Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46949 |
Resumo: | This essay problematizes the adoption of Active Methodologies and the teaching performance in higher education, based on the discussion of the theoretical support that gives them basis and reflections about teaching and learning. To this end, we use literature that addresses the concepts of Active Learning, Didactics, Teacher Training, and Educational Innovation. We also use a bibliographic survey of Brazilian articles and books about Active Methodologies, that were published between 2015 and 2020. We discuss the conceptual origin of the term Active Methodologies, its theoretical contribution, the socio-cultural context that interacts with the urgency of its adoption. We analyze the role of teachers and students in the context of active learning and criticize their forms of adoption when carried out without reflection and preparation by the educational institution. We also discussed the epistemological bases of teaching and teaching-learning processes from the perspective of active learning, which is configured as a didactic issue. Finally, we list the challenges of an active and meaningful teaching and learning process, as well as highlighting elements necessary for the reframing of teaching-learning actions in postmodern higher education. |
id |
UFLA_9dcd78b2d096801af9d83d9cffb1fb43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46949 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativasReflections on the didactic-pedagogical processes in higher education: beyond the fashion of active methodologiesProcessos de ensino e de aprendizagem ativosInovação educacionalPráticas pedagógicasFormação de professoresDidáticaActive teaching and learning processesEducational innovationPedagogical practicesTeacher educationDidacticsThis essay problematizes the adoption of Active Methodologies and the teaching performance in higher education, based on the discussion of the theoretical support that gives them basis and reflections about teaching and learning. To this end, we use literature that addresses the concepts of Active Learning, Didactics, Teacher Training, and Educational Innovation. We also use a bibliographic survey of Brazilian articles and books about Active Methodologies, that were published between 2015 and 2020. We discuss the conceptual origin of the term Active Methodologies, its theoretical contribution, the socio-cultural context that interacts with the urgency of its adoption. We analyze the role of teachers and students in the context of active learning and criticize their forms of adoption when carried out without reflection and preparation by the educational institution. We also discussed the epistemological bases of teaching and teaching-learning processes from the perspective of active learning, which is configured as a didactic issue. Finally, we list the challenges of an active and meaningful teaching and learning process, as well as highlighting elements necessary for the reframing of teaching-learning actions in postmodern higher education.Este ensaio problematiza a adoção de Metodologias Ativas e da atuação docente na educação superior, a partir de discussão do aporte teórico que lhes dá base e de reflexões sobre o ensino e a aprendizagem. Para tal, nos valemos de literatura que aborda os conceitos de Aprendizagem Ativa, Didática, Formação do Professor e Inovação Educacional. Realizamos, também, um levantamento bibliográfico dos artigos e livros brasileiros sobre Metodologias Ativas, publicados entre 2015 e 2020. Discorremos sobre a origem conceitual do termo Metodologias Ativas, seu aporte teórico, o contexto sociocultural que interage com a premência de sua adoção. Analisamos o protagonismo docente e dos estudantes no contexto da aprendizagem ativa e criticamos suas formas de adoção quando realizadas sem reflexão e preparação da instituição educacional. Discutimos, também, as bases epistemológicas da docência e dos processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva das aprendizagens ativas, que se configuram como uma questão do campo da Didática. Por fim, elencamos os desafios de um processo de ensino e de aprendizagem ativos e significativos, bem como destacamos elementos necessários para a ressignificação das ações de ensinar e de aprender na educação superior pós-moderna.Universidade Federal de Lavras2021-08-25T18:34:53Z2021-08-25T18:34:53Z2020-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, F. de P. M.; MARTINS, R. X.; FERREIRA, H. M. Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas. Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 2, p. 149-169, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.307.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46949Devir Educaçãoreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Francine de Paulo MartinsMartins, Ronei XimenesFerreira, Helena Mariapor2023-05-08T13:12:20Zoai:localhost:1/46949Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:20Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas Reflections on the didactic-pedagogical processes in higher education: beyond the fashion of active methodologies |
title |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas |
spellingShingle |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas Lima, Francine de Paulo Martins Processos de ensino e de aprendizagem ativos Inovação educacional Práticas pedagógicas Formação de professores Didática Active teaching and learning processes Educational innovation Pedagogical practices Teacher education Didactics |
title_short |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas |
title_full |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas |
title_fullStr |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas |
title_sort |
Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas |
author |
Lima, Francine de Paulo Martins |
author_facet |
Lima, Francine de Paulo Martins Martins, Ronei Ximenes Ferreira, Helena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ronei Ximenes Ferreira, Helena Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francine de Paulo Martins Martins, Ronei Ximenes Ferreira, Helena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de ensino e de aprendizagem ativos Inovação educacional Práticas pedagógicas Formação de professores Didática Active teaching and learning processes Educational innovation Pedagogical practices Teacher education Didactics |
topic |
Processos de ensino e de aprendizagem ativos Inovação educacional Práticas pedagógicas Formação de professores Didática Active teaching and learning processes Educational innovation Pedagogical practices Teacher education Didactics |
description |
This essay problematizes the adoption of Active Methodologies and the teaching performance in higher education, based on the discussion of the theoretical support that gives them basis and reflections about teaching and learning. To this end, we use literature that addresses the concepts of Active Learning, Didactics, Teacher Training, and Educational Innovation. We also use a bibliographic survey of Brazilian articles and books about Active Methodologies, that were published between 2015 and 2020. We discuss the conceptual origin of the term Active Methodologies, its theoretical contribution, the socio-cultural context that interacts with the urgency of its adoption. We analyze the role of teachers and students in the context of active learning and criticize their forms of adoption when carried out without reflection and preparation by the educational institution. We also discussed the epistemological bases of teaching and teaching-learning processes from the perspective of active learning, which is configured as a didactic issue. Finally, we list the challenges of an active and meaningful teaching and learning process, as well as highlighting elements necessary for the reframing of teaching-learning actions in postmodern higher education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2021-08-25T18:34:53Z 2021-08-25T18:34:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, F. de P. M.; MARTINS, R. X.; FERREIRA, H. M. Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas. Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 2, p. 149-169, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.307. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46949 |
identifier_str_mv |
LIMA, F. de P. M.; MARTINS, R. X.; FERREIRA, H. M. Reflexões sobre os processos didático-pedagógicos na educação superior: para além da moda das metodologias ativas. Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 2, p. 149-169, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.307. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835166020730880 |