Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017 |
Resumo: | http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf |
id |
UFLA_99764af9e205213a89a8477d9da4a80a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3017 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008MarketingGestão públicaLevantamento bibliográficohttp://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdfOs resultados apresentados neste artigo fazem parte de um projeto mais amplo de estudos focado em marketing público e orientação para o cidadão-consumidor. O referido projeto procura identificar e avaliar as ações de marketing público realizadas por instituições e órgãos governamentais em municípios de pequeno porte bem como verificar como tem sido adotada a orientação para o cidadão-consumidor na prestação de serviços públicos, traçando assim, os seus principais alcances e limites. O presente artigo tem por objetivo descrever os resultados da primeira etapa do projeto que foi a revisão de literatura realizada. A base de dados da pesquisa foi constituída a partir de todos os artigos que trataram do tema marketing público e/ou orientação para o cidadão-consumidor publicados em três eventos da ANPAD (EnANPAD, EMA e EnAPG) e em dez periódicos brasileiros da área de administração (RAE, RAC, RAUSP, REAd, RAP, O&S, RAE eletrônica, Cadernos Ebape, Gestão.Org, Base) no período de 1997 a 2008. As palavras-chaves utilizadas na busca foram: ‘marketing público’, ‘orientação para o cidadão-consumidor’ e “serviço público”. Foram selecionados 14 trabalhos. Por meio da leitura e análise de conteúdo desses trabalhos foi possível verificar como o marketing e a orientação para o cidadão-consumidor têm sido tratados na literatura da área de administração. Como resultado, duas categorias analíticas foram desenvolvidas: abordagem reflexiva e abordagem funcional. Na abordagem reflexiva foram agrupados os trabalhos que estão voltados essencialmente para a orientação cidadão-consumidor e com foco, na grande maioria, em aspectos político-sociais. Na funcional foram agrupados os trabalhos que apresentam a orientação cidadão-consumidor e o marketing público sob uma perspectiva operacional e prática da tríade eficiência-eficácia-fetividade. Ambas as abordagens foram consideradas importantes na construção do debate sobre esses temas pouco desenvolvidos e que ainda não se configuram como uma linha de pesquisa sedimentada. Também foram apresentadas algumas considerações sobre marketing público e como suas ferramentas podem ser utilizadas para avaliar a qualidade dos serviços públicos; obter informações sobre as demandas e expectativas dos cidadãos; identificar os diferentes públicos que demandam as ações do governo; orientar o relacionamento com o cidadão-consumidor; fornecer informações e divulgar os serviços ao público; orientar o processo de capacitação de servidores; entre outras. Em suma, o marketing pode ser entendido como a melhor plataforma de planejamento para uma agência pública que queira atender às necessidades do cidadão e entregar valor real. Acredita-se na possibilidade do setor público adaptar e adotar as boas iniciativas de marketing do setor privado de forma inovadora no setor público. Por isso, defende-se a utilização dos conceitos de marketing público e de cidadão-consumidor Público porque sua orientação deve ser no sentido de tratar o indivíduo como cidadão; cidadão porque ele tem seus direitos inerentes à cidadania e consumidor porque ele pode, como cidadão, exigir uma prestação de serviços de qualidade.2014-08-20T13:55:14Z2014-08-20T13:55:14Z2010-092014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectLOURENÇO, C. D. da S.; FERREIRA, P. A.; FURTADO, R. P. M. Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf>.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017Lourenço, Cléria Donizete da SilvaFerreira, Patrícia AparecidaFurtado, Renata Pedretti Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2014-08-20T13:55:24Zoai:localhost:1/3017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2014-08-20T13:55:24Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 |
title |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 |
spellingShingle |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 Lourenço, Cléria Donizete da Silva Marketing Gestão pública Levantamento bibliográfico |
title_short |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 |
title_full |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 |
title_fullStr |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 |
title_full_unstemmed |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 |
title_sort |
Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008 |
author |
Lourenço, Cléria Donizete da Silva |
author_facet |
Lourenço, Cléria Donizete da Silva Ferreira, Patrícia Aparecida Furtado, Renata Pedretti Morais |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Patrícia Aparecida Furtado, Renata Pedretti Morais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Cléria Donizete da Silva Ferreira, Patrícia Aparecida Furtado, Renata Pedretti Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Gestão pública Levantamento bibliográfico |
topic |
Marketing Gestão pública Levantamento bibliográfico |
description |
http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09 2014-08-20T13:55:14Z 2014-08-20T13:55:14Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOURENÇO, C. D. da S.; FERREIRA, P. A.; FURTADO, R. P. M. Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf>. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017 |
identifier_str_mv |
LOURENÇO, C. D. da S.; FERREIRA, P. A.; FURTADO, R. P. M. Levantamento da produção científica brasileira de marketing público e orientação para o cidadão-consumidor entre 1997 e 2008. In: ENCONTRO DA ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2010/APB/2010_APB687.pdf>. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/3017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1784549951544492032 |