A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rosana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Adrielly Antonia Santos, Caporale, Silvia Maria Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49656
Resumo: This qualitative article that fits in the research group called “State of Art” presents an analysis of the results obtained from a research aimed at mapping the academic works related to Mathematical Education and Inclusive Education. The data were constituted by research of academic works (theses and dissertations), available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), in the area of Interdisciplinary Education, Teaching, Science, and Mathematics Evaluation, Multidisciplinary, as well as articles available in journals of classifications A1, A2, B1, B2, B3, B4 and B5 from Qualis Periodicals of the Sucupira Platform in the areas of Assessment, Teaching, and Education. Through Content Analysis, three analysis categories were established making it possible to understand how the inclusion of students with visual impairment in Inclusive Mathematical Education has occurred, aspects related to teaching practice in the process of teaching mathematics and the potentialities of didactic resources in learning mathematics for blind or low vision students.
id UFLA_98915f67b0997abfd4e7861efdaa278a
oai_identifier_str oai:localhost:1/49656
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemáticaVisual Impairment and low vision: state of the art of academic research in mathematical educationDeficientes visuais - AcessibilidadeBaixa visãoEducação matemática inclusivaMatemática - EnsinoRecursos didáticosBlindLow visionInclusive math educationMathematics - TeachingThis qualitative article that fits in the research group called “State of Art” presents an analysis of the results obtained from a research aimed at mapping the academic works related to Mathematical Education and Inclusive Education. The data were constituted by research of academic works (theses and dissertations), available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), in the area of Interdisciplinary Education, Teaching, Science, and Mathematics Evaluation, Multidisciplinary, as well as articles available in journals of classifications A1, A2, B1, B2, B3, B4 and B5 from Qualis Periodicals of the Sucupira Platform in the areas of Assessment, Teaching, and Education. Through Content Analysis, three analysis categories were established making it possible to understand how the inclusion of students with visual impairment in Inclusive Mathematical Education has occurred, aspects related to teaching practice in the process of teaching mathematics and the potentialities of didactic resources in learning mathematics for blind or low vision students.Este artigo, de caráter qualitativo e que se enquadra no grupo de pesquisas denominado “Estado da Arte”, apresenta uma análise dos resultados obtidos a partir de uma investigação que teve como objetivo mapear os trabalhos acadêmicos que relacionam a Educação Matemática e a Educação Inclusiva. Os dados foram constituídos por meio de pesquisas em trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas áreas de avaliação de Educação, Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Interdisciplinar, Multidisciplinar, como também nos artigos disponíveis nas revistas de classificações A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5, a partir dos Qualis Periódicos da Plataforma Sucupira nas áreas de avaliação de Ensino e Educação. Por intermédio da metodologia de Análise de Conteúdo foram estabelecidas três categorias de análise que possibilitaram perceber como tem ocorrido a Inclusão de estudantes com deficiência visual em se tratando da Educação Matemática Inclusiva, os aspectos relacionados à prática docente no processo de ensinar Matemática e as potencialidades dos recursos didáticos na aprendizagem Matemática de estudantes cegos ou com baixa visão.Universidade Estadual Paulista2022-04-01T17:37:18Z2022-04-01T17:37:18Z2021-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, R. M.; GOMES, A. A. S.; CAPORALE, S. M. M. A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 413-431, abr. 2021.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49656Bolemareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAMendes, Rosana MariaGomes, Adrielly Antonia SantosCaporale, Silvia Maria Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-01T17:37:18Zoai:localhost:1/49656Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2022-04-01T17:37:18Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
Visual Impairment and low vision: state of the art of academic research in mathematical education
title A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
spellingShingle A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
Mendes, Rosana Maria
Deficientes visuais - Acessibilidade
Baixa visão
Educação matemática inclusiva
Matemática - Ensino
Recursos didáticos
Blind
Low vision
Inclusive math education
Mathematics - Teaching
title_short A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
title_full A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
title_fullStr A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
title_full_unstemmed A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
title_sort A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática
author Mendes, Rosana Maria
author_facet Mendes, Rosana Maria
Gomes, Adrielly Antonia Santos
Caporale, Silvia Maria Medeiros
author_role author
author2 Gomes, Adrielly Antonia Santos
Caporale, Silvia Maria Medeiros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rosana Maria
Gomes, Adrielly Antonia Santos
Caporale, Silvia Maria Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes visuais - Acessibilidade
Baixa visão
Educação matemática inclusiva
Matemática - Ensino
Recursos didáticos
Blind
Low vision
Inclusive math education
Mathematics - Teaching
topic Deficientes visuais - Acessibilidade
Baixa visão
Educação matemática inclusiva
Matemática - Ensino
Recursos didáticos
Blind
Low vision
Inclusive math education
Mathematics - Teaching
description This qualitative article that fits in the research group called “State of Art” presents an analysis of the results obtained from a research aimed at mapping the academic works related to Mathematical Education and Inclusive Education. The data were constituted by research of academic works (theses and dissertations), available in the Catalog of Theses and Dissertations of the Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), in the area of Interdisciplinary Education, Teaching, Science, and Mathematics Evaluation, Multidisciplinary, as well as articles available in journals of classifications A1, A2, B1, B2, B3, B4 and B5 from Qualis Periodicals of the Sucupira Platform in the areas of Assessment, Teaching, and Education. Through Content Analysis, three analysis categories were established making it possible to understand how the inclusion of students with visual impairment in Inclusive Mathematical Education has occurred, aspects related to teaching practice in the process of teaching mathematics and the potentialities of didactic resources in learning mathematics for blind or low vision students.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04
2022-04-01T17:37:18Z
2022-04-01T17:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, R. M.; GOMES, A. A. S.; CAPORALE, S. M. M. A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 413-431, abr. 2021.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49656
identifier_str_mv MENDES, R. M.; GOMES, A. A. S.; CAPORALE, S. M. M. A deficiência visual e a baixa visão: estado da arte das pesquisas acadêmicas em educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 413-431, abr. 2021.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Bolema
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835103562301440