Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-28062022-190232/ |
Resumo: | Não é de hoje que a formação de alunos críticos e autônomos tem sido uma meta insistentemente perseguida na conquista de uma Educação de qualidade. Buscando contribuir com esse intento, a metodologia do presente trabalho estrutura-se em uma pesquisa-ação para investigar e aprimorar a capacidade argumentativa/persuasiva de alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais da rede pública paulista. Tendo como propósito a formação de alunos reflexivos e atuantes na comunidade em que estão inseridos, uma sequência de atividades foi aplicada em duas turmas de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da E. E. Euclides da Cunha. Organizadas com foco em práticas de compreensão e de produção de anúncios publicitários institucionais, as situações de aprendizagem tiveram como propósito a identificação e apropriação de mecanismos linguísticos de convencimento com o intuito de produzir uma campanha para arrecadação lacres e tampinhas a um asilo da cidade. Em consonância com os documentos oficiais, nosso estudo enfatiza o necessário trabalho com os gêneros nos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, uma vez que a BNCC (2017) os considera \"privilegiados, com foco em estratégias linguístico-discursivas e semióticas voltadas para a argumentação e persuasão\". O aporte teórico, dentre outros, fundamenta-se na concepção de gêneros discursivos em Bakhtin (2016) que os define como \"tipos relativamente estáveis de enunciados\". A dimensão verbo-visual fundamenta-se em Brait (2010) ao se referir a ela como forma de \"constituição de sujeitos e identidades\" e em Discini (2005) sobre o conceito de texto sincrético. A argumentação e a persuasão são apresentadas com base em Citelli (2012, 2016) como elemento \"colado ao discurso como a pele ao corpo\"; em Fiorin (2015) quando afirma que \"todo discurso tem uma dimensão argumentativa\" e em Amossy (2018) ao abordar a \"concepção de um continuum que apresenta modalidades argumentativas diversas\". Em nosso trabalho, a interação discursiva é entendida, sob a perspectiva bakhtiniana, como um acontecimento social \"que ocorre por meio de um ou de vários enunciados\". Os expedientes persuasivos relacionados à intertextualidade e à interdiscursividade estão fundamentados em Fiorin (2006) e Koch (2011). A produção textual, apoiada em procedimentos epilinguísticos, retoma Goldstein et alii (2009) e Franchi (2006). Dentre os 52 alunos que participaram de todas as etapas, selecionamos oito produções discentes para a análise, sendo quatro versões iniciais e quatro finais. Os resultados obtidos apontam o engajamento dos alunos ao se posicionarem como protagonistas na campanha em prol do asilo. Em relação às produções textuais, é notável a melhoria na compreensão e na assimilação de estratégias de convencimento na produção discente. |
id |
USP_a448a7bf6f8f89dcd5134f6ab5f14e47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28062022-190232 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interaçãoInstitutional Advertising Production in Elementary School: argumentation, persuasion and interactionAdvertisementAnúncio publicitárioDiscourse genreGêneros discursivosInteraçãoInteractionPersuasãoPersuasionNão é de hoje que a formação de alunos críticos e autônomos tem sido uma meta insistentemente perseguida na conquista de uma Educação de qualidade. Buscando contribuir com esse intento, a metodologia do presente trabalho estrutura-se em uma pesquisa-ação para investigar e aprimorar a capacidade argumentativa/persuasiva de alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais da rede pública paulista. Tendo como propósito a formação de alunos reflexivos e atuantes na comunidade em que estão inseridos, uma sequência de atividades foi aplicada em duas turmas de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da E. E. Euclides da Cunha. Organizadas com foco em práticas de compreensão e de produção de anúncios publicitários institucionais, as situações de aprendizagem tiveram como propósito a identificação e apropriação de mecanismos linguísticos de convencimento com o intuito de produzir uma campanha para arrecadação lacres e tampinhas a um asilo da cidade. Em consonância com os documentos oficiais, nosso estudo enfatiza o necessário trabalho com os gêneros nos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, uma vez que a BNCC (2017) os considera \"privilegiados, com foco em estratégias linguístico-discursivas e semióticas voltadas para a argumentação e persuasão\". O aporte teórico, dentre outros, fundamenta-se na concepção de gêneros discursivos em Bakhtin (2016) que os define como \"tipos relativamente estáveis de enunciados\". A dimensão verbo-visual fundamenta-se em Brait (2010) ao se referir a ela como forma de \"constituição de sujeitos e identidades\" e em Discini (2005) sobre o conceito de texto sincrético. A argumentação e a persuasão são apresentadas com base em Citelli (2012, 2016) como elemento \"colado ao discurso como a pele ao corpo\"; em Fiorin (2015) quando afirma que \"todo discurso tem uma dimensão argumentativa\" e em Amossy (2018) ao abordar a \"concepção de um continuum que apresenta modalidades argumentativas diversas\". Em nosso trabalho, a interação discursiva é entendida, sob a perspectiva bakhtiniana, como um acontecimento social \"que ocorre por meio de um ou de vários enunciados\". Os expedientes persuasivos relacionados à intertextualidade e à interdiscursividade estão fundamentados em Fiorin (2006) e Koch (2011). A produção textual, apoiada em procedimentos epilinguísticos, retoma Goldstein et alii (2009) e Franchi (2006). Dentre os 52 alunos que participaram de todas as etapas, selecionamos oito produções discentes para a análise, sendo quatro versões iniciais e quatro finais. Os resultados obtidos apontam o engajamento dos alunos ao se posicionarem como protagonistas na campanha em prol do asilo. Em relação às produções textuais, é notável a melhoria na compreensão e na assimilação de estratégias de convencimento na produção discente.For a long time, developing critical thinking pupils has been a prolonged aim to improve Education quality. Hoping on making contributions to that goal, the present work is built on an action research field to investigate and to improve the argumentative/persuasive skills of Final Year pupils at a Sao Paulo state Elementary school. A sequence of activities was presented to the 8º grade of the Elementary School of E.E. Euclides da Cunha, aimed at the formation of critical thinking pupils who can take action in their communities. These activities were organized focusing on comprehension and production of institutional advertisements; the learning situations focused on the identification and appropriation of convincing linguistic mechanisms for the production of an advert for an organized collection of ring pulls and bottle caps to raise funds for a care home in the town. Following official Sao Paulo Education Dept documentation, our study emphasizes the necessary work with journalism and media, using this knowledge in the students\' public life, as the BNCC (2017) considers these genres as \"privileged, focusing on linguistic-discursive and semiotics strategies towards argumentation and persuasion\". The theoretical framework, among others, is based on the conceptions of discursive genres in Bakhtin (2016) who defines them as \"relatively stable types of utterance\". The verbal-visual dimension is based on Brait (2010) who considers it as a form of \"constituting beings and identities\" and on Discini (2005) who teaches about the syncretic text. Argumentation and persuasion are based on Citelli (2012, 2016) as an element \"attached to the discourse as skin to the body\"; on Fiorin (2015), when states \"all speeches have an argumentative dimension\" and on Amossy (2018), who considers \"the conception of a continuum which presents diverse argumentative modalities\". In this work, the discursive practice is understood, under a Bakhtinian framework perspective, as a social event \"that happens in one or various utterances\". The persuasive proceeding related to intertextuality and interdiscursivity are based on Fiorin\'s (2006) and Koch\'s (2011) ideas. The writing production, based on epilinguistic procedures, follows Goldstein et al (2009) and Franchi (2006). Among the 52 pupils who took part in all phases of the research, we have selected eight writing productions to be analyzed; four of them being initial versions and four of them, final versions. The results show the pupils\' engagement, as they put themselves as protagonists of the collection for the care home. Analyzing their writing productions, the improvement in comprehension and in assimilating convincing strategies are remarkable.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoldstein, Norma SeltzerNascimento, Adriano Donizeti Domingos do2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-28062022-190232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T12:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-28062022-190232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T12:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação Institutional Advertising Production in Elementary School: argumentation, persuasion and interaction |
title |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação |
spellingShingle |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação Nascimento, Adriano Donizeti Domingos do Advertisement Anúncio publicitário Discourse genre Gêneros discursivos Interação Interaction Persuasão Persuasion |
title_short |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação |
title_full |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação |
title_fullStr |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação |
title_full_unstemmed |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação |
title_sort |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação |
author |
Nascimento, Adriano Donizeti Domingos do |
author_facet |
Nascimento, Adriano Donizeti Domingos do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goldstein, Norma Seltzer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Adriano Donizeti Domingos do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Advertisement Anúncio publicitário Discourse genre Gêneros discursivos Interação Interaction Persuasão Persuasion |
topic |
Advertisement Anúncio publicitário Discourse genre Gêneros discursivos Interação Interaction Persuasão Persuasion |
description |
Não é de hoje que a formação de alunos críticos e autônomos tem sido uma meta insistentemente perseguida na conquista de uma Educação de qualidade. Buscando contribuir com esse intento, a metodologia do presente trabalho estrutura-se em uma pesquisa-ação para investigar e aprimorar a capacidade argumentativa/persuasiva de alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais da rede pública paulista. Tendo como propósito a formação de alunos reflexivos e atuantes na comunidade em que estão inseridos, uma sequência de atividades foi aplicada em duas turmas de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da E. E. Euclides da Cunha. Organizadas com foco em práticas de compreensão e de produção de anúncios publicitários institucionais, as situações de aprendizagem tiveram como propósito a identificação e apropriação de mecanismos linguísticos de convencimento com o intuito de produzir uma campanha para arrecadação lacres e tampinhas a um asilo da cidade. Em consonância com os documentos oficiais, nosso estudo enfatiza o necessário trabalho com os gêneros nos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, uma vez que a BNCC (2017) os considera \"privilegiados, com foco em estratégias linguístico-discursivas e semióticas voltadas para a argumentação e persuasão\". O aporte teórico, dentre outros, fundamenta-se na concepção de gêneros discursivos em Bakhtin (2016) que os define como \"tipos relativamente estáveis de enunciados\". A dimensão verbo-visual fundamenta-se em Brait (2010) ao se referir a ela como forma de \"constituição de sujeitos e identidades\" e em Discini (2005) sobre o conceito de texto sincrético. A argumentação e a persuasão são apresentadas com base em Citelli (2012, 2016) como elemento \"colado ao discurso como a pele ao corpo\"; em Fiorin (2015) quando afirma que \"todo discurso tem uma dimensão argumentativa\" e em Amossy (2018) ao abordar a \"concepção de um continuum que apresenta modalidades argumentativas diversas\". Em nosso trabalho, a interação discursiva é entendida, sob a perspectiva bakhtiniana, como um acontecimento social \"que ocorre por meio de um ou de vários enunciados\". Os expedientes persuasivos relacionados à intertextualidade e à interdiscursividade estão fundamentados em Fiorin (2006) e Koch (2011). A produção textual, apoiada em procedimentos epilinguísticos, retoma Goldstein et alii (2009) e Franchi (2006). Dentre os 52 alunos que participaram de todas as etapas, selecionamos oito produções discentes para a análise, sendo quatro versões iniciais e quatro finais. Os resultados obtidos apontam o engajamento dos alunos ao se posicionarem como protagonistas na campanha em prol do asilo. Em relação às produções textuais, é notável a melhoria na compreensão e na assimilação de estratégias de convencimento na produção discente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-28062022-190232/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-28062022-190232/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257436130377728 |