Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Guilherme Campos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302
Resumo: The research objective is to present a general approach about Distance Learning and Learning Management Systems (LMS), followed by a vision about interface usability and software evaluation. Two LMS be presented: Moodle and TelEduc. These two environments are evaluated for usability through questionnaires and based on data collected was observed that for most of usability heuristics the Moodle users were more satisfied. It also noted that users of the two environments have in common the fact of consider the weakest point of environments the occurrence of errors and an ineffective error prevention.
id UFLA_80d300c6788f17a17f3b32fe74b7e7f0
oai_identifier_str oai:localhost:1/5302
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativaEnsino a distânciaAmbientes de gestão de aprendizagemUsabilidade de interfaceDistance learningLearning management systemsInterface usabilityThe research objective is to present a general approach about Distance Learning and Learning Management Systems (LMS), followed by a vision about interface usability and software evaluation. Two LMS be presented: Moodle and TelEduc. These two environments are evaluated for usability through questionnaires and based on data collected was observed that for most of usability heuristics the Moodle users were more satisfied. It also noted that users of the two environments have in common the fact of consider the weakest point of environments the occurrence of errors and an ineffective error prevention.Engenharia e qualidade de softwareO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem geral sobre Educação a Distância e Ambientes de Gestão de Aprendizagem (LMS), seguido por uma visão sobre usabilidade de interface e avaliação de software. Dois ambientes foram apresentados: Moodle e TelEduc. Estes dois ambientes foram avaliados quanto à usabilidade por meio de questionários e com base nos dados coletados foi observado que para a maioria das heurísticas de usabilidade os usuários do Moodle se mostraram mais satisfeitos. Também se observou que os usuários dos dois ambientes têm em comum o fato de considerarem o ponto mais fraco dos ambientes a ocorrência de erros e uma ineficaz prevenção destes.Zambalde, André LuizSouza, Reginaldo Ferreira deGreghi, Juliana GalvaniSimões, Guilherme Campos2015-04-13T19:49:27Z2015-04-13T19:49:27Z2015-04-132008-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointSIMÕES, G. C. Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa. 2008. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-10-06T11:15:37Zoai:localhost:1/5302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-10-06T11:15:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
title Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
spellingShingle Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
Simões, Guilherme Campos
Ensino a distância
Ambientes de gestão de aprendizagem
Usabilidade de interface
Distance learning
Learning management systems
Interface usability
title_short Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
title_full Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
title_fullStr Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
title_full_unstemmed Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
title_sort Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
author Simões, Guilherme Campos
author_facet Simões, Guilherme Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zambalde, André Luiz
Souza, Reginaldo Ferreira de
Greghi, Juliana Galvani
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Guilherme Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ambientes de gestão de aprendizagem
Usabilidade de interface
Distance learning
Learning management systems
Interface usability
topic Ensino a distância
Ambientes de gestão de aprendizagem
Usabilidade de interface
Distance learning
Learning management systems
Interface usability
description The research objective is to present a general approach about Distance Learning and Learning Management Systems (LMS), followed by a vision about interface usability and software evaluation. Two LMS be presented: Moodle and TelEduc. These two environments are evaluated for usability through questionnaires and based on data collected was observed that for most of usability heuristics the Moodle users were more satisfied. It also noted that users of the two environments have in common the fact of consider the weakest point of environments the occurrence of errors and an ineffective error prevention.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-19
2015-04-13T19:49:27Z
2015-04-13T19:49:27Z
2015-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÕES, G. C. Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa. 2008. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302
identifier_str_mv SIMÕES, G. C. Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa. 2008. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/vnd.ms-powerpoint
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550144638713856