O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gisele Letícia dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Josefina Aparecida de, Suart, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981
Resumo: PIBID is a program that aim pre service chemistry teaching. Their actions have been consolidated since it was implemented in 2008 and is reality in various institutions of higher education in Brazil. In view of the importance of this program nationwide, is analyzed in this paper the pre service chemistry motivation of a University in Minas Gerais to admission this program as well as their expectations with respect to the contribution that for teacher training. Semi-structured interviews were conducted with twelve participants during the second semester of 2013. The results show that although some undergraduates have started the course without understanding the true role of teaching, participation in PIBID appears to be contributing to a immersion of future teachers in professional practice as well, increasing their interest in follow the teaching career.
id UFLA_9cb146dcfedd5e9fe60158a1a8f7030e
oai_identifier_str oai:localhost:1/40981
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docenteThe Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): reflections for teacher trainingFormação docentePIBIDLicenciaturaTeacher trainingInitial academic studiesPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)PIBID is a program that aim pre service chemistry teaching. Their actions have been consolidated since it was implemented in 2008 and is reality in various institutions of higher education in Brazil. In view of the importance of this program nationwide, is analyzed in this paper the pre service chemistry motivation of a University in Minas Gerais to admission this program as well as their expectations with respect to the contribution that for teacher training. Semi-structured interviews were conducted with twelve participants during the second semester of 2013. The results show that although some undergraduates have started the course without understanding the true role of teaching, participation in PIBID appears to be contributing to a immersion of future teachers in professional practice as well, increasing their interest in follow the teaching career.O PIBID é um programa que visa a formação inicial de professores. Suas ações vêm se consolidando desde que foi implantado, em 2008, e é realidade em várias instituições de ensino superior no Brasil. Tendo em vista a relevância desse programa em âmbito nacional, analisa-se nesse trabalho a motivação dos estudantes da Licenciatura em Química de uma Universidade do sul de Minas Gerais ao ingressarem nesse programa, bem como, as expectativas dos professores em formação inicial com relação à contribuição desse programa para a formação docente. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze participantes do PIBID/Química durante o segundo período letivo do ano de 2013. Os resultados mostram que, embora alguns licenciandos tenham iniciado o curso sem compreenderem o verdadeiro papel da docência, a participação no PIBID parece estar contribuindo para uma imersão dos futuros professores na prática profissional, bem como, aumentando o interesse deles em seguirem a carreira docente.Universidade Federal de Sergipe (UFS)2020-05-18T03:28:42Z2020-05-18T03:28:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA. G. L. S.; SOUZA, J. A. de; SUART, R. de C. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015. DOI: 10.14808/sci.plena.2015.097201.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981Scientia Plenareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Gisele Letícia dos SantosSouza, Josefina Aparecida deSuart, Rita de Cássiapor2020-05-18T03:28:42Zoai:localhost:1/40981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-18T03:28:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
The Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): reflections for teacher training
title O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
spellingShingle O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
Barbosa, Gisele Letícia dos Santos
Formação docente
PIBID
Licenciatura
Teacher training
Initial academic studies
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
title_short O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
title_full O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
title_sort O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
author Barbosa, Gisele Letícia dos Santos
author_facet Barbosa, Gisele Letícia dos Santos
Souza, Josefina Aparecida de
Suart, Rita de Cássia
author_role author
author2 Souza, Josefina Aparecida de
Suart, Rita de Cássia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Gisele Letícia dos Santos
Souza, Josefina Aparecida de
Suart, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
PIBID
Licenciatura
Teacher training
Initial academic studies
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
topic Formação docente
PIBID
Licenciatura
Teacher training
Initial academic studies
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
description PIBID is a program that aim pre service chemistry teaching. Their actions have been consolidated since it was implemented in 2008 and is reality in various institutions of higher education in Brazil. In view of the importance of this program nationwide, is analyzed in this paper the pre service chemistry motivation of a University in Minas Gerais to admission this program as well as their expectations with respect to the contribution that for teacher training. Semi-structured interviews were conducted with twelve participants during the second semester of 2013. The results show that although some undergraduates have started the course without understanding the true role of teaching, participation in PIBID appears to be contributing to a immersion of future teachers in professional practice as well, increasing their interest in follow the teaching career.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-18T03:28:42Z
2020-05-18T03:28:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA. G. L. S.; SOUZA, J. A. de; SUART, R. de C. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015. DOI: 10.14808/sci.plena.2015.097201.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981
identifier_str_mv BARBOSA. G. L. S.; SOUZA, J. A. de; SUART, R. de C. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015. DOI: 10.14808/sci.plena.2015.097201.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe (UFS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe (UFS)
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Plena
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835197993910272