Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Michelle Pinto de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cappelle, Monica Carvalho Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37455
Resumo: This paper was carried out in order to know the curricular adjustments made under the Professional Education, which serves people with disabilities. For the present study seven educational institutions that offer this type of education were selected. Data collection took place with the use of semi-structured interviews with representatives of those institutions that are in charge of the planning and organization of the courses. The qualitative nature of the study allowed the processing of data by content analysis, essentially thematically. The results from the investigation show that NGOs stand in relation to the S system for the diversity of adaptive measures employed in meeting the special educational needs of these people.
id UFLA_92dd69c37598786c99f16ba9f39e5753
oai_identifier_str oai:localhost:1/37455
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidadeProfessional Education for Pessoas com deficiência: adaptations for accessibilityEducación Profesional de las Personas con Discapacidad: adaptaciones para la accesibilidadDeficientes físicos - EducaçãoEducação profissionalAdaptação curricularDisabled - EducationProfessional educationCurricular adaptationsThis paper was carried out in order to know the curricular adjustments made under the Professional Education, which serves people with disabilities. For the present study seven educational institutions that offer this type of education were selected. Data collection took place with the use of semi-structured interviews with representatives of those institutions that are in charge of the planning and organization of the courses. The qualitative nature of the study allowed the processing of data by content analysis, essentially thematically. The results from the investigation show that NGOs stand in relation to the S system for the diversity of adaptive measures employed in meeting the special educational needs of these people.Este artigo foi realizado com o objetivo de conhecer as adaptações curriculares realizadas no âmbito da Educação Profissional que atende pessoas com deficiência. Para o estudo, foram selecionadas sete instituições educacionais que ofertam esta modalidade de ensino, sendo elas: SENAC, SENAI e Organizações não governamentais (ONGs) de atendimento à pessoa com deficiência. A coleta de dados se deu com o uso de entrevistas semiestruturadas realizadas com representantes destas instituições que estão à frente do planejamento e da organização dos cursos. A natureza qualitativa do estudo permitiu o tratamento dos dados por análise de conteúdo, de forma essencialmente temática. Os resultados obtidos na investigação demonstram que as ONGs se destacam em relação ao sistema S pela diversidade de medidas adaptativas empregadas no atendimento das necessidades educacionais especiais destas pessoas.Universidade Federal de Santa Catarina2019-10-31T16:44:24Z2019-10-31T16:44:24Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, M. P.; CAPPELLE, M. C. A. Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 1065-1098, set./dez. 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37455PERSPECTIVAreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Michelle Pinto deCappelle, Monica Carvalho Alvespor2019-10-31T16:46:32Zoai:localhost:1/37455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-10-31T16:46:32Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
Professional Education for Pessoas com deficiência: adaptations for accessibility
Educación Profesional de las Personas con Discapacidad: adaptaciones para la accesibilidad
title Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
spellingShingle Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
Lima, Michelle Pinto de
Deficientes físicos - Educação
Educação profissional
Adaptação curricular
Disabled - Education
Professional education
Curricular adaptations
title_short Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
title_full Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
title_fullStr Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
title_full_unstemmed Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
title_sort Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade
author Lima, Michelle Pinto de
author_facet Lima, Michelle Pinto de
Cappelle, Monica Carvalho Alves
author_role author
author2 Cappelle, Monica Carvalho Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Michelle Pinto de
Cappelle, Monica Carvalho Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes físicos - Educação
Educação profissional
Adaptação curricular
Disabled - Education
Professional education
Curricular adaptations
topic Deficientes físicos - Educação
Educação profissional
Adaptação curricular
Disabled - Education
Professional education
Curricular adaptations
description This paper was carried out in order to know the curricular adjustments made under the Professional Education, which serves people with disabilities. For the present study seven educational institutions that offer this type of education were selected. Data collection took place with the use of semi-structured interviews with representatives of those institutions that are in charge of the planning and organization of the courses. The qualitative nature of the study allowed the processing of data by content analysis, essentially thematically. The results from the investigation show that NGOs stand in relation to the S system for the diversity of adaptive measures employed in meeting the special educational needs of these people.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-10-31T16:44:24Z
2019-10-31T16:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, M. P.; CAPPELLE, M. C. A. Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 1065-1098, set./dez. 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37455
identifier_str_mv LIMA, M. P.; CAPPELLE, M. C. A. Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 1065-1098, set./dez. 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERSPECTIVA
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835216816898048