A estratégia de marketing de relacionamento no mercado consumidor e suas especificidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4855
Resumo: A perspectiva do marketing de relacionamento se desenvolveu, inicialmente, nos contextos do mercado interorganizacional e de serviços. Já o contexto de consumo tem sido alvo de muitas críticas. Contudo, entende-se que é fundamental compreender as razões de tais críticas e que essa compreensão depende da identificação das especificidades desse contexto. Por isso, o presente trabalho tem por objetivo principal identificar e discutir as especificidades do marketing de relacionamento no mercado consumidor (MRC). Faz-se isso em forma de ensaio por meio de levantamento bibliográfico de caráter analítico e descritivo. Como resultado da pesquisa, foram identificadas as principais questões que norteiam as críticas: (1) as diferenças entre o MR no contexto interorganizacional, de serviços e de consumo; (2) a coexistência de trocas transacionais e relacionais no mercado consumidor; (3) a utilização de banco de dados como sinônimo de MRC; (4) a carência de pesquisas sobre MRC; (5) a falta de coerência entre a teoria e a prática do MRC e (6) o relacionamento entre comprador e vendedor no mercado consumidor. Estas são objetos de discussão neste trabalho e servem como pano de pano para demonstrar as especificidades do MRC, que, por sua vez, instigam uma avaliação crítica deste campo de estudo.
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