Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683 |
Resumo: | This work discusses the theoretical-methodological possibilities brought by the technological resources for the work with the production of multisemiotic texts in the classroom, based on a theoretical research that highlights the question of multiletramentos and the constitution of the subjects. To illustrate the discussion, the paper presents a research report about a retextualization experience of a story using gifs. The results demonstrate that the epistemological and axiological dimensions presented by the authors studied, if assumed by the teachers, can bring substantial advances to the re-signification of methodologies aimed at the production of texts in multiple contexts. |
id |
UFLA_a2f60f610ba9176e95ec7c320d4c4434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/39683 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticosWho tells a tale increases a point: retextualization practices as an incentive to the production of multisemiotic textsProdução de textoMultimodalidadeMultissemioseFormação de professoresText productionMultisemiosisTeacher educationThis work discusses the theoretical-methodological possibilities brought by the technological resources for the work with the production of multisemiotic texts in the classroom, based on a theoretical research that highlights the question of multiletramentos and the constitution of the subjects. To illustrate the discussion, the paper presents a research report about a retextualization experience of a story using gifs. The results demonstrate that the epistemological and axiological dimensions presented by the authors studied, if assumed by the teachers, can bring substantial advances to the re-signification of methodologies aimed at the production of texts in multiple contexts.Este trabalho discute possibilidades teórico-metodológicas trazidas pelos recursos tecnológicos para o trabalho com a produção de textos multissemióticos em sala de aula, a partir de uma pesquisa teórica que evidencia a questão dos multiletramentos e a constituição dos sujeitos. Para ilustrar a discussão, o trabalho apresenta um relato de pesquisa sobre uma experiência de retextualização de um conto com uso de gifs. Os resultados evidenciam que as dimensões epistemológicas e axiológicas apresentadas pelos autores estudados, se assumidas pelos professores, podem trazer avanços substanciais para a ressignificação de metodologias voltadas para a produção de textos em múltiplos contextos.Universidade Federal de Santa Maria2020-04-02T17:41:16Z2020-04-02T17:41:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A.; COE, G. dos S. C. Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, p. 129-155, jan./jun. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683Letrasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena MariaVillarta-Neder, Marco AntonioCoe, Geanne dos Santos Cabralpor2020-04-02T17:41:44Zoai:localhost:1/39683Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-02T17:41:44Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos Who tells a tale increases a point: retextualization practices as an incentive to the production of multisemiotic texts |
title |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos |
spellingShingle |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos Ferreira, Helena Maria Produção de texto Multimodalidade Multissemiose Formação de professores Text production Multisemiosis Teacher education |
title_short |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos |
title_full |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos |
title_fullStr |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos |
title_full_unstemmed |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos |
title_sort |
Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos |
author |
Ferreira, Helena Maria |
author_facet |
Ferreira, Helena Maria Villarta-Neder, Marco Antonio Coe, Geanne dos Santos Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Villarta-Neder, Marco Antonio Coe, Geanne dos Santos Cabral |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helena Maria Villarta-Neder, Marco Antonio Coe, Geanne dos Santos Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de texto Multimodalidade Multissemiose Formação de professores Text production Multisemiosis Teacher education |
topic |
Produção de texto Multimodalidade Multissemiose Formação de professores Text production Multisemiosis Teacher education |
description |
This work discusses the theoretical-methodological possibilities brought by the technological resources for the work with the production of multisemiotic texts in the classroom, based on a theoretical research that highlights the question of multiletramentos and the constitution of the subjects. To illustrate the discussion, the paper presents a research report about a retextualization experience of a story using gifs. The results demonstrate that the epistemological and axiological dimensions presented by the authors studied, if assumed by the teachers, can bring substantial advances to the re-signification of methodologies aimed at the production of texts in multiple contexts. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-04-02T17:41:16Z 2020-04-02T17:41:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A.; COE, G. dos S. C. Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, p. 129-155, jan./jun. 2019. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A.; COE, G. dos S. C. Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, p. 129-155, jan./jun. 2019. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439026483625984 |