |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira Carneiro, Kleber Tüxen Programa Residência Pedagógica Trabalho Pedagógico Educação Educação Física Pedagogical Residence Program Pedagogical Work Education Physical Education |
title_short |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira |
title_full |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira |
title_fullStr |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira |
title_full_unstemmed |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira |
title_sort |
Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira |
author |
Carneiro, Kleber Tüxen |
author_facet |
Carneiro, Kleber Tüxen Silva, Bruno Adriano Rodrigues da Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bruno Adriano Rodrigues da Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Kleber Tüxen Silva, Bruno Adriano Rodrigues da Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Residência Pedagógica Trabalho Pedagógico Educação Educação Física Pedagogical Residence Program Pedagogical Work Education Physical Education |
topic |
Programa Residência Pedagógica Trabalho Pedagógico Educação Educação Física Pedagogical Residence Program Pedagogical Work Education Physical Education |
description |
This text refers to an experience report developed in the first phase of the Pedagogical Residency Program at a federal university in Minas Gerais. Initially, the issue of textual genre was discussed. Then, the guidelines of the program in perspective and the particularities of the nucleus in which the pedagogical work was developed were explained. Afterwards, the three epistemological axes of activities were discussed. In the subsequent section, the pedagogical actions and their consequences are described, so that, in the next section, it will be possible to analyze and establish some inferences in relation to the pedagogical work carried out. The results indicated (auspiciously) a training process intelligible to the participants, especially when collated to the reality of Physical Education developed in the school environment. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12T20:05:29Z 2022-07-12T20:05:29Z 2022-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 01-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos. Experiências formativas advindas do Programa Residência Pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 22, n. 47, p. 01-25, 2022. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1439. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Uberaba (UNIUBE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Uberaba (UNIUBE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Profissão Docente reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439026466848768 |