Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Diogo Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18017
Resumo: Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do comportamento do cliente. Os serviços de saúde, que antes exigiam a adaptação dos clientes ao serviço, agora tem o desafio de adaptar-se a esta nova realidade, com consumidores cada vez mais exigentes. A situação atual do Consultório Médico e as necessidades dos seus clientes foram analisadas, fazendo-se um comparativo entre o serviço oferecido e a adequação do mesmo às exigências dos clientes. Verificaram-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes, visando à retenção dos mesmos, além da prospecção de novos clientes.
id UFRGS-2_3054643d039a481687179700c1185d76
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18017
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pimentel, Diogo FerreiraMotta, Paulo Cesar Delayti2010-01-05T04:14:56Z2008http://hdl.handle.net/10183/18017000653135Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do comportamento do cliente. Os serviços de saúde, que antes exigiam a adaptação dos clientes ao serviço, agora tem o desafio de adaptar-se a esta nova realidade, com consumidores cada vez mais exigentes. A situação atual do Consultório Médico e as necessidades dos seus clientes foram analisadas, fazendo-se um comparativo entre o serviço oferecido e a adequação do mesmo às exigências dos clientes. Verificaram-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes, visando à retenção dos mesmos, além da prospecção de novos clientes.application/pdfporMarketing de serviçosMarketing de relacionamentoComportamento do consumidorSatisfação do consumidorSegmentação de mercadoMarketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000653135.pdf000653135.pdfTexto completoapplication/pdf405731http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/1/000653135.pdf95e3098027dc6cb23187808f648c4fdcMD51TEXT000653135.pdf.txt000653135.pdf.txtExtracted Texttext/plain146942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/2/000653135.pdf.txt2dea493d3448d962e643e2246c9c760eMD52THUMBNAIL000653135.pdf.jpg000653135.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/3/000653135.pdf.jpg9e581881048bd4a11d0ce000f74b4c1bMD5310183/180172018-10-18 07:17:20.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18017Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:17:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
title Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
spellingShingle Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
Pimentel, Diogo Ferreira
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Segmentação de mercado
title_short Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
title_full Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
title_fullStr Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
title_sort Marketing de relacionamento : desenvolvimento de relacionamentos e retenção de clientes no consultório médico
author Pimentel, Diogo Ferreira
author_facet Pimentel, Diogo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Diogo Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Paulo Cesar Delayti
contributor_str_mv Motta, Paulo Cesar Delayti
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Segmentação de mercado
topic Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Segmentação de mercado
description Este estudo tem por objetivo desenvolver relacionamentos com clientes do Consultório Médico, através da utilização de práticas de marketing de relacionamento. Com base na revisão bibliográfica em livros, periódicos, sites e teses, buscou-se estudar, basicamente, conceitos de marketing de relacionamento, clientes, segmentação, serviços de saúde e marketing de serviços. O processo de transformação do marketing de massa para o marketing de relacionamento foi compreendido, assim como a evolução do comportamento do cliente. Os serviços de saúde, que antes exigiam a adaptação dos clientes ao serviço, agora tem o desafio de adaptar-se a esta nova realidade, com consumidores cada vez mais exigentes. A situação atual do Consultório Médico e as necessidades dos seus clientes foram analisadas, fazendo-se um comparativo entre o serviço oferecido e a adequação do mesmo às exigências dos clientes. Verificaram-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos com os clientes, visando à retenção dos mesmos, além da prospecção de novos clientes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-05T04:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18017
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000653135
url http://hdl.handle.net/10183/18017
identifier_str_mv 000653135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/1/000653135.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/2/000653135.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18017/3/000653135.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95e3098027dc6cb23187808f648c4fdc
2dea493d3448d962e643e2246c9c760e
9e581881048bd4a11d0ce000f74b4c1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447032411717632