Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302 |
Resumo: | The research objective is to present a general approach about Distance Learning and Learning Management Systems (LMS), followed by a vision about interface usability and software evaluation. Two LMS be presented: Moodle and TelEduc. These two environments are evaluated for usability through questionnaires and based on data collected was observed that for most of usability heuristics the Moodle users were more satisfied. It also noted that users of the two environments have in common the fact of consider the weakest point of environments the occurrence of errors and an ineffective error prevention. |
id |
UFLA_80d300c6788f17a17f3b32fe74b7e7f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5302 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativaEnsino a distânciaAmbientes de gestão de aprendizagemUsabilidade de interfaceDistance learningLearning management systemsInterface usabilityThe research objective is to present a general approach about Distance Learning and Learning Management Systems (LMS), followed by a vision about interface usability and software evaluation. Two LMS be presented: Moodle and TelEduc. These two environments are evaluated for usability through questionnaires and based on data collected was observed that for most of usability heuristics the Moodle users were more satisfied. It also noted that users of the two environments have in common the fact of consider the weakest point of environments the occurrence of errors and an ineffective error prevention.Engenharia e qualidade de softwareO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem geral sobre Educação a Distância e Ambientes de Gestão de Aprendizagem (LMS), seguido por uma visão sobre usabilidade de interface e avaliação de software. Dois ambientes foram apresentados: Moodle e TelEduc. Estes dois ambientes foram avaliados quanto à usabilidade por meio de questionários e com base nos dados coletados foi observado que para a maioria das heurísticas de usabilidade os usuários do Moodle se mostraram mais satisfeitos. Também se observou que os usuários dos dois ambientes têm em comum o fato de considerarem o ponto mais fraco dos ambientes a ocorrência de erros e uma ineficaz prevenção destes.Zambalde, André LuizSouza, Reginaldo Ferreira deGreghi, Juliana GalvaniSimões, Guilherme Campos2015-04-13T19:49:27Z2015-04-13T19:49:27Z2015-04-132008-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointSIMÕES, G. C. Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa. 2008. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2018-10-06T11:15:37Zoai:localhost:1/5302Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-10-06T11:15:37Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa |
title |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa |
spellingShingle |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa Simões, Guilherme Campos Ensino a distância Ambientes de gestão de aprendizagem Usabilidade de interface Distance learning Learning management systems Interface usability |
title_short |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa |
title_full |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa |
title_fullStr |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa |
title_full_unstemmed |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa |
title_sort |
Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa |
author |
Simões, Guilherme Campos |
author_facet |
Simões, Guilherme Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zambalde, André Luiz Souza, Reginaldo Ferreira de Greghi, Juliana Galvani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Guilherme Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Ambientes de gestão de aprendizagem Usabilidade de interface Distance learning Learning management systems Interface usability |
topic |
Ensino a distância Ambientes de gestão de aprendizagem Usabilidade de interface Distance learning Learning management systems Interface usability |
description |
The research objective is to present a general approach about Distance Learning and Learning Management Systems (LMS), followed by a vision about interface usability and software evaluation. Two LMS be presented: Moodle and TelEduc. These two environments are evaluated for usability through questionnaires and based on data collected was observed that for most of usability heuristics the Moodle users were more satisfied. It also noted that users of the two environments have in common the fact of consider the weakest point of environments the occurrence of errors and an ineffective error prevention. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-19 2015-04-13T19:49:27Z 2015-04-13T19:49:27Z 2015-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SIMÕES, G. C. Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa. 2008. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302 |
identifier_str_mv |
SIMÕES, G. C. Usabilidade de ambientes de gestão de aprendizagem: uma análise comparativa. 2008. 48 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2008. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/vnd.ms-powerpoint |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784550144638713856 |