Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18017 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do comportamento do cliente. Os serviços de saúde, que antes exigiam a adaptação dos clientes ao serviço, agora tem o desafio de adaptar-se a esta nova realidade, com consumidores cada vez mais exigentes. A situação atual do Consultório Médico e as necessidades dos seus clientes foram analisadas, fazendo-se um comparativo entre o serviço oferecido e a adequação do mesmo às exigências dos clientes. Verificaram-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes, visando à retenção dos mesmos, além da prospecção de novos clientes. |
id |
UFRGS-2_3054643d039a481687179700c1185d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18017 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pimentel, Diogo FerreiraMotta, Paulo Cesar Delayti2010-01-05T04:14:56Z2008http://hdl.handle.net/10183/18017000653135Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do comportamento do cliente. Os serviços de saúde, que antes exigiam a adaptação dos clientes ao serviço, agora tem o desafio de adaptar-se a esta nova realidade, com consumidores cada vez mais exigentes. A situação atual do Consultório Médico e as necessidades dos seus clientes foram analisadas, fazendo-se um comparativo entre o serviço oferecido e a adequação do mesmo às exigências dos clientes. Verificaram-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes, visando à retenção dos mesmos, além da prospecção de novos clientes.application/pdfporMarketing de serviçosMarketing de relacionamentoComportamento do consumidorSatisfação do consumidorSegmentação de mercadoMarketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000653135.pdf000653135.pdfTexto completoapplication/pdf405731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/1/000653135.pdf95e3098027dc6cb23187808f648c4fdcMD51TEXT000653135.pdf.txt000653135.pdf.txtExtracted Texttext/plain146942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/2/000653135.pdf.txt2dea493d3448d962e643e2246c9c760eMD52THUMBNAIL000653135.pdf.jpg000653135.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/3/000653135.pdf.jpg9e581881048bd4a11d0ce000f74b4c1bMD5310183/180172018-10-18 07:17:20.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:17:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico |
title |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico Pimentel, Diogo Ferreira Marketing de serviços Marketing de relacionamento Comportamento do consumidor Satisfação do consumidor Segmentação de mercado |
title_short |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico |
title_full |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico |
title_sort |
Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico |
author |
Pimentel, Diogo Ferreira |
author_facet |
Pimentel, Diogo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Diogo Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Motta, Paulo Cesar Delayti |
contributor_str_mv |
Motta, Paulo Cesar Delayti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de serviços Marketing de relacionamento Comportamento do consumidor Satisfação do consumidor Segmentação de mercado |
topic |
Marketing de serviços Marketing de relacionamento Comportamento do consumidor Satisfação do consumidor Segmentação de mercado |
description |
Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do comportamento do cliente. Os serviços de saúde, que antes exigiam a adaptação dos clientes ao serviço, agora tem o desafio de adaptar-se a esta nova realidade, com consumidores cada vez mais exigentes. A situação atual do Consultório Médico e as necessidades dos seus clientes foram analisadas, fazendo-se um comparativo entre o serviço oferecido e a adequação do mesmo às exigências dos clientes. Verificaram-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes, visando à retenção dos mesmos, além da prospecção de novos clientes. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-01-05T04:14:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18017 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000653135 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18017 |
identifier_str_mv |
000653135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/1/000653135.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/2/000653135.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/3/000653135.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95e3098027dc6cb23187808f648c4fdc 2dea493d3448d962e643e2246c9c760e 9e581881048bd4a11d0ce000f74b4c1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447032411717632 |