Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira, Patrícia Aparecida, Furtado, Renata Pedretti Morais
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017
Resumo: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf
id UFLA_99764af9e205213a89a8477d9da4a80a
oai_identifier_str oai:localhost:1/3017
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008MarketingGestão públicaLevantamento bibliográficohttp://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdfOs resultados apresentados neste artigo fazem parte de um projeto mais amplo de estudos focado em marketing público e orientação para o cidadão-consumidor. O referido projeto procura identificar e avaliar as ações de marketing público realizadas por instituições e órgãos governamentais em municípios de pequeno porte bem como verificar como tem sido adotada a orientação para o cidadão-consumidor na prestação de serviços públicos, traçando assim, os seus principais alcances e limites. O presente artigo tem por objetivo descrever os resultados da primeira etapa do projeto que foi a revisão de literatura realizada. A base de dados da pesquisa foi constituída a partir de todos os artigos que trataram do tema marketing público e/ou orientação para o cidadão-consumidor publicados em três eventos da ANPAD (EnANPAD, EMA e EnAPG) e em dez periódicos brasileiros da área de administração (RAE, RAC, RAUSP, REAd, RAP, O&S, RAE eletrônica, Cadernos Ebape, Gestão.Org, Base) no período de 1997 a 2008. As palavras-chaves utilizadas na busca foram: ‘marketing público’, ‘orientação para o cidadão-consumidor’ e “serviço público”. Foram selecionados 14 trabalhos. Por meio da leitura e análise de conteúdo desses trabalhos foi possível verificar como o marketing e a orientação para o cidadão-consumidor têm sido tratados na literatura da área de administração. Como resultado, duas categorias analíticas foram desenvolvidas: abordagem reflexiva e abordagem funcional. Na abordagem reflexiva foram agrupados os trabalhos que estão voltados essencialmente para a orientação cidadão-consumidor e com foco, na grande maioria, em aspectos político-sociais. Na funcional foram agrupados os trabalhos que apresentam a orientação cidadão-consumidor e o marketing público sob uma perspectiva operacional e prática da tríade eficiência-eficácia-fetividade. Ambas as abordagens foram consideradas importantes na construção do debate sobre esses temas pouco desenvolvidos e que ainda não se configuram como uma linha de pesquisa sedimentada. Também foram apresentadas algumas considerações sobre marketing público e como suas ferramentas podem ser utilizadas para avaliar a qualidade dos serviços públicos; obter informações sobre as demandas e expectativas dos cidadãos; identificar os diferentes públicos que demandam as ações do governo; orientar o relacionamento com o cidadão-consumidor; fornecer informações e divulgar os serviços ao público; orientar o processo de capacitação de servidores; entre outras. Em suma, o marketing pode ser entendido como a melhor plataforma de planejamento para uma agência pública que queira atender às necessidades do cidadão e entregar valor real. Acredita-se na possibilidade do setor público adaptar e adotar as boas iniciativas de marketing do setor privado de forma inovadora no setor público. Por isso, defende-se a utilização dos conceitos de marketing público e de cidadão-consumidor Público porque sua orientação deve ser no sentido de tratar o indivíduo como cidadão; cidadão porque ele tem seus direitos inerentes à cidadania e consumidor porque ele pode, como cidadão, exigir uma prestação de serviços de qualidade.2014-08-20T13:55:14Z2014-08-20T13:55:14Z2010-092014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectLOURENÇO, C. D. da S.; FERREIRA, P. A.; FURTADO, R. P. M. Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf>.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017Lourenço, Cléria Donizete da SilvaFerreira, Patrícia AparecidaFurtado, Renata Pedretti Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-20T13:55:24Zoai:localhost:1/3017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-20T13:55:24Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
title Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
spellingShingle Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Marketing
Gestão pública
Levantamento bibliográfico
title_short Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
title_full Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
title_fullStr Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
title_full_unstemmed Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
title_sort Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
author Lourenço, Cléria Donizete da Silva
author_facet Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Ferreira, Patrícia Aparecida
Furtado, Renata Pedretti Morais
author_role author
author2 Ferreira, Patrícia Aparecida
Furtado, Renata Pedretti Morais
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Ferreira, Patrícia Aparecida
Furtado, Renata Pedretti Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Gestão pública
Levantamento bibliográfico
topic Marketing
Gestão pública
Levantamento bibliográfico
description http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09
2014-08-20T13:55:14Z
2014-08-20T13:55:14Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOURENÇO, C. D. da S.; FERREIRA, P. A.; FURTADO, R. P. M. Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf>.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017
identifier_str_mv LOURENÇO, C. D. da S.; FERREIRA, P. A.; FURTADO, R. P. M. Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf>.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784549951544492032