Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4888 |
Resumo: | This study aims to identify the students’ perceptions of an online course on the development of specific competences during the academic training. The study was developed from the questionnaires with 102 graduates of the management pilot course Descriptive and multivariate analyzes were performed to identify subgroups of more and/or less developed competences. It was identified that the group of human competences was the most developed. The group of least developed competences is associated with technical competences. These results demonstrate that we need an awakening to the redesign and integration of content into management courses that may be able to provide further development of techniques for the training of professional competence and can empower future managers to efficient performance in the market. |
id |
UFLA_ca7248b1e26623302bc66c0c592bbb97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4888 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de AdministraçãoFormação acadêmicaCompetênciasCurso piloto de administraçãoThis study aims to identify the students’ perceptions of an online course on the development of specific competences during the academic training. The study was developed from the questionnaires with 102 graduates of the management pilot course Descriptive and multivariate analyzes were performed to identify subgroups of more and/or less developed competences. It was identified that the group of human competences was the most developed. The group of least developed competences is associated with technical competences. These results demonstrate that we need an awakening to the redesign and integration of content into management courses that may be able to provide further development of techniques for the training of professional competence and can empower future managers to efficient performance in the market.Este estudo teve o objetivo de identificar, na percepção dos alunos de um curso na modalidade à distância, o desenvolvimento de competências específicas durante o período de formação acadêmica. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de questionários com 102 egressos do curso piloto de Administração. Foram realizadas análises descritivas e multivariadas para identificar subgrupos de competências mais e/ou menos desenvolvidas. Identificou-se que o grupo de competências mais desenvolvido foi o de competências humanas. O grupo de competências menos desenvolvido está relacionado às competências técnicas. Tais resultados demonstram que é preciso um despertar para a reformulação e inserção de conteúdos nos cursos de Administração que poderão ser capazes de promover um maior desenvolvimento de competências técnicas à formação do profissional, podendo desta forma, capacitar futuros administradores para eficiente atuação no mercado.2015-01-13T18:42:17Z2015-01-13T18:42:17Z2014-08-082015-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMORAIS, R. et al. Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UNIREDE, 2014. p. 2.241-2.255.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4888Morais, Raphael deFerrugini, LilianSouza, Donizeti Leandro deCastro, Cleber Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2015-01-22T19:25:19Zoai:localhost:1/4888Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2015-01-22T19:25:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração |
title |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração |
spellingShingle |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração Morais, Raphael de Formação acadêmica Competências Curso piloto de administração |
title_short |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração |
title_full |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração |
title_fullStr |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração |
title_full_unstemmed |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração |
title_sort |
Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração |
author |
Morais, Raphael de |
author_facet |
Morais, Raphael de Ferrugini, Lilian Souza, Donizeti Leandro de Castro, Cleber Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Ferrugini, Lilian Souza, Donizeti Leandro de Castro, Cleber Carvalho de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Raphael de Ferrugini, Lilian Souza, Donizeti Leandro de Castro, Cleber Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação acadêmica Competências Curso piloto de administração |
topic |
Formação acadêmica Competências Curso piloto de administração |
description |
This study aims to identify the students’ perceptions of an online course on the development of specific competences during the academic training. The study was developed from the questionnaires with 102 graduates of the management pilot course Descriptive and multivariate analyzes were performed to identify subgroups of more and/or less developed competences. It was identified that the group of human competences was the most developed. The group of least developed competences is associated with technical competences. These results demonstrate that we need an awakening to the redesign and integration of content into management courses that may be able to provide further development of techniques for the training of professional competence and can empower future managers to efficient performance in the market. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-08 2015-01-13T18:42:17Z 2015-01-13T18:42:17Z 2015-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAIS, R. et al. Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UNIREDE, 2014. p. 2.241-2.255. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4888 |
identifier_str_mv |
MORAIS, R. et al. Formação acadêmica em cursos à distância: um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UNIREDE, 2014. p. 2.241-2.255. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439176310456320 |