Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Helena Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Villarta-Neder, Marco Antonio, Coe, Geanne dos Santos Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683
Resumo: This work discusses the theoretical-methodological possibilities brought by the technological resources for the work with the production of multisemiotic texts in the classroom, based on a theoretical research that highlights the question of multiletramentos and the constitution of the subjects. To illustrate the discussion, the paper presents a research report about a retextualization experience of a story using gifs. The results demonstrate that the epistemological and axiological dimensions presented by the authors studied, if assumed by the teachers, can bring substantial advances to the re-signification of methodologies aimed at the production of texts in multiple contexts.
id UFLA_a2f60f610ba9176e95ec7c320d4c4434
oai_identifier_str oai:localhost:1/39683
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticosWho tells a tale increases a point: retextualization practices as an incentive to the production of multisemiotic textsProdução de textoMultimodalidadeMultissemioseFormação de professoresText productionMultisemiosisTeacher educationThis work discusses the theoretical-methodological possibilities brought by the technological resources for the work with the production of multisemiotic texts in the classroom, based on a theoretical research that highlights the question of multiletramentos and the constitution of the subjects. To illustrate the discussion, the paper presents a research report about a retextualization experience of a story using gifs. The results demonstrate that the epistemological and axiological dimensions presented by the authors studied, if assumed by the teachers, can bring substantial advances to the re-signification of methodologies aimed at the production of texts in multiple contexts.Este trabalho discute possibilidades teórico-metodológicas trazidas pelos recursos tecnológicos para o trabalho com a produção de textos multissemióticos em sala de aula, a partir de uma pesquisa teórica que evidencia a questão dos multiletramentos e a constituição dos sujeitos. Para ilustrar a discussão, o trabalho apresenta um relato de pesquisa sobre uma experiência de retextualização de um conto com uso de gifs. Os resultados evidenciam que as dimensões epistemológicas e axiológicas apresentadas pelos autores estudados, se assumidas pelos professores, podem trazer avanços substanciais para a ressignificação de metodologias voltadas para a produção de textos em múltiplos contextos.Universidade Federal de Santa Maria2020-04-02T17:41:16Z2020-04-02T17:41:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A.; COE, G. dos S. C. Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, p. 129-155, jan./jun. 2019.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683Letrasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Helena MariaVillarta-Neder, Marco AntonioCoe, Geanne dos Santos Cabralpor2020-04-02T17:41:44Zoai:localhost:1/39683Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-04-02T17:41:44Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
Who tells a tale increases a point: retextualization practices as an incentive to the production of multisemiotic texts
title Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
spellingShingle Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
Ferreira, Helena Maria
Produção de texto
Multimodalidade
Multissemiose
Formação de professores
Text production
Multisemiosis
Teacher education
title_short Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
title_full Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
title_fullStr Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
title_full_unstemmed Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
title_sort Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos
author Ferreira, Helena Maria
author_facet Ferreira, Helena Maria
Villarta-Neder, Marco Antonio
Coe, Geanne dos Santos Cabral
author_role author
author2 Villarta-Neder, Marco Antonio
Coe, Geanne dos Santos Cabral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Helena Maria
Villarta-Neder, Marco Antonio
Coe, Geanne dos Santos Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de texto
Multimodalidade
Multissemiose
Formação de professores
Text production
Multisemiosis
Teacher education
topic Produção de texto
Multimodalidade
Multissemiose
Formação de professores
Text production
Multisemiosis
Teacher education
description This work discusses the theoretical-methodological possibilities brought by the technological resources for the work with the production of multisemiotic texts in the classroom, based on a theoretical research that highlights the question of multiletramentos and the constitution of the subjects. To illustrate the discussion, the paper presents a research report about a retextualization experience of a story using gifs. The results demonstrate that the epistemological and axiological dimensions presented by the authors studied, if assumed by the teachers, can bring substantial advances to the re-signification of methodologies aimed at the production of texts in multiple contexts.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-02T17:41:16Z
2020-04-02T17:41:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A.; COE, G. dos S. C. Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, p. 129-155, jan./jun. 2019.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683
identifier_str_mv FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDER, M. A.; COE, G. dos S. C. Quem conta um conto aumenta um ponto: práticas de retextualização como incentivo à produção de textos multissemióticos. Letras, Santa Maria, v. 29, n. 58, p. 129-155, jan./jun. 2019.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/39683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Letras
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439026483625984